Há momentos em que escolher uma planta nova para casa pode ser uma tarefa difícil, sobretudo se é a primeira vez que decide comprar uma ou se teve a má experiência de deixar morrer alguma. Não desista! Os benefícios de ter plantas em casa fazem com que mereça a pena dedicar-lhes um pouco do seu tempo. Na Interflora, elaborámos uma lista de plantas fáceis de cuidar e damos-lhe alguns conselhos básicos para as manter bonitas e saudáveis por mais tempo.

7 Plantas resistentes fáceis de manter

Se quer acrescentar um pouco de verde à decoração do seu lar, mas não tem muito tempo ou não sabe muito acerca de plantas, as 7 plantas que lhe apresentamos são perfeitas para si: resistentes, bonitas e fáceis de cuidar. Sobreviverão a quase tudo e vão encher os recantos da sua casa de cor, bem-estar e harmonia.

Anthurium ou antúrio

O Anthurium ou antúrio, uma planta tropical exótica e diferente, é uma das mais resistentes que podemos encontrar. Caracteriza-se pelas suas folhas grandes ovaladas de um verde intenso e pela espata vermelha em forma de coração que rodeia a flor propriamente dita. Basta regá-la uma ou duas vezes por semana. O mais importante é mantê-la num ambiente húmido. Pulverize a folhagem e coloque-a num prato com água e pequenas pedras.

Espatifilo ou lírio da paz

Também conhecida como lírio da paz, destaca-se pelo contraste das suas flores brancas com o verde brilhante da sua folhagem. Escolher esta planta só tem vantagens: é elegante, não exige muito cuidado e é uma boa purificadora do ar. Requer pouca humidade ambiente e luz solar indireta moderada. Regue-a uma ou duas vezes por semana, ou quando a terra não estiver húmida.

 Potos

Com caules que podem crescer mais de 2 metros, é uma sobrevivente nata. É capaz de tolerar diferentes tipos de luz e, por isso, pode colocá-la no espaço que preferir. Quando se deve regar? É muito fácil: quando notar que a camada superior da terra estiver seca.

Calathea ou calatéia

A Calathea ou calatéia, é a planta perfeita para principiantes. Conhecidas por plantas que rezam ou rezadeiras têm uma folhagem, com diferentes tonalidades de verde, sensível à luz que por isso assume diferentes posições ao longo do dia. Tombadas pela manhã, ao final da tarde as folhas erguem-se num movimento sussurrante que lembra as palmas das mãos juntas durante a oração ou meditação em diversas tradições religiosas. Para a manter saudável durante muito tempo, coloque-a num lugar com humidade e luz solar indireta. Tal como acontece com a potos, se a terra do vaso estiver seca, deve regá-la.

Planta do dinheiro

Para além de trazer sorte, pode ser um ótimo elemento decorativo em nossa casa. Uma planta suspensa que poderá colocar numa estante ou pendurada no teto para produzir um efeito cascata com os seus caules longos e pequenas folhas pontiagudas. Coloque-a num espaço bem iluminado mas com luz solar indireta, regue-a uma vez por semana no verão, e de 15 em 15 dias no inverno.

Bromélia

Existem diversos tipos de bromélias, sendo a variedade Vriesea a mais fácil de cuidar. É uma planta tropical, pelo que necessita de um espaço bem iluminado, mas sem luz solar direta. Exige que regue moderadamente, sem que a terra fique encharcada.

Suculentas

Com uma grande quantidade de variedades de entre as quais escolher, podem crescer, em nossa casa, tanto no interior como no exterior. Para as manter em boas condições, basta expô-las à luz solar indireta e regá-las com pouca água, uma vez de 15 em 15 dias. Assegure uma boa drenagem, pois o excesso de água é fatal para as suculentas.

Fatores básicos a considerar no cuidado de plantas de interior

Se levar em conta estes 5 fatores básicos nos cuidados para plantas de interior, não terá problemas com nenhuma planta! O mais importante é observar o desenvolvimento da planta e das flores e assim ampliar conhecimentos e compreender melhor as suas necessidades.

  • Luz: a falta de luz é um dos problemas mais frequentes no cuidado das plantas. Se as folhas começarem a ficar amarelas, mude-a para um lugar mais iluminado. Se, pelo contrário, observar que as folhas estão queimadas, é provável que tenha estado exposta à luz solar direta e excessiva.
  • Temperatura: a temperatura média ideal para as plantas de interior está entre os 15°C e os 20°C. Evite as mudanças bruscas de temperatura, pois podem provocar desequilíbrios no seu desenvolvimento.
  • Rega: a falta ou excesso de água é outra das principais causas da deterioração de uma planta. Observe a terra. Se estiver seca, está na hora de a regar.
  • Adubo: acrescente o fertilizante mais adequado à sua planta de forma periódica para favorecer o seu crescimento saudável.
  • Limpeza: acarinhar a sua planta, limpando o pó acumulado na folhagem, para além de retirar as folhas secas ou murchas, favorece de forma considerável o seu desenvolvimento.

E se pensa que a planta morreu?

Por vezes, o excesso ou falta de água, os fungos e as pragas destroem uma planta. Os ramos quebram, as folhas ficam secas e amarelas, as flores murcham… No entanto, nem sempre está tudo perdido. Como reanimar uma planta? Agir rapidamente aos primeiros sinais é muito importante. Podar os ramos secos, hidratar o torrão durante 10 minutos e voltar a plantá-lo num novo substrato são as medidas a tomar para cuidar e reanimar as suas plantas. 

Enviar plantas fáceis de cuidar com a Interflora

Agora que já conhece algumas plantas fáceis de cuidar, não deixe de criar um pequeno jardim de interior com plantas em sua casa ou de as oferecer a alguém especial. Na Interflora, encontra as elegantes e sofisticadas orquídeas, os vibrantes antúrios, as exóticas bromélias e outras plantas em vaso ou combinadas em cestos e centros de plantas. Encomende online as suas plantas de interior ou plantas de exterior  e receba-as em mão no mesmo dia. Se está longe e quer fazer uma surpresa a alguém especial a Interflora entrega as suas plantas num prazo de 24h em 150 países.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top