A festa da padroeira da Nossa Senhora do Carmo, ou Virgem del Carmen, tem lugar no dia 16 de julho de cada ano. Na Espanha é costume dar flores às mulheres de nome Carmen no seu dia, pois lá a santa é chamada Virgem del Carmen. Caso conheça alguma Carmen, poderá inclusive enviar flores em outro país, não importa onde ela esteja. O nome vem do hebraico ‘Karmel’, que significa jardim em espanhol, e em latim quer dizer música, poema, feitiço ou magia.

Breve História do Dia de Nossa Senhora do Carmo

A devoção deste festival começou com um grupo de eremitas que se aposentou no Monte Carmelo, em Israel. Após as Cruzadas, estes eremitas fundaram a congregação das Carmelitas. De acordo com a história, em 16 de julho de 1251 a imagem da Nossa Senhora do Carmo apareceu ao chefe da ordem, Simão Stock. Esta aparição se tornou o sinal mais importante da devoção das carmelitas.  Nossa Senhora do Carmo prometeu resgatar do purgatório quem tinha usado o escapulário ao longo das suas vidas e levá-los para o céu. Assim, a veneração de Carmen (ou Nossa Senhora do Carmo) se espalhou pela Europa, a criar fortes raízes na Espanha e, posteriormente, em muitos outros países latino-americanos.

Carmen na Europa

Espanha

Carmen é um nome bastante comum e com um significado bonito. Na Espanha, o nome é tremendamente  popular e fica em terceiro lugar nos rankings, sendo superado apenas por María e María del Carmen, sendo que este último continua a ser uma fusão dos outros dois. A Nossa Senhora do Carmo, ou Virgem del Carmen, também é considerada a padroeira dos marinheiros. É por isso que quase todas as cidades da costa espanhola realizam, a cada 16 de julho, numerosas peregrinações e procissões em sua honra. A cidade de Chiclana de la Frontera, por exemplo, realiza duas homenagens. Pela manhã, levam a imagem da Virgem del Carmen em procissão em barco pelas águas do Sancti Petri, uma antiga cidade Almadrabero dedicada à pesca do atum. Quando a noite chega, uma  procissão da Virgem del Carmen acontece no centro da cidade e perto do rio. Ambas as procissões acontecem no mesmo dia, 16 de julho. A mais festiva é pela manhã e à noite é realizada de uma forma mais solene.

Itália

Na cidade italiana de Palmi se celebra o milagre que a Virgem realizou na cidade, em 1894. A história diz que alguns terremotos tinham atingido a cidade e a imagem da Virgem del Carmen (ou Nossa Senhora do Carmo) mudou de cor. Por conta disso, eles decidiram carregar a imagem nos ombros em uma procissão pelas ruas. Quando chegaram ao final do município, porém, um tremor muito forte ocorreu, devastando a cidade, mas deixando apenas poucos mortos, porque quase todos os cidadãos estavam  na parte de fora e admirando a procissão. De certa forma, a Virgem salvou os que estavam na procissão.

Malta

A capital deste país, Valletta, tem como padroeira a Virgem del Carmen, também chamada Nossa Senhora do Carmo.

Carmen na América

Argentina

A Nossa Senhora do Carmo é a padroeira de muitas cidades em todo o país, além de ser padroeira dos serviços federais da prisão e do exército dos Andes da Argentina.

Chile

A Virgem del Carmen é a padroeira do país, e também de cidades como La Triana e de regiões como Maipú e Tarapaca. A imagem recebe uma grande devoção neste país.

México

Muitos festivais e eventos são realizados em homenagem à Virgem del Carmen no México, mas eles acontecem em um lugar especial: na Playa del Carmen, em Quintana Roo, onde todos os anos a Feira da Virgem del Carmen se celebra de um jeito muito bonito. O evento enche a cidade de festa e danças folclóricas, com a decoração repleta  de flores coloridas.

Venezuela

É uma das festas mais populares neste país. Mas é a cidade de Araira que merece destaque, pois aqui são realizados  tapetes florais, onde flores naturais são usadas. Também utilizam frutas, terra e folhas naturais para criar gigantes e belas figuras, como tapetes espalhados por toda a cidade. São inúmeros vizinhos e voluntários que participam da homenagem à Carmen.

Há muitos outros países da América Latina que comemoram a importância de Carmen, como Porto Rico, Peru, Equador, Panamá, Nicarágua, Guatemala, Colômbia, Costa Rica e Bolívia. Assim, podemos ver a popularidade deste nome em todo o mundo, especialmente nos países latino-europeus e americanos.

Carmen na cultura popular

A Virgem del Carmen, ou Nossa Senhora do Carmo, além de ser uma padroeira amplamente celebrada, também dá nome a um tipo de arquitetura, chamada Carmen Granadino. Este estilo arquitetônico é usado para se referir a um tipo de casa com jardim da cidade de Granada.

Em relação ao cinema, desde 1915 vemos aparecer filmes com o nome “Carmen” no título. Na literatura encontramos também uma revista chamada Carmen, no final dos anos 20. Existe, ainda, uma composição, Carmen, reservada para um gênero literário da poesia. Não podemos esquecer do famoso conto de Prosper Mérimée, que inspirou a famosa ópera Carmen, do compositor Bizet. Há também uma banda espanhola formada em 1998, chamada Carmen.

Como você pode ver, Carmen não é um nome qualquer. Por isso é tão importante e fervorosamente comemorado o Dia de Nossa Senhora do Carmo (ou Virgem del Carmen). Na Espanha, a tradição é dar flores a pessoas com esse nome

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top