As orquídeas são incrivelmente surpreendentes! Quando se fala em orquídeas, pensamos sempre nas flores tropicais e autênticas de interior que exigem calor húmido. No entanto a orquídea não floresce apenas em interiores, também pode crescer e florescer ao ar livre, como acontece com as orquídeas de exterior.

As orquídeas de exterior são variedades específicas, que precisam de uma manutenção um pouco diferente das orquídeas de interior. Mas, com alguns cuidados simples, as orquídeas de exterior são perfeitas para embelezar ambientes, decorar jardins ou uma parede de jardim. 

És apaixonado por estas plantas autênticas e queres aprender a cultivar as tuas orquídeas de exterior? Aqui está tudo o que precisas saber para cuidares das orquídeas de exterior corretamente, sem precisares de ser um perito em jardinagem.

orquidea-no-jardim

Orquídea: uma planta de interior ou exterior?

Muitas orquídeas são oferecidas em várias ocasiões: aniversários, Dia da Mãe, Dia das Avós, nascimentos e outras celebrações nas quais a orquídea é um símbolo floral muito bonito. Afinal, ela está na lista de desejos de muitos amantes de plantas! 

Por outro lado, quando falamos de decoração, a orquídea geralmente embeleza e decora ambientes internos. Por esta razão, as orquídeas tendem a ser classificadas como plantas de interior. No entanto, a orquídea não floresce apenas em vasos, mas também no jardim, e podem mesmo crescer junto aos troncos de árvores! Vale dizer que o preço das orquídeas varia conforme a variedade, espécie e raridade da planta. 

orquidea-em-arvore
As orquídeas podem crescer junto aos troncos de árvores

Em casa, protegida do frio e do vento

A maioria das orquídeas adora lugares que lembram a sua origem tropical: quentes e húmidos, como as espécies de interior. O vaso pode ser colocado em frente de uma janela, ou noutro lugar ensolarado da casa, para proporcionar o calor que a planta gosta. Em dias ensolarados, coloca a orquídea num terraço ou varanda para que aproveite ao máximo essa luz do sol. Estas orquídeas não suportam baixas temperaturas e falta de sol. 

Por isso,  é necessário abrigar o vaso uma vez que as estações frias voltarem, deixando-as no interior, sempre aquecidas, como acontece com a espécie Phalaenopsis. 

No jardim, perfeito para as variedades mais rústicas

Uma orquídea pode ser plantada no jardim caso pertença às variedades mais rústicas, estas orquídeas podem possuir certas propriedades botânicas, permitindo-lhes suportar temperaturas muito inferiores a 0°c. Isto permite-te apreciar a beleza destas plantas tropicais no jardim ou terraço, e não apenas em vasos. 

orquideas-de-exterior

Onde colocar uma orquídea de exterior? 

As variedades de orquídea de exterior são mais resistentes às grandes diferenças climáticas, e particularmente às mudanças de temperatura. No entanto, deves escolher cuidadosamente o local para a tua orquídea. 

Estas plantas são perfeitas para embelezar o teu jardim, ficam bem ao lado de rochas e de elementos decorativos. Deves colocar estas plantas num lugar que tenha uma sombra média, ou num lugar mais ensolarado para as mais resistentes. O mais importante é colocá-las em solo bem drenado para que as plantas não apodreçam com temperaturas baixas e em dias pouco ensolarados. 

Quais são as variedade de orquídeas de exterior?

Deixamos-te uma lista com alguns dos tipos de orquídeas de exterior mais comuns:

  • Cipripedium ou casco de Vénus
  • Bletilla
  • Gymnadenia
  • Dactylorhiza
  • Spiranthes
  • Orchis

Todas essas variedades e espécies de orquídeas de exterior exibem as suas lindas flores entre o início da primavera e o final do outono, tornando um belo período de floração. Em geral, estas espécies apreciam a meia-sombra, ao abrigo dos ventos, num solo ácido e leve. 

Manutenção das orquídeas de exterior

Como cuidar das orquídeas de exterior? É muito simples, alguns cuidados são suficientes para manter a flor e a folha em bom estado: 

orquidea-branca

A rega da orquídea ao ar livre 

Esta é uma planta que não precisa de muita água. Com que frequência deves regar as orquídeas de exterior? Uma vez por semana nas estações mais quentes, na primavera deves regar duas vezes por mês, caso esteja seco, no inverno deves regar uma vez por mês. 

Nota que a água da chuva é muito menos calcária do que a água da torneira (esta planta não gosta muito de calcário, aliás): esta diferença na composição química da água de rega implica a escolha de um fertilizante diferente para a planta. 

O fertilizante certo para a orquídea

Adicionar fertilizante ocasionalmente (a cada duas semanas na estação de crescimento) é favorável ao fortalecimento das hastes e à floração. 

No período de crescimento das hastes, a planta precisa de substrato e adubação nitrogenado, enquanto uma vez que as hastes estejam formadas, um fertilizante rico em potássio promoverá a floração. Durante o crescimento dos caules e também durante a floração, o fertilizante pode ser adicionado à água de rega ou no solo, ao pé da planta. 

Pragas de orquídeas de exterior

A orquídea de exterior pode apresentar doenças e pragas, mesmo com todo o cuidado que dedica à tua bela planta. A razão pode ser ter contraído alguma doença ou parasita.

Para saberes se a tua orquídea está saudável, é importante vigiar alguns sinais deixados por parasitas: 

  • A cochonilha e os seus traços brancos grossos nas folhas: sabão preto ou loção anticochonilha eliminam rapidamente a praga;
  • Lesmas, que devoram brotos jovens à noite: deves colocar um copo de cerveja longe da sua planta para atraí-las, cobrir o pé da planta ou rodeá-lo com cinzas de carvão. 

Pronto para cuidar e manter as tuas orquídeas de exterior bonitas? Qual é o teu lugar favorito para plantar orquídeas? Vê as orquídeas online que poderás escolher para embelezar a casa ou jardim! Um complemento perfeito para decorar e acionar charme.

About the author

John Doe
Writer at Interflora Italia

Write the author description here

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top