As orquídeas são uma das plantas mais oferecidas e apreciadas pela sua beleza, simbolismo e algumas caraterísticas do mundo. Falar da orquídea é falar de uma extensa família de flores e plantas que podem ser encontradas em todo o planeta, desde as regiões polares até ao Equador, embora sejam mais abundantes nos trópicos. A diversidade destas flores em cores e tamanhos é incrível. Entre muitas espécies desta família podem ser admiradas as flores mais belas do planeta

Criar orquídeas não é uma tarefa fácil, pois dificilmente se darão bem fora do seu habitat. Por isso, foram criadas espécies híbridas que, desde finais do século XIX dão um toque exótico e elegante a espaços e recantos de casas. No blog da Interflora dedicamos um pequeno espaço a esta beleza natural e desvendamos um pouco da história e do significado da orquídea.

Orquídeas, a beleza, o equilíbrio e a elegância seculares

A orquídea é uma planta milenar, usada na China e na Grécia como planta ornamental e medicinal e pelos Astecas para aromatizar o chocolate. Há mais de 25 000 espécies provenientes de diferentes partes do globo, e as variedades relativas à forma, tamanho ou cores são infinitas. Chegou à Europa no século XVIII, tornando-se numa das plantas mais apreciadas do mundo.

A palavra orquídea tem uma origem etimológica no termo grego orchis, que significa testículo. O vocábulo foi encontrado pela primeira vez na obra do filósofo clássico Teofrasto datada de 375 AC, e faz referência à forma do tubérculo duplo nas raízes destas plantas. Talvez por isso os gregos as utilizavam como afrodisíacos. Já os chineses conheciam e cultivavam estas plantas há 1500 anos. A planta era também conhecida nas culturas pré-colombianas da América Latina. Os astecas utilizavam uma das suas variedades, a baunilha, para aromatizar uma bebida espessa, feita à base de cacau e que se destinava à nobreza e aos guerreiros, conhecida por “xocoatl”. O nome é-lhe familiar?

Arranjo de Orquídeas
Arranjo de Orquídeas Merlot

As orquídeas chegam à Europa pela mão de um botânico inglês, Charles Wager, que em 1731 as trouxe do Novo Mundo e plantou no Jardim Botânico de Chelsea. As flores despertaram um interesse sem precedentes nas classes mais elevadas da época, que começaram a construir orquidários como um requisito do seu estatuto social. Para satisfazer o consumo das orquídeas raras e exóticas, durante muitos anos os colecionadores profissionais, na sua maioria de França e Inglaterra, dedicaram-se a saquear sem misericórdia os bosques americanos, colocando muitas espécies em risco de extinção. Em inícios do século XX, contudo, a denominada era de “orquideomania” havia chegado ao seu fim. O custo para aquecer as estufas onde se cultivavam estas plantas era extremamente alto e a escassez energética – agudizada pela Primeira Guerra Mundial – dificultou a manutenção dos orquidários privados. Com a depressão de 1929, o cultivo de orquídeas a grande escala passou definitivamente para as mãos de empresários comerciais.

Orquídeas, a sensualidade num convite ao exotismo de outras paragens…

Símbolo de beleza, equilíbrio e elegância, a orquídea evoca a sensualidade num convite ao exotismo de outras paragens. A perfeição e singularidade das suas linhas revelam sentimentos puros e sinceros num bouquet de orquídeas. As muitas cores das flores expressam sentimentos profundos e muito diferentes que vão da inocência, paz, amor, respeito e esperança ao orgulho, ousadia e sensualidade. A beleza, equilíbrio e elegância da flor orquídea influenciam o equilíbrio visual e harmonizam os ambientes com as suas cores e contornos sinuosos das flores e folhas. Os arranjos de orquídeas, pequenas esculturas, renovam e fortalecem a energia dos ambientes.

O significado da cor das orquídeas na linguagem das plantas

A mensagem enviada pela orquídea varia segundo a sua cor. As orquídeas têm uma linguagem que permite expressar sentimentos conforme as cores das pétalas da flor. A Interflora desvenda o significado da orquídea segundo a cor das pétalas da flor. 

  • As orquídeas cor-de-rosa evocam a sensualidade e as vermelhas expressam amor e paixão. Quanto mais intenso for o tom, mais poderosa é a mensagem. 
  • As orquídeas amarelas manifestam a amizade e as orquídeas roxas são um sinal de respeito, admiração, espiritualidade e luxo. 
  • As orquídeas cor-de-laranja transmitem orgulho, entusiasmo e ousadia. 
  • As orquídeas azuis significam paz e harmonia. 
  • A orquídea branca revela um sentimento puro e sincero e simboliza a inocência e pureza, elegância e reverência. 
  • As orquídeas verdes significam esperança.

 Oferecer orquídeas

Oferecer uma orquídea significa transmitir uma mensagem de beleza e para alguns também de luxúria, colocando em evidência a alta consideração e estima pela pessoa que a recebe, dado o elevado preço que estas flores geralmente têm. Felizmente, hoje em dia, são mais acessíveis. É possível oferecer orquídeas em várias ocasiões e ficar sempre bem. Deixamos, no entanto, algumas sugestões para evitar mal-entendidos ou para tirar maior partido da simbologia do seu presente.

  • Uma orquídea roxa expressa respeito, admiração e espiritualidade e é uma prenda iideal para um advogado, um psicólogo ou alguém ligado à religião.
  • Em tons azuis, as orquídeas são perfeitas para transmitir uma mensagem de paz e harmonia. Uma orquídea em tons azuis é perfeita para acalmar as águas depois de uma discussão com o seu namorado ou namorada.
  • Se pretende seduzir alguém e quer dizê-lo abertamente, não hesite em oferecer orquídeas cor-de-rosa que evocam a sensualidade.
  • Um presente elegante é um arranjo de orquídeas onde se destaca uma orquídea em tons verdes, símbolo da natureza e esperança.
  • Para um casamento, as melhores flores são as orquídeas brancas, seja no ramo da noiva, no cabelo das convidadas ou nas lapelas dos smokings. As orquídeas brancas simbolizam a inocência e pureza, elegância e reverência e revelam um sentimento puro e sincero. Quando a relação dura, alguns casais celebram os 55 anos de matrimónio com uma “boda de orquídeas”. 
  • É necessário ter cuidado quando se oferece orquídeas amarelas por se considerar que o seu significado pode ser amor ou erotismo. No entanto, as orquídeas amarelas manifestam amizade e neste contexto são a prenda perfeita para oferecer a uma amiga ou amigo.
  • As orquídeas vermelhas, são um símbolo de paixão. Uma orquídea vermelha poderia ser interpretada como uma proposição erótica direta. Não há forma mais clara de dizê-lo.

Assinale os grandes momentos com flores de agradecimento, felicitações, condolências, aniversário, amor, noivado, casamento, nascimento… declare os seus sentimentos e ofereça uma orquídea. Adicione um cartão personalizado com as suas palavras às suas orquídeas. Descubra as orquídeas brancas Recife. Prolongue o seu presente no tempo e ofereça uma orquídea.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top