A sua orquídea não parece querer florescer? É possível que não haja nada alarmante, pois vários fatores estão em jogo quando se tem em vista recuperar orquídeas. Isso porque todas as orquídeas precisam de um período de descanso entre 2 florações para recuperar forças e energia. Elas também necessitam de condições de cultivo especiais para promover uma nova floração. 

A qualidade do substrato, o pH da água e a frequência de rega são muito importantes para conseguir recuperar orquídeas. Aqui estão as nossas dicas sobre como fazer uma orquídea voltar a dar flores novamente e alegrar o seu lar:

Saiba como avaliar o estado da planta para recuperar orquídeas

Ter tempo para avaliar a condição da sua planta irá ajudá-lo a definir a estratégia certa para recuperá-la. Conforme o seu aspeto geral, é possível deduzir se ela tem necessidades específicas que devem ser atendidas. Para isso, tente avaliar todas as partes da planta, seguindo o passo a passo abaixo:

rega-de-orquidea

Verifique o estado das flores

Se a sua orquídea estiver murcha há menos de 6 meses, não há motivo para preocupação. A sua planta florida simplesmente entrou num modo vegetativo no final da sua floração. 

Uma vez que ela se recuperar, ela voltará a um período de crescimento. Para saber quando este momento chegar, observe, neste caso, o aparecimento de novas folhas, caules jovens e pequenos botões. 

orquidea-com-folha-amarela

Note também que a grande maioria das orquídeas florescem 1 vez por ano. A variedade Phalaenopsis é uma exceção à regra, pois geralmente floresce 2 vezes por ano. 

Avalie o estado das folhas

Se a sua planta tem folhas amarelas, é possível que encontre uma deficiência ou sobredosagem de um dos elementos que contribuem para o seu crescimento. 

No caso de uma única folha amarela, é muito provável que seja um sinal de envelhecimento da folha. Ela chegou naturalmente ao fim da sua vida e acaba secando. 

No caso de várias folhas afetadas, é possível que a sua planta de casa esteja a lutar contra o excesso de rega. Se a água estagnada não for drenada adequadamente no substrato, as raízes apodrecem. É isso que cria o amarelecimento da folhagem. 

orquidea-com-folha-amarelada

O nível de pH da água de rega também é importante para evitar orquídeas com folhas murchas, amareladas ou murchas. Se não estiver entre pH 5,5 e pH 7, a planta não conseguirá assimilar os sais minerais que precisa. Logo, a folhagem pode ficar amarelada e terá dificuldade em recuperar orquídeas.

Veja a condição das raízes 

A melhor maneira de verificar a condição das raízes é transplantar a sua planta. As orquídeas são vegetais que gostam de ter raízes apertadas. É por isso que pode ser difícil remover a planta do vaso. 

Neste caso, a solução é pegar uma tesoura limpa e cortar o pote de flores, normalmente em plástico. Tenha cuidado para não ferir as raízes durante o processo de mudança de pote. 

Se você perceber que algumas raízes começaram a apodrecer, isso pode significar duas coisas:

  • A drenagem do substrato não funciona bem;
  • A rega é demasiado frequente (veja como regar orquídeas).
raizes-de-orquidea


Em ambos os casos, é importante replantar a planta num novo substrato, removendo as raízes danificadas para conseguir salvar uma orquídea danificada. 

Por outro lado, se as raízes forem de cor opaca e acinzentada, a sua planta ficará desidratada. Raízes saudáveis são de cor branca, além disso, a sua textura é firme e carnuda. 

Analise o estado do substrato

As orquídeas são plantas que não podem crescer num solo padrão para plantas floridas. Elas precisam de um substrato adequado para orquídeas que contenha, na maioria das vezes, fibras de plantas, casca, esfagno (musgo) e perlita. Às vezes, também é necessário que coloque algum fertilizante próprio para orquídeas, que pode ser diluído na água da rega.

Assim, o substrato permite uma boa drenagem da água, o que é essencial para o bem-estar das orquídeas. Se, por acaso, descobrir que o substrato da sua planta está cheio de água, compacto ou com vestígios de mofo, é hora de trocá-lo. Caso não o faça, fungos podem aparecer, o que agravará a situação.

Agora que tem mais informações, daremos uma olhada em como recuperar orquídeas para vê-las florescer novamente.

Recuperar uma orquídea em mau estado

A manutenção de uma orquídea é aprendida primeiramente com a experiência e com a prática. Felizmente, a natureza é resiliente! Mesmo quando a situação parece irrecuperável, há uma esperança de que a vida volte a pulsar e que consiga fazer reviver uma orquídea.

Como fazemos uma orquídea morta voltar a florescer?

As orquídeas que cultivamos nos nossos interiores são principalmente variedades epífitas. Ou seja, crescem nas árvores que servem de suporte à cultura. Elas quase não têm acesso à terra e as suas raízes crescem no ar. 

Se a orquídea parecer estar a morrer, comece removendo todas as partes danificadas ou mortas. Remova-a do substrato e limpe as raízes. Em seguida, coloque as raízes num vaso ou vidro transparente. 

orquidea-dendrobium-rosa

Deixe-a descansar por cerca de 2 semanas antes de voltar a regar. Quando quiser regá-la, deixe as suas raízes de molho na água por 15 min e depois escorra bem. É o que chamamos de rega por imersão, uma das formas mais praticadas para regar orquídeas. 

Como se faz para recuperar uma orquídea sem folhas?

Orquídeas sem folhas não são necessariamente destinadas a morrer. Pode fazer o mesmo que antes para dar tempo à planta para descansar. E se a sua planta tiver folhas com apenas uma parte danificada, corte a parte amarelada ou seca, mas mantenha a parte saudável. Mesmo com metade da folha, uma planta consegue realizar a sua fotossíntese.  

Agora conhece todos os truques para descobrir como fazer uma orquídea florescer e como recuperar orquídeas (veja outras dicas complementares sobre como cuidar de orquídeas neste artigo). 

Algumas variedades de orquídeas são mais fáceis de cuidar do que outras, não necessitando uma experiência digna de jardineiro para sobreviverem. Este é o caso da orquídea Phalaenopsis que, além de ser resistente, é uma das poucas a fazer várias florações por ano. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top