A decoração com plantas está de volta! Nas tendências de decoração, as plantas verdes são indispensáveis em qualquer decoração de interiores. Além disso, elas ocupam um lugar privilegiado entre as ideias de decoração mais agradáveis e originais. 

Quer se trate de sucumbir totalmente à onda “urban jungle”, ou de embelezar discretamente os quartos da casa e do escritório, as plantas em vasos trazem um toque natural e relaxante. No entanto, assim como a moda de roupas, elas possuem tendências. 

Contudo, nem sempre é fácil escolher plantas de interior, devido à enorme diversidade. Qual planta de casa será mais adequada para tal sala? Ou para a decoração caseira? Aqui estão algumas dicas para trazer as plantas para o interior da sua casa.

mulher-decora-casa-com-buque-de-flores
As plantas trazem relaxamento para o interior da casa

Artificiais ou naturais, qual planta escolher?

É falta de gosto usar plantas artificiais em ambientes fechados? Nos últimos anos, a qualidade das flores e plantas artificiais progrediu fortemente, e algumas oferecem uma aparência estética muito próxima das plantas naturais. 

Não exigindo manutenção, as flores falsas podem ajudar no caso de uma decoração de sala coletiva ou de um local de passagem: após a sua colocação, não será necessário estabelecer quem irá regar a planta. Férias e ausências também não serão fatais.

Outra vantagem: em espaços muito frequentados, e especialmente em locais de trabalho, não há risco de alergia ou intolerância para os presentes. E nenhuma limpeza durante a perda de pétalas ou folhagem é necessária. Além disso, não terá fertilizantes, orgânicos ou não, para comprar. Fácil de cuidar, também poderá dizer adeus ao transplante de vasos. 

Plantas seminaturais: uma junção do natural com o artificial

As plantas seminaturais também estão a ganhar um sucesso crescente. Ao contrário das plantas 100% artificiais, compostas de material sintético, estas possuem elementos naturais para uma renderização ainda mais realista. Geralmente, é um tronco ou caule feito de material natural, principalmente de madeira, aos quais são adicionados elementos de folhagem em tergal, muitas vezes encerados para maior exuberância. Elas obviamente têm as mesmas vantagens que as plantas sintéticas.

No entanto, as plantas com partes em tergal não podem ser movidas para o exterior, já que este material não é resistente à água e ao sol. Para uma decoração que requer um deslocamento frequente das suas plantas, ou, por exemplo, no caso de uma varanda aberta, é melhor usar plantas artificiais do que o seu equivalente seminatural mais frágil. 

Portanto, plantas artificiais não são necessariamente um erro, e atendem a certas necessidades, correspondendo a determinados lugares. Não há necessidade de ter mão verde, por exemplo. 

No entanto, se você considerar que nada substitui o frescor e o espírito de primavera das plantas naturais, as dicas abaixo ajudarão a organizar a sua decoração. Vale lembrar: as plantas artificiais nunca conseguirão substituir as cores exuberantes das plantas naturais. Elas não conseguirão reproduzir fielmente a beleza da natureza, nem o frescor da decoração com plantas naturais.

buque-de-flores-coloridas-sobre-mesa

Que planta verde para qual compartimento da casa?

Plantas aromáticas, trepadeiras, plantas ornamentais, plantas carnívoras, suculentas, plantas floridas, ‘bonsai’… As plantas verdes são uma excelente escolha, não importa o espaço da sua casa.

Este ano a moda volta, sem dúvida, para as plantas da América do Sul! Monstera, Oxalis triangularis, com as suas magníficas folhas arredondadas, sem contar as variedades com flores em tons pastéis: elas vão colocar cor na sala de estar.

Todas as plantas estampadas também estão muito na moda e estão na lista das plantas decorativas por excelência. E se, além disso, os vasos de flores são combinados, é o jackpot. Finalmente, por último, mas não menos importante, o cato está em toda parte: no desenho, no vestuário ou nos objetos decorativos. Ele está na moda e, sem muita manutenção, alegrará a sua sala de estar. 


