A orquídea é uma planta magnífica que pode ser um pouco exigente… Por isso, mesmo que ela possa viver sem adubo, este pequeno impulso muitas vezes faz o melhor para ela. Um bom adubo para orquídeas, aplicado no momento certo, é valioso para cuidar das nossas belas plantas. 

Se está a perguntar-se: “Que fertilizante escolher para a minha orquídea?”, ou se é necessário adubo para a sua orquídea florescer, está no lugar certo. Aqui estão todas as respostas às suas perguntas sobre adubo para orquídeas.

pessoa-adubando-orquidea-em-casa

Por que dar adubo orgânico para orquídeas?


O adubo para orquídeas não é obrigatório, mas muitas vezes é bastante benéfico para o crescimento e floração das plantas, a exemplo das orquídeas Phalaenopsis. Por isso, o adubo é dado a sua orquídea para fortalecer o seu caule e fazer a sua orquídea florescer, mas tenha cuidado: o fertilizante para orquídeas não visa forçar o aparecimento de flores de orquídeas. O adubo é útil, mas o seu abuso pode desequilibrar o substrato das orquídeas e colocá-las em risco. Fato disso são as orquídeas com folhas murchas ou com folhas amareladas, que às vezes ficam deste jeito devido a um excesso de vitamina e nutrientes.

Os diferentes tipos de adubos para orquídea

Existem muitos tipos de adubos para orquídeas no mercado. Poderá, também, mesmo sem ter especialmente a mão verde, fazer o seu próprio adubo em casa para adubar orquídeas em vasos. Mas deve perguntar-se: que fertilizante ou adubo usar para a sua orquídea? A resposta depende geralmente da água que utiliza para regar a orquídea.

Rega com água da torneira 

Esta água, amplamente utilizada para rega, é calcária. Portanto, um adubo que equilibre o calcário da água deve ser usado para balancear o pH da orquídea. Logo, escolha um fertilizante de resíduos ácidos para sua planta. 

Rega com água da chuva ou água filtrada 

Neste caso, não precisa equilibrar o calcário da água, já que a agua da chuva ou filtrada já é desmineralizada. Então, escolha fertilizantes sem resíduos ácidos, um pouco mais difíceis de obter nas lojas especializadas. 

Quando e como dar fertilizante a sua orquídea

Está se perguntando quando e como dar adubo para sua orquídea? Ou, ainda, como colocar adubo líquido nas orquídeas? Existem três momentos-chave para dar este empurrãozinho às suas plantas e ajudar na sua manutenção:

pessoa-adubando-orquidea-em-casa

Adubo no momento da plantação 

Escolha um substrato adequado, como um solo especial de orquídeas para ajudar na absorção dos micronutrientes. As bolas de argila no fundo do vaso da planta também ajudam a evitar o apodrecimento do sistema radicular que acontece quando a água está estagnada. 

No momento do crescimento 

Qual a melhor época para adubar orquídeas? De fato, o período de crescimento pode ser o melhor momento. Em pleno crescimento, esta planta necessita de um forte aporte de azoto, o que significa que se pode dar-lhe fertilizante muito azotado como adubo para a relva. 

No momento da floração 

Quando floresce, esta planta precisa de menos nitrogénio do que potássio. Um adubo rico em potássio permite, assim, de desenvolver bem a floração desta planta graças aos micronutrientes.

Como realizar a adubação?

Para adicionar o adubo, basta diluir a quantidade indicada pelo fabricante num regador e irrigar o solo com esta mistura muito eficaz. A aplicação não poderia ser mais rápida e fácil! De certeza de que o desenvolvimento da sua orquídea irá agradecer-lhe.

Como fazer fertilizante para orquídea em casa

Dependendo da saúde da flor, não é preciso comprar adubo em mercado especializado, nem perder tempo analisando a embalagem de um produto. Poderá fazê-lo em casa, ao adicionar materiais orgânicos! Quer fazer o seu fertilizante caseiro?

É bem possível e é muito fácil. A ideia principal é selecionar resíduos de alimentos que fornecerão a essa planta o nitrogénio, o cálcio e o potássio de que ela gosta tanto. Pode-se assim realizar um adubo caseiro para orquídea ao adicionar:

  • Cascas de ovos esmagadas
  • Arroz integral ou branco
  • Sal de Epsom
  • Casca de banana ou de batatas
  • Saquinhos de chá ou cápsulas de café

A lista poderia continuar com várias outras ideias, mas agora já consegue ter em mente o do que precisa adicionar. Realizar o seu próprio fertilizante caseiro é também, evidentemente, um dos melhores gestos para o meio ambiente, já que vários elementos são reciclados. 

O adubo para orquídeas colabora para a sua floração

Tudo isso sem agentes químicos, somente com compostos orgânicos e os seus nutrientes. Vale dizer que os adubos também são bem-vindos para as orquídeas nos jardins, além das orquídeas de interior. Caso a planta necessite, deverá compra um adubo concentrado, mas somente se a planta necessitar.
Agora, diga-nos: como dá energia e nutrientes às suas plantas favoritas? Como costuma incentivar a sua floração?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top