Difícil de encontrar em lojas de jardinagem e floristas, a orquídea garça branca, também chamada de orquídea pomba, não é menos excepcional e não tem igual no reino vegetal! 

Com o nome científico de Pecteilis radiata (Habenaria radiata), é uma espécie de orquídea nativa das turfeiras do Japão. Sua flor, quando eclode, assume a forma de um vôo de garça. Suas pétalas, ornadas de contornos de grande delicadeza, são de um branco imaculado. 

Se está a perguntar-se como plantar um bolbo de orquídea-pomba? Como regar e manter este tipo de orquídea tão particular? Descubra a seguir todas as respostas às suas perguntas!

Este tipo de orquídea lembra o voo de uma garça ou pomba branca

Características da orquídea garça branca (orquídea pomba)

A orquídea-garça é uma planta de bolbos que faz parte das orquídeas terrestres. O que a distingue das espécies epífitas, como a orquídea Vanda e a orquídea Dendrobium, que crescem nas árvores. O cultivo da orquídea Pecteilis radiata (Habenaria radiata) requer mão verde, pois não aprecia grandes variações de temperatura. 

Embora na natureza seja uma orquídea ao ar livre, em nossas latitudes ela cresce dentro de casa. Este tipo de orquídea de difícil cultivo aprecia entre temperaturas 12 °C e 15 °C. Isso quer dizer que ela não sobreviveria à temperaturas quentes, pois não é uma espécie tropical. 

A floração ocorre entre julho e agosto, e as flores delicadas medem cerca de 4 cm de largura. Esta planta perene com bolbos não excede 50 cm de altura. Após a floração, a folhagem caduca, bem como as flores, que murcham. A orquídea-garça branca entra em dormência até a primavera seguinte. 

orquidea-garca-branca-flor

A plantação da orquídea garça branca

Como a orquídea garça (orquídea pomba) nem sempre é fácil de encontrar no florista ou no centro de jardinagem, é possível comprar tubérculos (ou bolbos) em lojas especializadas. 

O bulbo de Habenaria radiata precisa de um substrato leve específico para florescer. Plante-o em uma mistura de 3/4 de esfagno e 1/4 de perlita. Coloque o bolbo da orquídea em uma posição vertical, com a ponta para cima, abaixo de 1 cm de substrato. 

Logo após o plantio, regue com água da chuva ou água desmineralizada. Em seguida, pare de regar até que o broto da planta aponte para a superfície do substrato. Então, uma vez que o broto tenha aparecido, mantenha o substrato húmido até que a planta comece a entrar no período de dormência no início do outono. 

Cuidados de cultivo da orquídea garça

Está a perguntar-se como cultivar e cuidar da orquídea garça? O cultivo da Habenaria radiata (Pecteilis radiata) requer uma intensa luminosidade, sem muito calor. Quando todas as condições estão reunidas, a manutenção da orquídea garça é facilitada, assim como todos os outros tipos de orquídeas.

Localização e rega da orquídea garça

Escolha um local ao sol sem que as folhas da orquídea pomba sejam afetadas pelos raios diretos. Se as condições forem atendidas, você pode colocar sua planta floral em sua estufa ou varanda. Também é possível levá-la para os terraços e varandas durante os dias de sol.

Agora, se queres saber como regar a orquídea garça, saiba que ela deve ser regular para manter sempre a terra desta planta de turfa bem húmida. No entanto, preste atenção ao excesso de rega e à água estagnada, que apodrece as raízes da planta. 

Durante o período de crescimento, na primavera e no verão, um fornecimento especial de fertilizante para orquídeas será benéfico para sua planta. Adicione fertilizante uma vez a cada duas semanas na água de rega. 

Doenças e pragas da orquídea garça (orquídea pomba)

O cultivo da orquídea garça é pouco propenso ao desenvolvimento de doenças e ataques de pragas. Apenas o excesso de rega deve ser temido, pois pode rapidamente matar a planta encharcada. Além disso, quando a água estagna no solo, às vezes leva ao desenvolvimento de fungos radiculares nas plantas.

Se isso acontecer, mude o substrato da orquídea e limpe o vaso. Aproveite para cuidar da planta e cortar as raízes danificadas com uma ferramenta previamente desinfetada. Em seguida, deixe a planta em repouso por 2 a 3 dias antes de retomar a rega. 

Multiplicação da orquídea pomba

A multiplicação mais fácil da orquídea pomba consiste na divisão de bolbos subterrâneos. Com efeito, as orquídeas Habenaria radiata sobrevivem e propagam-se dando à luz, todos os anos, novos bolbos. Estes bolbos também são chamados de “raízes tuberosas”. Uma planta saudável pode produzir até 3 bolbos por ano e às vezes mais!  

O momento ideal para dividir os novos bolbos é no final do inverno. Eles estão bem formados nesta época, o suficiente para serem mais facilmente identificáveis na terra. 

orquidea-garca-branca
A orquídea garça é uma planta bolbosa

Comece removendo cuidadosamente a orquídea garça do vaso, com cuidado para não danificar as raízes. Remova com a mão a terra ao redor da raiz até chegar aos tubérculos jovens. Use uma tesoura de podar desinfetada para remover os bolbos. 

Você poderá então transplantar sua orquídea com franjas (outro apelido que este tipo de planta possui) e plantar os bolbos jovens em vasos individuais. 
O cultivo de orquídeas pode rapidamente se tornar uma paixão! Além disso, estas espécies têm a arte de trazer um toque decorativo ao seu interior de forma elegante e natural. Descubra a nossa seleção de orquídeas a domicílio de interior, consideradas plantas muito fáceis de manter!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top