Plantas verdes conforme o cómodo da casa

Os quartos menos luminosos não são deixados de fora. A Aglaonema trará o design gráfico das suas folhas para sua cozinha. Quanto aos seus corredores, eles vão acolher com um estilo totalmente atual as Samambaias, tendência muito forte nas ideias de decoração este ano. Do mesmo modo, os Jacintos adaptam-se sem problemas à penumbra e iluminam-na com as suas cores. Pense nos ambientes que possui para escolher as espécies ideais para o interior, seja em ambientes em sombra total ou com sol disponível.

Como escolher uma planta de interior? Veja os conselhos

Alguns truques ajudam a encontrar a planta mais adequada, tanto para a decoração de interiores da sua casa ou apartamento. Basta considerar as suas diferentes condições de temperatura e humidade. 

  • Orientação da casa: a orientação da sua casa é uma questão crucial. No Norte, deve-se privilegiar as plantas pouco gulosas em luminosidade, como as palmeiras, o ficus pumila ou ainda o philodendron. No leste, uma luz matinal combinada com um frescor à tarde agrada muitas variedades e espécies, como a Yucca. Já no sul, o calor e a luz estarão lá, mas será necessário tomar cuidado com a humidade e evitar a luz solar direta. Finalmente, no Ocidente, as suas plantas irão beneficiar permanentemente de uma luz muito rentável e segura! 
  • Temperatura: em qualquer caso, é aconselhável dar preferência às plantas de fácil manutenção, que apreciam as temperaturas entre 12 e 25°. Lembre-se de oferecer às suas plantas um arejamento diário, se possível, e humidade suficiente. Estas dicas de jardinagem também são válidas para plantas ao ar livre, ou seja, em campo aberto ou no seu jardim.
plantas-de-interior-e-cachorro

Que plantas para o quarto? Qual espécie escolher?

“Você não deve colocar uma planta verde no quarto, eles sugam o oxigénio”. Quem nunca ouviu esta advertência, mas totalmente falsa? 

As plantas verdes produzem, como todas as plantas, oxigénio graças à fotossíntese, ou seja, graças à luz presente no seu quarto. À noite este fenómeno entra em pausa quando a luz desaparece, mas isso apenas significa que a planta não produz oxigénio. O CO₂ que liberta em quantidades mínimas, muito menos do que um animal de estimação ou um ser humano, por exemplo, não representa nenhum perigo. 

Então, pode colocar uma planta verde no seu quarto com os olhos fechados. Mas qual decoração com plantas escolher?

Decoração com plantas verdes despoluidoras para o quarto

Se a qualidade do ar do seu quarto é uma preocupação importante, então as plantas despoluidoras de sombra são as preferidas. Plantas como catos ou ficus, por exemplo, são conhecidas por suas propriedades curativas, assim como o imperdível Pothus. Para este último, no entanto, as crianças e os animais devem ser mantidos afastados devido às suas folhagens tóxicas. Estas plantas são recomendadas para purificar o ar das suas substâncias mais nocivas. Eles são relativamente fáceis e simples de manter e não requerem atenção ou cuidados excessivos.

buque-de-eucaliptos-sobre-mesa


Plantas verdes para estimular o relaxamento


Refúgio de paz, serenidade e intimidade, o quarto deve acolher flores e plantas que não perturbem o sono e, ao contrário, convidem ao relaxamento. O Aloe Vera, o eucalipto e outras plantas suculentas são conhecidas por suas propriedades purificadoras, mas também calmantes, assim como o jasmim, que cria um ambiente agradável e eficaz contra a insónia. 

O lírio da paz é, também, como o seu bonito nome indica, uma planta reconhecida pelas suas qualidades contra o stresse. Outra opção são as lindas violetas africanas, excelentes plantas decorativas que se encaixam perfeitamente na temperatura do seu quarto, ou mesmo como plantas para escritórios.

Agora já sabe o quanto decorar com plantas pode ser benéfico, seja em plena sombra ou expostas ao sol! Aproveite as plantas verdes de interior para dar uma repaginada na decoração e trazer o bem-estar da natureza para perto de si!

Quer também fazer a decoração com plantas do seu espaço exterior? Saiba como decorar o seu terraço ou varanda com plantas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top