Os jardins verticais surgiram como uma solução inovadora e estética para integrar o verde em espaços urbanos, especialmente em locais onde o espaço horizontal é limitado. Estas estruturas, que são basicamente paredes ou painéis cobertos de plantas, tornaram-se um marco no mundo do paisagismo e da arquitetura, oferecendo não apenas benefícios visuais, mas também melhorando a qualidade do ar e criando um ambiente mais agradável.

O aumento da popularidade dos jardins verticais naturais está ligado a vários fatores. A crescente necessidade de trazer a natureza para perto, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, é uma das principais razões. Além disso, com a evolução dos materiais e sistemas de construção, tornou-se mais fácil e acessível comprar e instalar estes jardins, seja em casa ou em ambientes comerciais. 

Afinal, estes jardins transformam qualquer ambiente, sem precisar ser perito em jardinagem para conseguir instalar o seu. Veja a seguir algumas dicas para escolher o jardim vertical ideal e como mantê-lo:

mae-e-filho-com-plantas-ao-fundo

Jardins verticais: aliados do paisagismo e da otimização de espaço

Em contextos urbanos, onde o espaço é muitas vezes limitado, os jardins verticais surgem como uma solução elegante que combina funcionalidade e estética. Estes jardins, ao crescerem verticalmente nas paredes, permitem que mesmo os ambientes mais compactos possam desfrutar de um toque verde e vivo, transformando simples paredes em obras de arte.

Além de trazerem frescor e beleza, os jardins verticais otimizam o ambiente, melhorando a qualidade do ar e proporcionando um conforto acústico, tornando os ambientes interiores e exteriores mais agradáveis e convidativos.

Espécies de plantas ideais para paredes verticais

O sucesso de um jardim vertical reside, em grande parte, na seleção adequada das espécies de plantas

Dependendo das condições do ambiente, seja ele interior ou exterior, é importante escolher plantas de interior ou plantas de exterior que se adaptem bem à verticalidade e às especificidades do local. Isso porque algumas plantas são mais resilientes à falta de luz direta, enquanto outras necessitam de uma boa circulação de água e nutrientes para o cultivo em paredes verticais.

Plantas como o musgo moss e algumas variedades de samambaias são populares para jardins verticais interiores devido à sua capacidade de se adaptarem a baixos níveis de luz.

Por outro lado, flores coloridas e plantas com folhagem densa podem ser mais adequadas para ambientes externos, onde a exposição à luz solar e as condições climáticas são diferentes. 

Seja qual for a sua escolha, garantir a seleção correta é o primeiro passo para um jardim vertical saudável e charmoso. Outras espécies plantas para jardins verticais interiores ou exteriores incluem:

  • Pothos: planta trepadeira muito popular para jardins verticais devido à sua resistência e facilidade de cuidado. Cresce bem em sombra parcial a completa.
  • Samambaia-ninho-de-pássaro: samambaia tropical que se adapta bem a espaços sombreados, como em jardins verticais para apartamentos.
  • Fitônia: conhecida pelas suas folhas vibrantes e veias contrastantes, esta planta adora ambientes húmidos e sombreados.
  • Lírio-da-paz: planta resistente que pode crescer em várias condições de luz sendo conhecida pelas suas flores brancas.
  • Suculentas: as suculentas, como as echeverias, são excelentes para jardins verticais em áreas mais secas ou ensolaradas.
  • Orquídeas: embora necessitem de um cuidado mais específico em relação à humidade e luz, as orquídeas podem ser uma adição elegante aos jardins verticais.

Materiais e sistemas de construção para um jardim vertical duradouro

planta-verde-de-interior

Para garantir a durabilidade de um jardim vertical, é fundamental optar por materiais e sistemas de alta qualidade. Existem diversas estruturas disponíveis no mercado, desde malhas metálicas a painéis modulares, cada uma adequada a diferentes condições e preferências estéticas. 

Os sistemas hidropónicos, por exemplo, circulam água através das raízes das plantas, permitindo um crescimento saudável em ambientes verticais. Ao escolher o material da estrutura, considere a resistência à humidade e ao peso das plantas e do solo, especialmente se o jardim for instalado em paredes interiores.

A instalação do jardim vertical também deve considerar a drenagem, a rega, a exposição à luz e as necessidades específicas das espécies selecionadas. Além disso, alguns jardins verticais usam vasos individuais encaixados em sistemas modulares, enquanto outros empregam um substrato contínuo ao longo de toda a parede. 

Independentemente do método escolhido, a manutenção regular e a monitorização das condições do ambiente são essenciais para garantir a longevidade e a saúde das plantas no jardim vertical.

Rega, luz e condições ideais para o jardim vertical

Manter as plantas saudáveis em jardins verticais requer atenção especial à rega, luz e outras condições essenciais. A rega deve ser homogénea, garantindo que todas as plantas recebam a quantidade adequada de água. 

Para isto, sistemas de irrigação por gotejamento ou nebulização podem ser uma solução eficaz, especialmente para paredes mais altas onde o acesso pode ser desafiador. Também é importante assegurar uma drenagem adequada, evitando a acumulação de água e o apodrecimento das raízes.

A exposição à luz é outro fator crítico. Enquanto algumas plantas precisam de luz solar direta, outras prosperam em condições de sombra ou luz indireta. Por isso, ao escolher as espécies para o seu jardim vertical, informe-se sobre as suas necessidades de luz. A utilização de luzes LED específicas para plantas pode ser uma solução para ambientes interiores ou áreas com pouca luz natural. Outra opção é a monitorização do pH do solo e a fertilização regular.
Convencido das qualidades e do poder decorativo de um jardim vertical? Agora só precisa escolher o seu conforme o espaço que possui. De certeza de que ele transformará seu ambiente!

Scroll to Top