Este ano, você decidiu plantar sua árvore de Natal para dar-lhe uma segunda vida! A árvore de Natal, como todas as coníferas, carrega há muito tempo um forte simbolismo: o da vida eterna. E replantar sua árvore de Natal é uma ótima maneira de vestir seu jardim com ramos verdes. Mas ficam as perguntas: quando plantar pinheiro de Natal? Onde e como plantar sua árvore de Natal? Descubra nossas dicas para prepará-la e ter sucesso no plantio!

É possível replantar um pinheiro de Natal?

Para plantar pinheiro de Natal em seu jardim, ele deve ter raízes em bom estado. De fato, é simplesmente impossível replantar uma árvore de Natal sem raízes. Caso seu pinheiro natural não possua raízes, a reciclagem de sua árvore de Natal é oferecida na maioria das cidades de Portugal.

pinheiro-de-natal-sem-raizes
Um pinheiro de natal que não possua raízes não poderá ser plantado

Portanto, para transplantar pinheiro de Natal, é essencial escolher a árvore certa. Esta deve ser comprada em um vaso que deixe as raízes intactas, preservadas. Além disso, você precisará tomar algumas precauções para oferecer mais chances de sucesso à sua plantação. Veja abaixo as instruções sobre como plantar pinheiro de natal:

  • Mantenha sua árvore de Natal não mais do que uma semana dentro de sua casa.
  • Instale a árvore longe de fontes de calor e evite aquecer demais a sala. 
  • Lembre-se de regar o torrão e as raízes da árvore quando plantar pinheiro de Natal.

Seja um abeto ou um pinheiro Nordmann, as árvores de natal não são feitas para viver em ambientes fechados. Elas precisam de frescor e humidade. Portanto, recomendamos que você aproveite a oportunidade de plantar pinheiro de Natal assim que ela se apresentar. 

Como substituir sua árvore de Natal quando você não tem um jardim para replantar? 

Você pode optar, por exemplo, por uma árvore de madeira que é muito elegante e reutilizável infinitamente. Outra solução é o abeto artificial, mas é menos ecológico.  

Quando plantar o pinheiro de Natal?

Como todas as árvores e arbustos, há um tempo favorável para o plantio de abetos. Eles geralmente são plantados no outono ou inverno. Durante este período, as temperaturas são frias o suficiente para permitir um bom cultivo. No entanto, evite plantar quando houver geadas de noite.

Lembre-se também de reajustar seu arbusto às temperaturas externas gradualmente antes do plantio. Seja um abeto ou um Nordmann, você evitará vê-lo perder todas as agulhas graças a uma transição de temperatura gradual. 

Idealmente, sua planta deve passar uma semana em uma sala iluminada, com bastante luz e com cerca de 15 °C. Então, você pode deixá-lo em um vaso por uma semana no exterior. Pode ser no seu terraço, por exemplo, ou em um lugar protegido da chuva e do vento. E lembre-se de continuar a regá-lo conforme necessário.

Uma vez que estes dois períodos de aclimatação são realizados, sua árvore está pronta e poderá plantar pinheiro de Natal em seu jardim!

Onde plantar a árvore de Natal?

Os pinheiros são grandes plantas solitárias nos jardins. Para o seu arbusto, escolha um local claro e protegido de ventos fortes. Também planeje sua expansão futura à medida que ele cresce. Coloque-o a uma boa distância de sua casa, terraço e cercas. 

arvore-de-natal-no-exterior

Como plantar um pinheiro de Natal?

Escolha um dia sem geada e chuva para plantar sua árvore de Natal. Comece cavando um buraco três vezes maior que o torrão de terra da árvore. Solte a terra no fundo do buraco de plantio. Se o solo do seu terreno for argiloso, você pode incorporar areia no solo do seu jardim para melhorar a drenagem. 

Se sua árvore de Natal exceder 1,50 m de altura, instale um tutor no fundo do buraco. Em seguida, coloque o torrão e preencha o buraco com uma mistura de terra de jardim e terra de envasamento, batendo com os pés enquanto avança. Termine com uma rega generosa. 

replantar-pinheiro-de-natal

Como cuidar do pinheiro de Natal?

A sua árvore de natal natural encontrou um novo lugar no seu jardim há pouco tempo. Nos primeiros anos após o transplante, ela precisará de um pouco mais de cuidado. 

Poda e cuidados da árvore

  • Nos primeiros três anos após o plantio, monitore as necessidades de água da árvore. 
  • Para preservar a frescura do solo, cubra o pé da árvore com vários centímetros de matéria orgânica. 
  • Leve composto fresco ou fertilizante de coníferas para sua árvore uma vez por ano.
  • Não há necessidade de podar sua árvore, a não ser por uma aparência estética.
poda-arvore-de-natal

Esperamos que essas dicas sejam úteis e o ajudem a dar uma segunda vida à sua árvore de Natal natural. E para estar pronto para as festas de fim de ano, saiba mais sobre como escolher sua árvore de Natal.

Desejamos-lhe, de toda a equipa Interflora, umas festas de fim de ano muito agradáveis!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top