.

Árvores de Natal originais

A Árvore de Natal é a protagonista da decoração natalícia. Na Interflora, propomos um Natal diferente ou mais precisamente, uma Árvore de Natal diferente. Este ano sugerimos algumas ideias para decorar a sua Árvore de Natal. Apenas terá de libertar a sua imaginação, reservar tempo e reunir alguns dos materiais que qualquer pessoa tem em casa. Conheça as nossas propostas e ideias e construa Árvores de Natal originais. Também poderá ser uma oportunidade para partilhar momentos em família e amigos. Mãos à obra!

Opções de Árvores de Natal DIY

Pode construir Árvores de Natal diferentes e fantásticas com as suas mãos. Utilize tecidos, feltros, cartão, esponja, madeira ou cortiça para a base da árvore e botões, fitas de tecido e lãs de várias cores ou qualquer outro material que tenha em casa para ornamentar a árvore. Também pode colar fita adesiva (washi tape), cordão ou fita de tecido nas paredes ou portas fazendo apenas o contorno da árvore e ornamentar como preferir. Ou recorrer a técnicas como origami, bordado, crochet e tricot para fazer ornamentos.

Árvores de Natal originais

Árvore de Natal luminosa

Este ano, dê outra utilização à sua guirlanda de luzes de Natal. Desenhe a forma de uma árvore numa parede com a guirlanda. Escolha a cor da luz e o tamanho das lâmpadas. Pode combinar cores de luz e tamanhos das lâmpadas, fazer apenas o contorno ou preencher a forma da árvore com luzes ou outros elementos decorativos para construir Árvores de Natal originais.

Árvore de Natal gulosa

Os mais gulosos também têm direito à sua Árvore de Natal. E se em vez de bolas ornamentar a árvore com bolachas de manteiga ou de gengibre caseiras? E com chocolates? Os mais gulosos vão adorar!

Árvore de Natal de brincar

Os mais pequenos vão gostar de ornamentar a árvore com ursinhos, pequenas figuras e outros brinquedos. Um comboio na base da árvore é um clássico.

Uma Árvore de Natal de emoções

Uma Árvore de Natal com fotos para recordar

Escolha as suas fotos preferidas ou as melhores fotos do ano. Depois, cole-as numa parede, em forma de Árvore de Natal.

Uma Árvore de Natal de mensagens. 

Também pode reunir mensagens bonitas ou desejos escritos, cartões coloridos ou ainda pinturas e desenhos feitos pelos mais pequenos para construir Árvores de Natal originais com mensagens emocionais. Depois, cole-os na parede, em forma de Árvore de Natal.

Árvores de Natal artísticas

A expressão artística dos mais pequenos não conhece limites. Nas janelas, podem desenhar e pintar com marcadores uma Árvore de Natal nos vidros. Também podem utilizar pulverizadores de neve branca ou colorida para desenhar Árvore de Natal criativa ou recorrer a moldes de pintura para criar decorações natalícias nos vidros. No final das festas é só lavar os vidros com água para apagar as suas criações.

Nas paredes podem pendurar quadros de cortiça e fixar tampinhas, fitas, papéis ou tecidos coloridos para criar uma Árvore de Natal. Também podem desenhar e pintar uma Árvore de Natal numa grande folha de papel ou cartolina ou usar giz num quadro ou em paredes com tinta de ardósia. Podem compor uma Árvore de Natal criativa com ímans ou empilhar módulos de construção em madeira ou plástico. O chão também poderá ser um lugar perfeito para soltar a criatividade onde poderão desenhar e pintar com marcadores especiais e laváveis, colar fitas adesivas coloridas (washi tape) ou pintar uma base de plástico, borracha ou cortiça transformando-a num tapete natalício. Os objetos recicláveis como tampas e garrafas de plástico e outros “lixos” e ainda os elementos naturais como raminhos, pinhas e flores são perfeitos para estas criações de Natal únicas!

Árvores de Natal sustentáveis

Árvores de Natal decoradas com materiais recicláveis

Junte latas de refrigerante, garrafas e tampas de plástico, pacotes de leite, sacos de plástico e papel, rolos de papel higiénico e outros tipos de embalagem e “lixos” e construa Árvores de Natal decoradas com materiais recicláveis que ganham mais uma vida nas festas natalícias. Pinte ou decore os rolos de papel higiénico e pendure-os ou una-os em grinaldas para ornamentar a árvore. Faça o mesmo com tampas de plástico ou metal combinando ou não vários tipos de formas, cores e tipos de elementos. Recorte uma árvore numa base de cartão e cole tampas de plástico pintadas ou decoradas. Pode completar a decoração com fitas e guirlandas de luzes. Empilhe garrafas ou pacotes horizontalmente para formar uma árvore e decore com elementos reciclados. As garrafas de plástico permitem inúmeras criações.

  • Faça um cone de cartão ou utilize quaisquer outras estruturas cónicas. Pode utilizar garrafas de plástico com formas e cores diferentes. Corte cada garrafa em oito tiras no sentido vertical até à base e abra-a em tiras. Cole a base das garrafas no cone. Também pode utilizar garrafas de vários tamanhos e fazer um furo no centro da base das garrafas. Depois é só enfiar as garrafas abertas num pau, das maiores para as mais pequenas. 

  • Forre a primeira altura de um cone unindo várias garrafas pelo gargalo com um cordel. Repita até atingir o topo do cone. Pode usar garrafas vazias ou garrafas com decorações no interior como papéis ou tecidos coloridos, flores…

  • Recorte pares de círculos em cartão de tamanhos decrescentes e cole no contorno a base e a tampa das garrafas de plástico ou vidro construindo os vários andares de um cone. Encha as garrafas com elementos coloridos como papéis, tecidos ou flores. Também pode ornamentar o contorno das bases de cartão com ramagens e flores e ainda guirlandas de luzes.

Árvores de Natal naturais

Reúna vários ramos ou ramagens com tamanhos diferentes. Com um cordel, corda ou fita colorida prenda-os, do maior para o mais pequeno, em triângulo e pendure na parede ornamentados com pinhas, flores ou outros elementos naturais e uma guirlanda de luzes. Também pode juntar alguns ramos ou ramagens com tamanhos diferentes num vaso e ornamentar como se fosse uma Árvore de Natal criando uma maravilhosa decoração natalícia. Prefira abetos e pinheiros naturais de corte disponibilizados por programas de sustentabilidade ou em vaso que prolongam a sua presença no tempo. Descubra como cuidar de uma Árvore de Natal natural com a Interflora.

Ornamentos naturais e aromáticos

Reúna raminhos, pinhas e flores. Junte pau de canela e ervas aromáticas como, por exemplo, alecrim e alfazema. Corte vários tipos de citrinos (laranja, limão, lima…) às rodelas e desidrate-os no forno. Com uma agulha e cordel ou fita componha guirlandas com estes elementos naturais e aromáticos e ornamente a Árvore de Natal.

Um lugar especial para a sua Árvore de Natal

Partilhe a sua Árvore de Natal com os seus vizinhos e com que passa colocando-a junto de uma janela. Escolha o recanto de reunião e convívio da casa para construir a sua Árvore de Natal reservando-lhe o seu natural protagonismo nesta quadra.