As orquídeas possuem milhares de espécies diferentes e algumas orquídeas são mais fáceis de florescer do que outras. É o caso, por exemplo, da orquídea Phalaenopsis, ou de outras variedades vendidas em centros de jardinagem e também no site da Interflora. A orquídea Dendrobium e a orquídea Cymbidium fazem parte das flores do género Orchidaceae, que também são fáceis de cultivar e florescem com facilidade. Mas como fazer a orquídea florescer? Como podá-la para florescer? Descubra todas as dicas de cultivo!

Como saber se uma orquídea vai florescer? 

Se a sua orquídea é uma espécie que floresce várias vezes por ano, não corte a haste floral muito rapidamente. Mesmo que a orquídea tenha murchado pela primeira vez, o que importa é que o caule que suporta as flores esteja verde para que uma segunda floração ocorra.

orquidea-rosa



Ou seja, caso tenha uma orquídea com folhas amareladas ou uma orquídea com folhas murchas, ela ainda assim poderá dar flores! Podem, então, surgir várias situações para fazer uma orquídea florescer de novo:

  • Um novo caule floral começa a crescer no caule principal. 
  • Um keiki aparece num olho do caule floral. 

O termo “keiki” é usado para designar um novo broto de orquídea. Um keiki se assemelha a sua orquídea mãe, mas em versão em miniatura. Esses brotos jovens podem ser selecionados e plantados num substrato adequado para o tipo de orquídea para conseguir fazer mudas.

Lembre-se de que, se o caule ainda estiver verde, a orquídea poderá florescer em breve. Se, por outro lado, o caule secar completamente, é hora de podá-lo. 

Como podar uma orquídea para florescer?

A poda é uma das necessidades principais quando pensamos em cuidar das orquídeas. Felizmente, a manutenção da orquídea não é tão complicada após conhecer as peculiaridades da espécie cultivada. De modo geral, uma haste floral ou cana de orquídea completamente seca pode ser cortada a 2 centímetros da terra. 

orquideas-multicor

O termo “cana” é utilizado para designar os pseudobulbos da orquídea Dendrobium, também chamada orquídea bambu. 

Para podar uma orquídea, é melhor usar uma tesoura de poda ou uma faca desinfetada para fazer um corte limpo. Além disso, recomendamos que espere até que todas as flores estejam murchas antes de cortar o caule. É uma maneira eficaz de estimular a nova floração e solucionar a vontade de como fazer a orquídea florescer.

Antes de cortar o caule, verifique se vê um botão localizado num nó (gomo). Se for esse o caso, corte a 1 centímetro acima do nó onde o broto está localizado. 

Para espécies de orquídeas que fazem várias florações por ano, novas flores são formadas dentro de 8 a 12 semanas. 

orquideas-coloridas-em-interior

Como fazer a orquídea Phalaenopsis dar flores?

A sua orquídea Phalaenopsis fez uma primeira floração e deseja que isso se repita futuramente? Eis os truques a aplicar: 

  • Corte o caule no lugar certo: na haste floral, logo abaixo das flores murchas, observe os pequenos botões. Corte a haste com 1 centímetro acima do broto para estimular a próxima floração. 
  • Varie a temperatura: coloque a sua orquídea Phalaenopsis na temperatura fresca durante a noite. A temperatura ideal é de cerca de 15 °C, nunca abaixo de 13 °C. Este contraste entre dias quentes e noites frias ajuda a orquídea a reflorescer. 
  • Deixe a sua orquídea ter sede: molhe a sua orquídea Phalaenopsis 1 vez cada 2 semanas em vez de 1 vez cada semana. Esse estresse envia uma mensagem para a planta, que se apressa a florir para ser fecundada e, assim, manter a sua espécie. 

Como fazer a orquídea Cymbidium florescer novamente?

Para fazer reflorescer uma orquídea Cymbidium, é preciso assegurar as suas necessidades de luz e de frescor. Eis as dicas de cultivo: 

  • Transplante a sua planta florida: na primavera, assim que novos brotos aparecerem, replante a sua orquídea Cymbidium num vaso ligeiramente maior. 
  • Coloque a sua orquídea ao ar livre: sempre que possível, coloque a sua planta ao ar livre durante o verão e o outono para que a noite fresca possa ajudá-la a florescer. 
  • Varie os fertilizantes para orquídeas: nem todos os fertilizantes têm a mesma composição. Variando os fertilizantes que dá à sua orquídea, ela se beneficiará de um suprimento mais diversificado de nutrientes. Ótima solução se pensa no que é bom para fazer a orquídea florir de novo.

Como fazer a orquídea Dendrobium reflorescer?

A orquídea Dendrobium precisa principalmente de uma variação de temperatura entre o dia e a noite para dar flores. As temperaturas ideais são entre 18 e 20 °C durante o dia e 14–15 °C durante a noite. Ao colocá-la do lado de fora, certifique-se de protegê-la da luz solar direta, chuva e correntes de ar.  

flores-orquidea-branca
  • Escolha o momento certo para causar essas variações. Espere até que pequenas folhas emergentes apareçam nas extremidades das hastes da orquídea Dendrobium que se assemelham a canas de bambu. 
  • Quando chegar a esse ponto, é hora de deixar a planta fresca durante a noite. Também não hesite em reduzir a rega até ver os primeiros botões aparecerem. 

Como pode ver, cultivar orquídeas não é tão complicado quanto parece. Lembre-se de oferecer uma orquídea por ocasião de um evento especial. É um presente que sempre é um grande sucesso!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top