A manutenção da orquídea muda de acordo com a variedade a qual pertence, além de possuir algumas subtilezas próprias. E, ao contrário da crença popular, as orquídeas podem ser plantas florais fáceis de cuidar, basta aprender a como regar orquídeas, além de outras dicas!

Algumas variedades, como a orquídea Phalaenopsis, não exigem muito cuidado para florescer. O segredo está no bom conhecimento das necessidades da sua planta. E, mais especificamente, as suas necessidades em termos de água: aprender a como regar orquídeas é um elemento-chave para sua boa saúde. É por isso que lhe damos todas as dicas para regar a orquídea de interior, de modo a conseguir cultivá-la e fazê-la florescer. Saiba os cuidados de rega essenciais:

mulher-regando-orquidea

Rega da orquídea em um vaso

Como regar orquídeas em vaso? Esta é uma das questões mais frequentes quando queremos aprender a manter a planta. A orquídea que se compra no florista e no centro de jardinagem é, na maioria das vezes, proveniente de uma variedade tropical. Neste caso, regar a orquídea em vasos ou potes requer um bom nível de humidade, mas não necessariamente durante todo o ano. 

De facto, é necessário diferenciar dois períodos distintos na vida da sua orquídea: o período de crescimento e o período vegetativo. 

  • O período de crescimento da orquídea é a época do ano em que a planta faz novas folhas e flores. Além disso, algumas variedades de orquídeas podem experimentar vários períodos de crescimento por ano.
  • O período vegetativo corresponde ao momento de repouso das plantas. O crescimento é interrompido, portanto, a necessidade de água e nutrientes diminui muito. Observe que uma orquídea murcha está em processo de retornar ao período vegetativo para descansar antes da próxima floração.  
raizes-de-uma-orquidea
As raízes de uma orquídea saudável, regada corretamente, possuem esta aparência

Assim, algumas orquídeas podem passar por vários ciclos de floração e descanso durante um ano. No entanto, é mais comum que o período vegetativo ocorra na estação fria, enquanto o sol traz menos luz às plantas. Portanto, a rega da orquídea no inverno acontece em menor intensidade do que a frequência de rega das orquídeas no verão. Por outro lado, regar a orquídea florescendo ou em pleno período de crescimento é essencial para que ela se mantenha.

A frequência de rega da orquídea depende, portanto, de dois parâmetros:

  • O período de desenvolvimento da sua planta (em crescimento ou estado vegetativo);
  • A variedade das orquídeas que possui.
  • O ambiente em que se encontra: regar orquídeas de exterior requer instruções diferentes das orquídeas de interior.

Como regar orquídeas conforme a variedade

Nem todas as orquídeas na natureza vieram dos mesmos ambientes naturais. É por isso que as suas necessidades de humidade e rega diferem de acordo com as variedades de orquídeas. 

Rega da orquídea Phalaenopsis

A rega da orquídea Phalaenopsis, como acontece com todas as orquídeas, deve ser feita evitando o excesso de água. Isso porque quando a água estagna nas raízes, elas apodrecem rapidamente. As orquídeas são plantas resistentes a doenças e pragas, mas o excesso de rega pode ser fatal para a sua saúde. 

Para regar a sua orquídea Phalaenopsis, recomendamos que use a técnica do cubo de gelo. Ou seja, coloque um cubo de gelo nas raízes, no coração da sua planta. A mudança de temperatura criada pelo gelo induzirá a próxima floração, já que esta variedade pode florescer várias vezes por ano. 

orquidea-phalaenopsis

Considere usar água desmineralizada para fazer os seus cubos de gelo. Além disso, durante o período de crescimento e floração, regue um pouco mais, aplicando 1 vez a cada 2 semanas um fertilizante para orquídeas na água de rega.  

Rega da orquídea bambu  

A sua orquídea bambu precisa ser regada a cada 3 ou 4 dias por semana, dependendo da temperatura, na primavera e no verão. Evite a água calcária e sempre prefira água da chuva ou água desmineralizada. Ofereça o fertilizante de orquídea para a planta a cada 3 dias a partir de abril. Poderá parar de fertilizar quando as flores começarem a murchar. Aliás, veja os motivos que podem levar a observar orquídeas com folhas murchas.

No outono e no inverno, reduza a rega gradualmente. A ingestão de água a cada 10 dias é suficiente quando a sua planta está no período vegetativo. Lembre-se de remover qualquer água estagnada debaixo do vaso para proteger as raízes do apodrecimento. 

Rega da orquídea Cymbidium

A orquídea Cymbidium precisa ser regada com água não calcária de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da temperatura. Durante o inverno, pode reduzir a rega para 1 vez a cada 2 semanas. 

De março a setembro, dê à sua planta uma vez a cada duas semanas o fertilizante para orquídeas. 

Erros a evitar na hora de regar a sua orquídea

Para salvar uma orquídea que não parece estar na sua melhor forma, é tentador dar-lhe mais fertilizante e regá-la ainda mais.

No entanto, essas são soluções que devem ser evitadas. Sobrecarregar a sua planta florida ou fornecer muita água pode ser fatal. Ao fazê-lo, a sua planta pode encontrar problemas, como acontece com as orquídeas com folha amarela

orquidea-com-folha-amarela

Por isso, deixe o substrato secar à superfície entre duas regas e deixe a água escorrer conforme necessário, drenando a planta. Além disso, para saber de quanto em quanto tempo se devem regar as orquídeas, informe-se sobre a variedade da planta que possui.

As orquídeas são flores que não gostam de água calcária. Evite usar a água da torneira, a menos que seja especialmente macia. Sempre dê preferência à água da chuva quando possível ou à água desmineralizada.  

Para enfeitar a sua casa ou escritório com flores, uma orquídea sempre traz um toque elegante e refinado que atrai todos os olhares. Encomende uma orquídea online e receba-a onde quer que esteja!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top