Todos os tipos de orquídeas precisam de um cuidado e manutenção específicos. A Interflora lhe diz o passo a passo para cuidar de uma orquídea e mantê-la saudável:

As famosas orquídeas Phalaenopsis

orquídeas

Qual tipo de orquídea você tem em casa? Cuidar da sua orquídea depende do tipo de planta que você escolheu. No entanto, essas dicas e truques para cuidar de orquídeas se aplicam para a maioria das orquídeas que encontrará no mercado. 

As mais comuns são geralmente as orquídeas Phalaenopsis, geralmente roxas e brancas que poderá encontrar em nosso catálogo. A família Phalaenopsis reúne cerca de cinquenta espécies tropicais, originárias de Taiwan, Filipinas, Austrália e das Ilhas do Oceano Índico. É uma planta monopodal, ou seja, as suas folhas crescem na base da haste. Sua magnífica flor cresce ao longo do tronco, como hastes.

A orquídea Phalaenopsis (imagem acima) é uma planta epífita, ou seja, ela pode crescer em outras plantas e árvores com a ajuda de suas raízes para se fixar. Já as orquídeas Cymbidium são volumosas e majestosas, dotadas de grandes folhas compridas e flores maiores do que as Phalaenopsis. 

Os cuidados especiais para as orquídeas

Como cuidar de uma orquídea? Há uma crença equivocada de que as orquídeas são difíceis de manter, mas esse não é o caso. Contudo, terá sempre que levar em conta, é claro, alguns dos seus requisitos básicos. Com os devidos cuidados, a orquídea pode florescer várias vezes ao ano. 

As orquídeas Phalaenopsis, por exemplo, exigem cuidados de orquídeas de interior pois se adaptam muito melhor à vida em ambientes fechados do que às condições externas. Estas flores elegantes e sofisticadas são uma maneira fácil de iluminar uma sala. As orquídeas requerem cuidados básicos que não são muito complicados.

É por isso que é conveniente saber como cuidar das orquídeas e suas preferências específicas, como a quantidade de rega, a luz que precisam, a temperatura, o tipo de ambiente, entre outros fatores. Siga os nossos passos para cuidar de uma orquídea e terá flores saudáveis e frescas por muito mais tempo.

Luz, temperatura e humidade ideais para as orquídeas

Algumas necessidades ambientais são importantes para as orquídeas.

  • A luz ideal: a orquídea do tipo Phalaenopsis tem uma grande necessidade de luz. Por isso, encontrar o lugar certo para uma floração adequada é muito importante. No que diz respeito às orquídeas roxas, é melhor colocá-las perto de uma janela ou de um terraço. Tenha cuidado, no entanto, com a luz direta em suas folhas. 
  • A temperatura adequada: a temperatura ideal para esta planta deve ser mantida entre 22ºC durante o dia e entre 16º e 20ºC durante a noite. 
  • A humidade aconselhável: a orquídea precisa de um alto nível de humidade, ou seja, entre 60% e 80% durante a maior parte do tempo para facilitar seu cultivo. Cuide para arejar o ambiente regularmente ao abrir as janelas, mas sem exagerar na quantidade de vento, que poderá causar danos às flores delicadas.

A rega das orquídeas

Como regar uma orquídea? As orquídeas geralmente não precisam de uma grande quantidade de água para a floração. Geralmente, é aconselhável regá-las uma vez por semana, quando a terra está seca, dependendo da estação do ano em que se encontra.

Cuidar de uma orquídea: os nutrientes certos 

É importante fornecer nutrientes às suas orquídeas para impulsionar o crescimento natural e a aparência de uma nova flor. Durante o período de crescimento da sua orquídea (quando novas folhas e flores aparecem), a dica é colocar fertilizante na água da rega uma vez a cada 2 semanas. Quando a planta estiver em repouso, ou seja, fora do período de crescimento, poderá parar de lhe oferecer fertilizantes. 

Cuidado com as pragas 

Os caracóis e as lesmas são as pragas mais comuns, especialmente se estiverem no jardim. Se notar algum destes sintomas, recomendamos que consulte um centro de jardinagem especializado ou um florista para ajudá-lo a encontrar produtos para controlar essas pragas incômodas.

Onde cultivar: em vaso ou em pote? 

Vasos ou potes para as orquídeas? Em geral, as orquídeas naturais geralmente crescem melhor em vasos ou potes se forem relativamente novas. Um pote de plástico é geralmente uma boa escolha, porque quando terá que replantar, ela pode ser separada muito mais facilmente quando quiser cultivá-la em um vaso ou pote maior. 

É aconselhável que façamos um transplante da orquídea a cada dois ou três anos, independentemente da condição da planta. Também é importante prestar atenção aos tipos de vasos para as orquídeas após o transplante. Quando há muitas raízes ou longas raízes saindo da borda do vaso, isto significa que a planta cresceu o suficiente e precisa de uma mudança de vaso.

Cuidar de uma orquídea de acordo com a estação 

Como tratar as orquídeas de acordo com a época do ano?

  • Sobre a rega: a primeira regra é somente regá-la com água quando o substrato estiver praticamente seco e à temperatura ambiente. Portanto, a frequência com que você deve fazê-lo é cerca de duas vezes por semana na primavera e no verão, quando a planta exigirá maior quantidade de água; e uma vez a cada duas semanas durante o inverno e outono, pois o frio pode ser mais delicado para a planta.
  • Como cuidar das orquídeas no inverno? De março a outubro é uma boa ideia adicionar um pouco de fertilizante especial às orquídeas em sua irrigação duas vezes por mês para que a planta ganhe mais força e vitalidade, já que a luminosidade é bem menor durante as estações frias. 

O significado das orquídeas

Para além dos cuidados essenciais, o significado das orquídeas é muito profundo e varia de acordo com a cor. As orquídeas brancas e roxas simbolizam a espiritualidade e a serenidade, enquanto que as coloridas evocam a sofisticação e o refinamento, dois adjetivos que acompanham muito bem o formato delicado desta planta. 

Uma curiosidade sobre as orquídeas é que estas plantas eram raras durante a época vitoriana, e somente a nobreza tinha acesso às espécies exóticas vindas dos trópicos. Por isso, possuí-las era sinônimo de riqueza, elegância e sofisticação, palavras que até hoje correspondem perfeitamente às orquídeas. 

Esperamos que este guia rápido tenha lhe ajudado a aprender mais sobre como cuidar de uma orquídea!


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top