O que poderia ser melhor para o vosso astral do que a presença de uma magnífica planta verde que embeleza a casa ou o escritório? Mas como saber qual planta verde escolher?

Todos os anos, nos dias de sol, o desejo é de comprar e cultivar plantas em vasos. Mas com uma variedade tão extensa, como decidir-se? Primeiro, deve perguntar-se sobre a utilidade que esta planta terá: decoração simples ou mais requintada? Puramente ornamental ou purificadora do ar?

Antes de escolher, também é necessário determinar o local escolhido para a planta, que influenciará na escolha das possibilidades e, finalmente, ser lúcido sobre o tempo que está disposto a dedicar a ela. Begônia, ficus, yucca, orquídeas: não entre em pânico, nem todo mundo tem mão verde, mas as plantas existem para todos.

yucca-em-vaso
A Yucca é uma planta verde perfeita para o interior

Deleite-se com plantas aromáticas e plantas ornamentais

Escolher uma planta verde é, acima de tudo, agradar a si mesmo. Para isso, nada como plantas aromáticas e ornamentais, que encantarão seus sentidos. As suas cores, aromas e, por vezes, os seus gostos oferecem uma tal diversidade que qualquer pessoa tem a certeza de encontrar a sua felicidade.

No que diz respeito à gula, as plantas aromáticas, por vezes também chamadas de ervas aromáticas, elevam a sua cozinha e dão-lhe um sabor inimitável. Elas também servem para infusões e verbenas. Ao lado dos já clássicos salsa, manjericão, coentro, estragão e cebolinha, alguns nomes intrigam e dão apetite: o cerefólio almiscarado, a artemísia, a citronela… Estas plantas, floridas ou não, não são mais desconhecidas da culinária, mas sim um ingrediente central graças aos seus sabores específicos. 

citronela-em-pote
A citronela é uma planta verde com múltiplas propriedades

As plantas aromáticas não têm apenas um papel gastronômico: poderá usá-las tanto na fitoterapia quanto na aromaterapia. Elas também entram na composição de muitas outras soluções de medicina alternativa e óleos essenciais.

Qual planta verde escolher de acordo com a decoração

Quanto à decoração, as plantas ornamentais são verdadeiros trunfos para decorar interior e exterior. Elas seguem tendências e modas que variam a cada ano. Nos últimos anos, a Hera foi particularmente apreciada, assim como o bonsai; enquanto a samambaia é agora onipresente nas ideias de decoração mais fashion. Da mesma forma, o cato e as suculentas são muito usados para enfeitar. Poderá também optar por uma escolha original, como plantas carnívoras ou trepadeiras formando uma parede vegetal, desde que possua dicas para cultivá-las da melhor forma. Os mais apaixonados poderão criar um terrário, criando condições ideais de humidade e calor. 

Escolher plantas verdes de interior ou exterior?

Está a se perguntar sobre a localização de sua planta verde? O espaço disponível determinará o tipo de planta que poderá cultivar. 

Nada mais relaxante e estético do que uma encantadora horta de jardim, onde cultiva todos os tipos de plantas verdes. No entanto, às vezes uma simples varanda é suficiente quando escolheu para si uma bela planta de exterior. Além disso, as condições de jardinagem nem sempre são mais complexas no exterior do que no interior. 

Plantas de apartamento, portanto, não são necessariamente mais fáceis de cuidar do que plantas de jardim. Catos e suculentas, por exemplo, acomodam-se perfeitamente ao sol pleno, que não é recomendado para outras plantas. Do mesmo modo, algumas variedades são muito resistentes ao frio: é o caso, nomeadamente, da palmeira da China, originária das altas regiões do Tibete, e também da bananeira do Japão. 

Muitas plantas de interior também gostam de ser movidas para o exterior quando as temperaturas permitem, na primavera ou no verão. Se elas precisam de exposição gradual e luz suave, elas aproveitam ao máximo a água da chuva que não contém cloro ou calcário.

catos-em-vaso
Os catos são fáceis de cuidar e enfeitam qualquer ambiente

Plantas aromáticas são sempre boa escolha

Dentro de casa, você pode saborear as alegrias da jardinagem de acordo com outras modalidades. Em todas as estações, sua cozinha pode acomodar uma horta que reúne plantas aromáticas com as mesmas propriedades. 

Por outro lado, algumas espécies têm necessidades especiais: o manjericão tem grandes necessidades de água e luz, que exigem que seja cultivado separadamente. Da mesma forma, será necessário ter cuidado para isolar a hortelã, que, apesar de suas muitas qualidades, tem uma tendência infeliz de sufocar o desenvolvimento de outras plantas.

A hortelã, a propósito, ilustra bem o papel essencial que as plantas verdes podem desempenhar em ambientes fechados. No seu quarto, trará serenidade e uma ação despoluidora positiva para a qualidade do ar, livre de substâncias tóxicas. Ela ainda vai ajudar a repelir insetos. Outras plantas verdes, incluindo Aloe Vera, talvez a mais conhecida e usada, são muito procuradas por seus efeitos calmantes contra insônia e estresse. 

Que manutenção para sua planta verde?

Quer você escolha plantas de apartamento ou plantas de exterior, é essencial selecioná-las de acordo com a manutenção das plantas que você deseja ou pode oferecer-lhes. Os elementos essenciais são luz, humidade e calor. Algumas plantas, como a azedinha e a cebolinha, gostam de luz moderada e rega frequente. Por outro lado, é preferível que a terra do louro, do alecrim ou do tomilho seque entre as regas, com sol à vontade. 

De um modo geral, deve-se sempre ter cuidado para não afogar a planta para não apodrecer suas raízes.  Por outro lado, para as plantas mais secas, é possível mergulhá-las em uma bacia de água de vez em quando. As plantas tropicais sempre apreciam um jato de nebulizador. Pense também em sistemas de reserva de água, especialmente se precisar viajar.

No que diz respeito à temperatura, raras são as plantas verdes que gostam de variações significativas. Os choques são sempre brutais para as nossas plantas, para as quais as temperaturas em torno de 19° são ideais. No exterior, uma luz suave irá servir-lhes. No interior, a proximidade de um radiador deve ser evitada. Último elemento crucial: o solo. 

O tamanho do vaso não deve interferir no bom desenvolvimento da sua planta. É possível substituí-lo imediatamente após a compra de plantas para oferecer-lhes um biótopo mais confortável ou simplesmente para dar um toque especial na decoração, com um soberbo vaso de terracota em vez de um pote de plástico. 

No final do período de inverno, é aconselhável transplantar sua planta verde, para que consiga aproveitar mais nutrientes com um novo solo. Bem escolhida e bem cuidada, ela lhe dará toda a satisfação. Esperamos que agora saiba qual planta verde escolher, de acordo com as suas necessidades e gostos!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top