Ainda não tem ideias para decorar a Árvore de Natal? A Rainha das decorações natalícias é um expoente de simbolismo e criatividade. Descubra como decorar a Árvore de Natal com cor e flores.

Escolher a Árvore de Natal

A Árvore de Natal é a rainha do Natal. Comprar uma Árvore de Natal significa escolher entre uma árvore natural ou artificial é uma decisão importante.

Árvore de Natal natural

Na Europa e nos Estados Unidos da América dominam os abetos mas em Portugal, o pinheiro tornou-se a nossa Árvore de Natal. Considere a sustentabilidade e preservação do meio ambiente e escolha uma árvore com raízes que pode replantar após o Natal ou soluções como o Pinheiro Bombeiro. Descubra como cuidar de uma Árvore de Natal natural com a Interflora.

As árvores artificiais têm a vantagem de não precisar de cuidados, são reutilizáveis e podem ser de cores surpreendentes como por exemplo, vermelho, dourado, rosa ou preto. E por que não criar Árvores de Natal originais e DIY?

Quando comprar uma Árvore de Natal considere as características do espaço onde a árvore vai ser instalada ou montada para assegurar um enquadramento equilibrado.

Como enfeitar a Árvore de Natal?

O ambiente onde vai instalar ou montar a árvore determina o tipo, a dimensão e o estilo da árvore, pois é muito importante assegurar um enquadramento equilibrado. Defina um estilo clássico, tradicional, natural… imagine os melhores materiais e as cores mais inspiradoras.

As bolas de Natal são tradicionalmente em vidro, podem ser de vários tamanhos e coloridos, lisas ou ornamentadas e combinam com pinhas, estrelas, pingentes, pássaros e outras figuras também em vidro colorido. As pinhas, azevinho, visco, teixo, hera e outras ramagens e flores de Natal como as poinsétias são maravilhosos ornamentos naturais que podem ser combinados com outros ornamentos em madeira, cortiça ou palha.

Decorar a Árvore de Natal com vermelho e dourado

Ideias para decorar a Árvore de Natal com vermelho e dourado

No inverno, nas fogueiras e lareiras das casas, os troncos de madeira ardem em tons quentes de fogo, vermelhos e dourados. Os verdes da Árvore de Natal, símbolo da esperança, da resistência e da resiliência é juntamente com o vermelho e o dourado, uma das cores mais representativas do Natal.

Uma guirlanda de luz branca quente reforça o brilho do dourado e ilumina uma cor forte como o vermelho dos enfeites e os verdes dos ramos da árvore. Enfeites de diferentes tamanhos, lisas e ornamentadas, em vermelho e dourado criam emocionantes manchas de cor numa Árvore de Natal decorada a vermelho e dourado. Selecione ramagens douradas e enfeites com recortes para produzir um efeito de profundidade e luz.

Decorar a Árvore de Natal com vermelho e branco

Árvore de Natal com decoração branca e vermelha

Na tradição cristã, a brancura representa o renascimento e o vermelho simboliza o amor incondicional. O branco e o vermelho também são cores associadas ao Pai Natal.

Numa árvore verde, uma decoração de Árvore de Natal vermelha e branca é uma bonita versão natalícia que pode ser completada com uma guirlanda de luzes brancas.

E como enfeitar uma Árvore de Natal branca?

Pendure enfeites brancos grandes junto ao tronco e mais pequenos nos ramos para produzir um efeito de profundidade e de árvore frondosa. Salpique a árvore com enfeites brancos recortados como ramagens e flores para continuar a produzir efeitos de volumetrias. Finalmente, escolha enfeites encarnados com formas mais caraterísticas e de diferentes tamanhos para pontuar a árvore de cor.

Uma guirlanda de luzes brancas irá delinear os volumes e as formas e realçar o vermelho de uma bonita Árvore de Natal com decoração branca e vermelha. Uma guirlanda de luzes vermelhas é uma criação muito arriscada, mas poderá resultar se assegurar o equilíbrio da composição…

Decorar a Árvore de Natal com branco e azul

Árvore de Natal decorada a azul

Uma decoração de Árvore de Natal monocromática é muito original e elegante. Uma árvore branca que evoca a pureza e simboliza a vinda da luz de Cristo e o renascimento na tradição cristã pode ser uma alternativa ao tradicional verde.

