Possui um cantinho sem sol em sua casa e deseja trazer vida e frescura para ele? Neste caso, as plantas de sombra total são uma excelente escolha. Ao contrário do que muitos pensam, existem plantas que não precisam de sol direto e saberão dar graça à sua casa. Nem todas as plantas possuem as mesmas necessidades, e a exposição ao sol ou à sombra faz parte das particularidades de cada uma delas. 

Fizemos uma seleção de plantas que não precisam de sol e que irão se adaptar facilmente aos cômodos sem luminosidade. De certeza de que todos podem usufruir da beleza das plantas, com sol ou sem sol!

Quais plantas escolher para um sítio sem sol?

As plantas que gostam de sombra não são tão raras. Na natureza, muitas delas crescem sob a densa copa das árvores nas florestas, como as plantas tropicais. Abaixo, damos-lhe as dicas de plantas fáceis de cuidar e que aprenderam a não serem dependentes do sol:

Plantas floridas que não precisam de sol

Antúrios

Os antúrios possuem mais de 600 espécies e são pertencentes à família Araceae. Por serem plantas de origem tropical, adoram o calor e  a humidade, mas não precisam de sol direto. É uma planta que gosta de sombra e pode ser cultivada tanto no interior como no exterior. Contudo, caso sua varanda ou terraço enfrente temperaturas frias, é melhor deixar a planta dentro de casa.

Azálea

Muito vistosa e colorida, é difícil não se encantar pela Azálea, esta planta extravagante de origem europeia. Suas flores podem ser cor-de-rosa, branca, roxa ou bicolor. Não gosta de raios de sol diretos, por isso é uma perfeita escolha de planta para um sítio sem sol. Podem ser plantadas em vaso ou em forma de arbusto.

Bromélia

A Bromélia tem uma coleção surpreendente de quase 3 mil espécies, originária da América Central e do Sul. São muito resistentes e adaptáveis, o que a torna uma das plantas que não precisam de sol direto. Suas espécies mais comuns são a Aechmea, a Billbergia e a Guzmania. Fazem parte das plantas que não precisam de sol e de água constantes.

Lírio da Paz

O Lírio da Paz é uma planta cheia de significados, pois simboliza a pureza e a paz, como sugere seu nome e sua cor branca. É uma planta para ser cultivada à meia-sombra, sem precisar da luz direta do sol, que pode acabar por queimar suas folhas. Geralmente este tipo de lírio é cultivado no interior das casas, pois é uma planta purificadora do ar.

Plantas verdes que não precisam de sol

Hera

A Hera é uma planta trepadeira que confere contornos bonitos ao ambiente, conforme escala os muros e paredes. Elas estão disponíveis em diversas espécies, do verde claro ao escuro. Seja para ser plantada no interior ou no exterior da casa (como nas varandas e terraços), é uma planta de fácil manutenção que resiste muito bem sem sol. 

Costela de Adão

A Costela de Adão é uma planta muito procurada ultimamente, originária de países com clima tropical. Pertence ao género Monstera, com suas folhas muito vistosas e tida como a queridinha para decorar espaços interiores ou exteriores da casa. Diferente das plantas que gostam de sol, ela pode ser mantida em um ambiente à meia-luz ou sem luz direta. 

costela-de-adao-em-interior
A costela-de-adão é uma planta de interior vistosa e super na moda

Samambaia

Muito apreciada pela generosidade de suas folhas, está entre as preferidas para decorar a casa. Existe em mais 200 espécies, e todas elas sobrevivem em ambientes sombreados, sem precisar de sol direto. Geralmente é uma planta usada em suspensões, o que é ótimo para economizar espaço, seja no interior ou no exterior da casa. As samambaias mais conhecidas são: as avencas, a escadinha-do-céu, a samambaia-prateada e o xaxim. 

Agora é sua vez de escolher uma planta que não precisa de sol para dar graça e frescura ao seu lar!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top