.
Entrega hoje para pedidos até às 18h30

As cores de Natal em flores, plantas e presentes

A chegada do Natal traz muitas recordações e muitas delas são coloridas. Mas quais são as cores do Natal? As cores de decoração de Natal tradicionais são o vermelho, o verde, o branco e o dourado. Estas tons têm um significado e a Decoração de Natal ganha todos os anos um sentido especial celebrando o amor, a generosidade e a esperança entre tantos outros muitos sentimentos. Os tons vermelhos e verdes são os coloridos predominantes e ligam-nos com a energia, a natureza e a vitalidade. No inverno, os troncos de madeira ardem nas fogueiras e lareiras das casas em tons quentes de fogo, vermelhos e dourados. Mas os Natais também se pintam de branco, como a neve que surpreende e encanta nestes dias em algumas regiões cobrindo o verde das resistentes árvores perenes.

Estas cores de Natal pintam todos os anos as roupas, as prendas carinhosamente embrulhados e a decoração natalícia como as Coroas e as Árvores de Natal, os centros de mesa e outros pormenores decorativos. Na Interflora, levamos em conta esses tons nos nossos ramos e arranjos florais natalícios. Revelamos o significado das cores natalícias e sugerimos algumas ideias de Natal ou para decorar a sua casa neste Natal.

Os vermelhos das Flores de Natal e dos centros de mesa

O vermelho representa o amor e por isso é a cor mais importante do Natal. Na tradição cristã, representa o amor incondicional, ensinado por Jesus, e representado pelo sangue de Cristo. É também associado ao fato do Pai Natal, uma personagem inspirada na lenda de São Nicolau - um bispo que distribuía doces às crianças no Natal e que, como todos os bispos, vestia vestes vermelhas.

Os tons vermelhos protagonizam as festas natalícias na decoração das ruas, lojas, casas, espaços de trabalho... Se quer pintar o seu Natal com tons vermelhos, o mais apropriado será oferecer poinsétias - também conhecidas por Estrela ou Flor de Natal - aos seus familiares e amigos e também comprar uma para si para colocar num local especial da sua casa. Na Interflora, além da Flor de Natal, dispõe de maravilhosos ramos de flores natalícias como o Sob a Árvore de Natal, uma combinação de flores repleta de paixão, sentimento e muita magia natalícia. As tulipas e as gerberas vermelhas combinadas com as pinhas dão um caráter natalício a este ramo de flores.

Os eternos verdes das árvores de Natal e presentes florais

Os ramos de pinheiro, azevinho, hera e de outras plantas perenes que não perdem as folhas no inverno foram desde sempre usados para ornamentar a casa nos meses frios e escuros do ano. Lembravam a todos que o inverno não duraria para sempre, e que a primavera logo voltaria. No Natal, os tons verdes são um símbolo de esperança, resistência e resiliência e, juntamente com o vermelho, um dos tons mais representativos do Natal. 

A Árvore de Natal é geralmente desta cor, embora possam ser de outros tons como o vermelho, o rosa ou até mesmo o preto. Além dos pinheiros, os tons verdes marcam a sua presença noutros arranjos florais como as coroas de Natal, plantas natalícias ou grinaldas. O verde não é exclusivo das árvores e ramagens e também está presente em bolas e enfeites de Natal. Rodeie-se da esperança e resistência dos tons verdes das folhas e ramagens perenes. Ofereça flores e plantas, como uma Coroa de Natal, que assinala os quatro domingos que antecedem o Natal e deixe-se envolver na harmonia que estes tons evocam. Escolha um destes ramos natalícios nos quais se destaca o verde e viva um Natal com esperança.

Os brancos e dourados, tendências que nunca passaram de moda

Embora a quadra natalícia possa ter muitas cores, o branco e o dourado são cores natalinas clássicas e tradicionais que anunciam o Natal:

O branco representa a neve e o frio e simboliza a pureza e a inocência. Símbolo de renascimento significa na tradição cristã a vinda da luz de Cristo para o mundo.

O dourado representa o sol, a luz e a presença divina. Além de incenso e mirra, um dos presentes que os reis magos ofereceram a Jesus foi ouro. Por isso, o dourado significa a generosidade e o bonito gesto de presentear. Também representa a estrela que anunciou o nascimento de Jesus aos pastores e guiou o caminho dos Reis Magos pelo deserto. Na decoração da Árvore de Natal, o dourado está desde sempre presente na estrela.

Na Interflora, estes coloridos também ocupam um lugar de destaque nas nossas propostas natalícias. O branco transmite pureza, elegância e também simplicidade e minimalismo. Poderá ser encontrado no Boas Festas , um presente natalício que combina rosas e cravos em tons de branco e vermelho ramagens natalícias. Mas se preferir um arranjo monocromático descubra as flores brancas, e escolha as suas preferidas. O vermelho é uma das cores tradicionais do Natal. O Espírito Natalício  ou o Magia de Noel  são ramos clássicos que combinam rosas, tulipas e cravos vermelhos com ramagens natalícias. Os tons vermelhos também estão presentes nos centros Encontro natalício  e Tradições de Natal  que numa combinação de rosas, azevinho e pinhas apresentam uma vela branca no centro.

Quando sabemos o significado das cores, decorar a casa para o Natal ganha um novo sentido revelando bonitos sentimentos como amor, generosidade e esperança.