A pergunta «Como embalar uma planta para a proteger?» pode parecer estranha, mas surge muito frequentemente e em diferentes situações. Como se faz a embalagem de uma planta? Há várias maneiras de o fazer, dependendo da razão pela qual quer embalar plantas. Protegê-las durante um transporte, prevenir o ataque de pragas ou simplesmente assegurar que não sofrem com o frio e as geadas de inverno. As plantas de interior e exterior são embaladas de forma diferente, principalmente por razões de tamanho. Normalmente, as plantas de interior são mais pequenas. Quando deve embalar as suas plantas e como deve embalá-las? A Interflora explica como embalar uma planta para as resguardar.

Por que embalar plantas?

Proteção do frio e das geadas

Se sentir o frio do tempo de inverno lá fora e começar a notar que estão a aparecer folhas mortas nas suas plantas de jardim ou em vaso na varanda, então é mais que tempo de fazer algo pelas suas plantas de exterior. Antes de as plantas ficarem completamente congeladas, pode embalá-las para as manter um pouco mais quentes durante o inverno. Quando as desembalar na primavera, terão ainda melhor aspeto. As plantas em vaso podem ser abrigadas no interior durante o inverno e voltar ao exterior na primavera mas algumas plantas têm de ser deixadas no jardim durante o inverno por serem demasiado grandes. No entanto, os arbustos e mesmo as árvores de fruto podem ser protegidos do frio e das geadas pois também necessitam de ser embalados e mantidos quentes.

Proteção de pragas

Também terá de aprender como embalar uma planta se quiser protegê-las de pragas, quer se trate de uma planta de interior ou de uma planta de exterior, como uma árvore de fruto. As plantas são propensas a ataques de insetos ou fungos que devem ser evitados. Também pode envolver os vasos para impedir a intrusão da praga. Envolvendo a base da planta e bloqueando o acesso ao solo, as pragas não conseguirão instalar-se e pôr os seus ovos. Aprenda a controlar as pragas em plantas de interior!

Proteger uma planta num transporte ou mudança

Proteger uma planta num transporte ou mudança

A outra razão para embalar plantas é quando muda de casa. A embalagem das suas plantas num saco de plástico, papelão ou papel reduz o risco de serem danificadas. Facilita o transporte das empresas de mudanças e também evita o derrame de terra durante a mudança. Se seguir os nossos conselhos, verá que é importante preparar as suas plantas para uma mudança com bastante antecedência.

Embalamento de uma planta para proteção numa mudança

Vamos começar com alguns conselhos sobre o acondicionamento e embalagem de plantas para uma mudança. Tudo começa alguns dias antes do grande dia, e é melhor fazê-lo pessoalmente, uma vez que as empresas de mudanças normalmente não disponibilizam muito tempo. Como todos os seres vivos, as plantas são sensíveis e podem ser traumatizadas. Estarão num novo ambiente durante algum tempo, o que já é suficientemente confuso. Devem, portanto, ser cuidadas e mimadas antes da mudança.

Replantação

Replantação

Quando transportar plantas, para evitar partir os vasos de barro é aconselhável replantá-las em vasos de plástico. Esta é também uma oportunidade para verificar o estado do solo. Coloque terra nova no novo vaso para remover quaisquer pragas que nele possam ter posto os seus ovos e para fornecer à planta um substrato rico em microelementos. Este é também o momento de podar as plantas. Além de as plantas terem de ser podadas também evita que os ramos ocupem demasiado espaço e colidam com outros objetos durante o transporte.

Acondicionamento

Se as plantas forem suficientemente pequenas, é aconselhável colocá-las em caixas de cartão, plástico ou madeira. Se não tiver caixas suficientes, use um saco plástico, de papelão ou papel, tendo o cuidado de não as danificar. Escolha um saco suficientemente grande para não sufocar a planta. Faça isto na noite anterior ao transporte, mas não as deixe nos sacos ou nas caixas fechadas durante demasiado tempo. Quando transportar plantas certifique-se de que o solo não está demasiado húmido para que a água não escorra e molhe a caixa. Se as suas plantas estiverem em fase de floração, tenha cuidado para não serem arrancadas quaisquer flores durante a embalagem e o transporte.

Pode querer cobrir as suas plantas com papel muito fino ou jornal para evitar que as folhas sejam danificadas. Não hesite em fazer pequenos furos na caixa e no jornal que as cobre para permitir que respirem. Uma vez concluída a mudança, as plantas devem conhecer a sua nova casa o mais rapidamente possível. Regue-as imediatamente e após alguns dias adicione fertilizante.

Com a Interflora, também pode enviar plantas novas ao domicílio para se juntarem às suas! Devidamente embaladas, são entregues no dia da encomenda e chegam ao seu destino frescas e bonitas.

Embalamento de uma planta para proteção do frio e das geadas

Se quiser resguardar as suas plantas das temperaturas e geadas de inverno, pode colocar um manto ou véu de inverno no jardim. O véu de inverno é um tecido leve e fino que se coloca sobre plantas no jardim e também sobre plantas envasadas na varanda ou terraço. Ao contrário de um saco de plástico colocado sobre uma planta, o véu de inverno é permeável à luz e à água, o que impede a desidratação e evita as folhas mortas até desembalar a planta na primavera.

O véu é normalmente colocado no período que antecede o inverno ou durante o inverno. Contudo, é por vezes necessário colocar um véu durante o período de março a maio, quando ainda ocorrem geadas tardias. O véu é então utilizado para proteção das plantas quando o período de floração já começou, mas as temperaturas descem sem aviso prévio.

Há ainda outros métodos de proteção das plantas durante o inverno como uma pequena manta de palha ou cascas de árvore junto aos pés dos arbustos para os manter quentes.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top