Plantar por estaca é a melhor maneira de multiplicar uma planta sem gastar muito. Os livros de jardinagem aconselham frequentemente o método da estaquia. Mas o que é isso exatamente? Como plantar por estaca? Felizmente, o processo é relativamente simples e explicamos como fazê-lo com suas plantas. Não é preciso ser um mestre da jardinagem, nem ter jeito para isto. De imediato, damos-lhe algumas dicas para aprender a fazer uma estaca!

  • Para que serve uma estaca?
  • Quando realizar a estaca de uma planta?
  • Como fazer a estaca de uma planta?

Para que serve uma estaca?

Assim que as plantas são adotadas, muitas questões surgem sobre os cuidados para plantas de interior. Se você nunca fez isso antes, plantar com a estaca de uma planta pode parecer trabalhoso. E quando começamos a nos interessar pela jardinagem, nada mais natural do que se perguntar o que é a estaca.

Na natureza, uma estaca de planta é formada espontaneamente. Essa é a maneira usada pelas plantas para se reproduzirem, através de pedaços cortados da planta original. Na jardinagem, não é incomum usar o termo «planta-mãe» para falar sobre a planta da qual as estacas (pedaços) são retirados.

Para sobreviver na natureza, uma planta utiliza diferentes métodos em função da sua espécie para dar origem a novas plantas:

  • por divisão do bolbo, como fazem as tulipas e os gladíolos;
  • por rejeições, como é o caso das orquídeas;
  • por aparecimento de estolões, como no caso dos arbustos de framboesa;
  • por proliferação subterrânea de rizomas, como é o caso do bambu.

A estaca é muito conveniente, pois permite ter rapidamente uma infinidade de novas plantas idênticas às suas plantas verdes favoritas! É muito fácil pois precisará somente cortar um pedaço da planta que deseja reproduzir, e plantar esta muda em um novo local. Você poderá compartilhá-la e distribuí-la para seus amigos e familiares.

Quando realizar a estaca de uma planta?

Em teoria, se você quiser cortar sua planta verde interior para realizar uma estaca, é possível fazê-lo em qualquer época do ano. No entanto, para maximizar suas chances de sucesso, o ideal é realizar a estaca durante o período de crescimento das plantas.

Os períodos de crescimento de plantas verdes variam de acordo com a espécie, mas a grande maioria acontece na primavera e no verão. Para ter certeza, poderá observar suas plantas para monitorar o aparecimento de folhas jovens ou caules jovens. É durante este período de crescimento que as estacas que você tirou da planta-mãe serão mais fáceis de formar raízes.

Para as plantas de exterior que embelezam seu jardim, varanda ou terraço, é melhor plantar por estaca entre maio e julho.

Como fazer a estaca de uma planta?

Existem várias maneiras de fazer a estaca. E a pergunta principal se anuncia: quais são as plantas que podem ser reproduzidas via estaca? A resposta é: todas! No entanto, algumas são mais fáceis do que outras. Se você tem em casa pothos, chlorophytum, pilea, diffenbachia, calathea, monstera, catos ou suculentas, poderá fazer estaca hesitação. Você verá como as estacas são um método fácil e muito gratificante!

A técnica de estacas a utilizar depende da variedade da planta. Apresentamos-lhe as técnicas mais comuns de estaca a seguir.

A estaca da haste

Para plantas que possuem lignina (molécula que confere resistência), como é o caso do ficus, bambu, pachira e schefflera, poderá fazer um corte de caule. Esta técnica de estacas consiste em cortar uma das hastes mais recentes com uma faca limpa e bem afiada. Evite usar uma tesoura de podar, que tende a esmagar as fibras no local do corte.

O tamanho do caule deve ter cerca de 10-15 cm. Pode ter 2-3 folhas na extremidade superior do caule, mas nenhuma flor. Portanto, remova as folhas localizadas mais abaixo no caule. Também é necessário que o caule não possua ramificações, nem brotos.

Um broto é facilmente reconhecido em um galho ou haste e parece um pequeno caroço. É a partir desse broto que um novo caule ou folha crescerá.

Depois de fazer o corte, mergulhe a extremidade inferior no hormônio enraizador para estacas. O hormônio para estacas é vendido em pó em lojas de jardinagem. Basta mergulhar levemente no pó a parte do caule em que você deseja que as raízes apareçam.

Em seguida, encha um balde com solo para estacas. Escolha um solo adequado às necessidades da sua planta. Faça um buraco de cerca de 5 cm de profundidade com um lápis. Coloque a planta cortada e aperte levemente o solo com as mãos. Por fim, regue a estaca, mas não a afogue.

A estaca na água

Há também um método de estacas em água. Em vez de colocar as hastes no solo, basta colocá-las em um pote opaco cheio de água por várias semanas. Você verá que, depois de algum tempo, as raízes começarão a crescer nos caules. Você poderá plantá-las em um novo substrato, como mencionado anteriormente.

As técnicas de estacas são múltiplas e variadas. Podem até parecer surpreendentes. Se a estaca de caule é a maneira mais clássica de proceder à multiplicação das plantas, também existe a estaca das folhas.

A estaca da folha

A estaca das folhas das plantas do jardim, como as begônias, é bastante divertida. Basta pegar uma folha, cortar a nervura principal da folha com uma faca e colocá-la sobre a terra. A folha deve permanecer nesta posição por vários dias. No corte da folha devem aparecer novas raízes e, assim, servir como base para uma nova planta.

O corte da folha depende da espécie da planta. Existem duas outras técnicas de estacas pelas folhas. Pegue uma folha com seu pecíolo (pé da folha) e simplesmente plante o pé da folha na terra. O pecíolo é a parte estreita da folha que permite que ela fique pendurada no caule. Espere alguns dias até que as raízes se formem na ponta do pecíolo.

A última maneira de proceder às estacas garante a multiplicação de suculentas. Ou seja, suculentas e catos. Basta cortar as folhas e deixá-las secar por 3-4 dias. Em seguida, plante as folhas verticalmente em uma mistura de terra e areia do rio (50/50). Depois de apenas alguns dias, as raízes começarão a se formar.

Agora é com você! As plantas verdes são particularmente resilientes e não tardará a descobrir os prazeres de fazer facilmente as suas estacas caseiras!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top