As plantas trepadeiras são, indiscutivelmente, algumas das mais versáteis e encantadoras aquisições a qualquer espaço verde no interior da casa ou no exterior,  compondo o jardim. Seja para criar um recanto aromático, proporcionar sombra, ou simplesmente adicionar um toque estético a um muro, estas plantas conseguem transformar radicalmente qualquer ambiente.

Muitas vezes, quando pensamos em trepadeiras, imaginamos folhas verdes a cobrir pérgolas ou flores a colorir uma parede, mas a verdade é que a variedade destas plantas é vasta e diversificada. Desde a elegante rosa trepadeira até à prática videira, existe uma trepadeira perfeita para cada tipo de espaço. Neste artigo, exploraremos algumas das melhores espécies de trepadeiras, com e sem flor, que podem elevar a estética e funcionalidade do seu terraço, jardim, ou local interno. Veja as dicas a seguir:

Plantas-trepadeiras-glicínia

Plantas trepadeiras de exterior

As trepadeiras de exterior chamam a atenção de qualquer amante da natureza. Podem escalar muros, suportes e pérgolas rapidamente, transformando qualquer espaço exterior. Algumas espécies de trepadeiras são preferidas, entre elas:

Rosa trepadeira para adicionar charme ao jardim

A rosa trepadeira é, sem dúvida, uma das mais majestosas plantas de exterior que podemos adicionar ao jardim. Com a sua capacidade de crescer verticalmente e adornar pérgolas, muros e outras estruturas, esta espécie de roseira transforma qualquer espaço com as suas flores que vão da cor branca ao vermelho intenso. Além da sua beleza incontestável, a rosa trepadeira é resistente e, com os devidos cuidados, pode florescer abundantemente, garantindo um espetáculo visual durante a primavera e o verão. 

rosas-trepadeiras

Jasmim para trazer aroma e bem-estar

O jasmim não é apenas uma trepadeira visualmente atraente. É, também, uma das plantas trepadeiras com flores mais aromáticas que podemos ter no jardim. As suas flores brancas, que florescem sobretudo durante o verão, exalam um perfume doce e envolvente que pode perfumar todo o ambiente à sua volta. Ideal para colocar perto de janelas ou de zonas de convívio, o jasmim proporciona uma verdadeira experiência sensorial para quem aprecia aromas florais intensos.

Hera, uma escolha clássica para cobrir muros

A hera é uma espécie de trepadeira comum, que não possui flor, mas não deve ser subestimada em termos de beleza e utilidade. Com folhas verdes perenes durante todo o ano, é a escolha perfeita entre as plantas para cobrir muros, cercas e até mesmo árvores. A sua capacidade de aderir facilmente a várias superfícies, sem contar o seu crescimento rápido, torna-a uma opção prática para quem deseja adicionar um toque verde sem ter de esperar muito tempo. Além disso, a hera serve como refúgio para diversas espécies de aves e insetos, enriquecendo a biodiversidade do seu jardim.

plantas-trepadeiras-hera

Videira para os amantes da uva e do vinho

Para os amantes do vinho e da natureza, a videira é a espécie de trepadeira perfeita. Não só acrescenta uma estética rústica e verdejante ao jardim, como também presenteia com cachos de uvas. Dependendo da espécie e da região, é possível produzir os próprios vinhos ou simplesmente desfrutar das uvas frescas durante o final do verão. A videira necessita de um suporte forte, como pérgolas, treliças, ou postes de madeira, e com a manutenção adequada, pode ser tanto uma fonte de alimento como de beleza para o jardim exterior.

Primavera e Alameda Amarela: as plantas trepadeiras com flores que dão vida ao jardim

A Primavera (Bougainville) é uma trepadeira floral do tipo arbusto muito famosa pela alegria e cor que confere ao ambiente. Suas cores vão do branco, rosa, coral e amarelo ao púrpura, agradando até o mais exigente dos jardineiros. Suas folhas são perenes e as flores aparecem na primavera, mas podem florescer esporadicamente em outras épocas do ano. É perfeita para ser plantada junto a uma pérgola, enrolando os ramos para que possam crescer acompanhando a estrutura. 

Tem um cercado de madeira exposto ao sol pleno? A planta Alameda Amarela também será uma excelente opção de espécie para adicionar cor à estrutura, com sua flor exuberante que consegue cobrir vários metros e deixar qualquer foto bonita!

Plantas trepadeiras de interior

As plantas trepadeiras de interior são a solução perfeita para aqueles que desejam trazer um toque de natureza para dentro de casa, mas possuem espaço limitado.

Estas plantas trepadeira de parede, adaptadas ao ambiente interno, podem crescer verticalmente, aproveitando muros, prateleiras e treliças, o que as torna ideais para apartamentos e casas com pouco espaço no solo e luz do sol indireta. 

pothos-pendurada


Além da sua beleza estética, muitas trepadeiras de interior também conseguem purificar o ar, ou seja, um verdadeiro benefício para quem habita o local! Seja o verde vibrante da pothos (Epipremnum aureum), a delicadeza da planta aranha (Chlorophytum comosum) ou o charme tropical do filodendro (Philodendron), as trepadeiras de interior são uma forma super eficiente de renovar e revitalizar qualquer espaço da casa.

Agora já conhece algumas das principais plantas trepadeiras para enfeitar seu espaço interior ou exterior. Caso queira complementar a decoração da casa, veja estas plantas pendentes que não precisam de espaço e podem ser suspensas em vasos para dar charme ao seu terraço ou sala de estar.

Scroll to Top