As orquídeas atraem cada vez mais amantes de belas plantas. Com o seu formato delicado e elegante, as orquídeas agradam tanto aos seguidores de tendências e fãs de decoração de interiores quanto aos jardineiros e amantes de belos espaços floridos. Verdadeiro sucesso mundial, a orquídea é agora uma planta produzida de várias maneiras. Encontram-se, assim, orquídeas cultivadas industrialmente ou, por outro lado, plantas cultivadas pacientemente por floristas apaixonados. A qualidade e o preço de orquídeas podem variar muito, dependendo se é comprada em grandes superfícies ou de uma florista. 

É claro que, para flores tão delicadas, o preço da orquídea não é o único parâmetro a considerar. Quer saber quanto custa uma orquídea? Aqui estão todas as informações úteis sobre quanto custa uma orquídea verdadeira.

Preço de orquídeas: quais são as orquídeas mais baratas?

As orquídeas mais baratas do mercado são, em geral, produzidas de forma industrial, ou seja, destinadas à grande distribuição. Essas flores de baixo custo podem servir como decoração por alguns dias, mas a longevidade dessas plantas raramente consegue aguentar muito tempo.

orquidea-rosa

Devo comprar orquídeas baratas?

Pode ser tentador comprar orquídeas de baixo custo, já que os supermercados oferecem preços competitivos. No entanto, esta opção é adequada apenas para um pequeno presente ou para decorar momentaneamente um escritório ou uma sala de estar. Com efeito, estas plantas de baixo custo são frequentemente “forçadas” a florescer.

Ou seja, elas são cultivadas para crescerem mais rapidamente para serem, assim, comercializadas o mais rápido possível. Neste caso, a flor é vista como um produto, e não como uma planta que merece tempo e cuidado para crescer. Mesmo com muitos cuidados, essas plantas têm pouca probabilidade de viver muito tempo

Quais as orquídeas mais acessíveis? 

Existem soluções para quem visa economizar ao comprar orquídeas. Uma delas é a orquídea Dendrobium, que possui uma das maiores famílias de plantas, com muitas variações. Para aqueles que procuram uma planta barata, a Dendrobium Phalaenopsis é particularmente comum. A Phalaenopsis tem um custo acessível, e é perfeitamente possível encontrar Phalaenopsis baratas, mas também de qualidade e duradouras em floristas físicos e online. Portanto, a Phalaenopsis pode ser um bom custo-benefício se quiser comprar espécies de orquídea barata. 

Preço de orquídeas: Orquídeas premium e raras

Quando nos perguntamos onde comprar orquídeas, é importante saber que, ao contrário das plantas de cultivo intensivo e das plantas de baixo custo, encontram-se as orquídeas raras e de qualidade superior. Estas plantas são certamente mais caras, mas a sua estética é inigualável e apresentam também qualidades botânicas notáveis. A mais cara foi vendida num leilão de quase 200 mil euros. Felizmente, é perfeitamente possível comprar flores raras, com suas cores deslumbrantes e seu formato original, a um orçamento muito mais razoável. O preço de orquídeas nem sempre é um problema!

Quais são as orquídeas mais raras? 

Para uma orquídea Vanda, o preço é de algumas dezenas de euros, praticamente o mesmo preço de uma orquídea Drácula simia ou, ainda, de orquídea Louva-a-Deus. Para uma orquídea negra, o preço será mais alto. Novamente, a origem da planta varia o seu custo, bem como o seu formato, cores e forma de cultivo. Quanto à orquídea rara Kinabalu, que é colhida do sopé da montanha de mesmo nome, é impossível encontrá-la a menos de vários milhares de euros

orquidea-rara-rothschildianum
A orquídea Kinabalu é considerada muito rara, e por isso seu preço é alto

Orquídeas superiores e raras: que diferença? 

Podemos perguntar-nos qual é o interesse de comprar flores a um preço mais elevado do que as plantas de baixo custo. A resposta é simples: a qualidade da planta será melhor, bem como a sua longevidade. Para um vaso interno ou num jardim, isso faz uma diferença real. Ninguém quer ver a sua orquídea murchar no seu vaso, entristecendo a decoração interna da casa. Da mesma forma, no jardim, uma orquídea Cymbidium exige um preço de algumas dezenas de euros, mas se distingue por sua resistência e rusticidade. Uma excelente opção de presente para demonstrar o seu amor e admiração, ainda mais quando acompanhada de um cartão com dedicatória.

Preço de uma orquídea conforme o local de venda

O preço das plantas em supermercados é, como se sabe, bem inferior ao preço de uma orquídea num florista. No entanto, essa diferença é explicada pela qualidade superior das culturas de flores selecionadas pelos floristas. Portanto, antes de perguntar-se onde comprar orquídeas, lembre-se da qualidade que está a buscar, e não do desconto oferecido.

Há também, a ter em conta, a disponibilidade, o aconselhamento e os cuidados prestados à planta por cada florista. Todos esses elementos explicam que uma orquídea em vaso, destinada a um escritório ou a embelezar o interior de uma casa, pode estar sujeita a mudanças significativas de custo. Este zelo dos floristas é a garantia de manter a sua planta viva e saudável por mais tempo. Nada consegue superar o prazer de admirar arranjos de orquídeas naturais, independente das suas cores: rosa, branca, amarela… É sempre um presente para a vista! 

mulher-regando-orquidea
As orquídeas naturais possuem diversas faixas de preço

Quando se trata dessas plantas tão delicadas e majestosas, presentes na lista de desejos de tantas pessoas, é claro que não se deve negligenciar uma entrega de qualidade a domicílio. Um cuidado impecável no transporte da planta é indispensável para fazer um belo presente, por exemplo, mas também para garantir a longevidade da orquídea. Na Interflora, além de uma entrega caprichada e cuidadosa, poderá também adicionar um cartão com dedicatória ao presenteado, conferindo um toque de amor. 

Agora já sabe o preço de orquídeas e que espécies têm a melhor relação custo benefício. Quais critérios entram na sua avaliação ao comprar uma orquídea?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top