As guirlandas de luzes são um elemento importante em qualquer árvore. Embora as iluminações azuis sejam muito arrojadas, podem produzir um bonito efeito, mas neste caso é necessário equilibrar as tonalidades e os contrastes com muito cuidado. As luzes brancas frias ou quentes são sempre uma boa opção.

O azul é uma cor que expressa calma, paz e harmonia. Escolha enfeites de tipos, formas e tamanhos diferentes em várias tonalidades azuis – bolas, pinhas, pingentes, ramagens e flores… para criar uma Árvore de Natal decorada a azul que expressa serenidade natalícia.

Ideias para decorar a Árvore de Natal com branco e prata

A pureza e o renascimento da brancura combinam com a luz e a presença divina do prateado numa Árvore de Natal decorada a branco e prata. Numa árvore verde ou branca a decoração de Árvore de Natal nestes tons transmite pureza, serenidade e luz.

A guirlanda de luzes brancas produz maravilhosos efeitos de luz e brilho. Os enfeites grandes brancos, criam um contraste que pode ser iluminado com enfeites grandes e recortados em prata. Numa árvores brancas, criam volumes e formas que realçam o brilho do prateado. A elegância de uma Árvore de Natal decorada a branco e prata é maravilhosa.

Ideias para decorar a Árvore de Natal com flores

Flores naturais - Antúrios

As ramagens e as flores, naturais e artificiais, são desde sempre um elemento decorativo da Árvore de Natal. Combinadas com bolas e outros ornamentos ou com elementos naturais como ramagens e pinhas, as flores são uma das principais tendências da decoração de Árvore de Natal. As flores secas ou artificiais são as mais usadas e não apresentam qualquer dificuldade de utilização.

E, como enfeitar a Árvore de Natal com flores frescas?

As orquídeas , os antúrios e outras plantas podem ser inseridas em pequenos tubos de água com uma tampa de borracha perfurada. Algumas ramagens natalícias como o azevinho, o visco e o louro com o passar do tempo vão secando e libertando agradáveis aromas. As poinsétias, conhecidas por Flores ou Estrelas de Natal, podem forrar a base da Árvore de Natal e, dependendo das dimensões das plantas e da árvore, podem constituir uma impressionante decoração de Árvore de Natal com flores.

Como decorar a Árvore de Natal?

Após a seleção da árvore e dos enfeites chega o momento da decoração de Árvore de Natal. Siga os nossos conselhos sobre como decorar a Árvore de Natal.

  1. Natural ou artificial? Instale uma árvore com raízes considerando os cuidados necessários como temperatura, humidade, iluminação, nutrição e rega. Monte uma árvore artificial seguindo as instruções de montagem e virando os raminhos ligeiramente para cima para criar um efeito de árvore frondosa.
  2. Enrole a guirlanda de luzes à volta da árvore, do topo para a base com as luzes acesas para visualizar o efeito. A seguir, envolva a árvore em fitas e guirlandas natalícias.
  3. Agrupe os enfeites por tipo, tamanho e coloridos para uma melhor visualização e distribuição equilibrada. Pendure primeiro os enfeites maiores, os mais característicos e os preferidos. Distribua os enfeites com espaços semelhantes entre eles à volta da árvore. Intercale formas, coloridos e tamanhos dos enfeites para assegurar o equilíbrio da composição. Além de colocar os enfeites nas pontas dos ramos, coloque também os maiores mais perto do tronco para produzir um efeito de profundidade e refletir as luzes. 
  4. De tempos em tempos, afaste-se um pouco e corrija eventuais desequilíbrios na composição.
  5. Forre a base da árvore com tecido, papel ou qualquer outro material que combine com o estilo da árvore. Pode também dispor caixas de presentes, montar um comboio ou o presépio enquadrado com elementos naturais como ramagens, pedras e pinhas. Ou ainda, forrar com elementos naturais como o musgo, troncos e pinhas ou rodear a base da árvore com vasos de flores de Natal como as poinsétias.
  6. Por último, coloque a Estrela da Árvore de Natal no topo!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top