Cuidar de uma bela orquídea pode ser complicado e, às vezes, pode acontecer de suas flores murcharem. Infelizmente não é raro recebermos esta planta de presente e, pouco tempo depois, perceber que a orquídea está a morrer. Mas não se preocupe: uma orquídea com flores murchas tem solução! Alguns gestos simples e eficazes podem salvá-la.

Sua orquídea está mal? Não é irremediável: o importante é agir cedo o suficiente para salvar a planta. Encontre aqui todas as dicas para cuidar de uma orquídea e dar-lhe vida novamente. 

Orquídea com flores e folhas murchas: as causas

Por que sua orquídea está murcha? Quando as orquídeas murcham, é normal investigarmos o motivo do problema, da mesma forma quando encontramos orquídeas com folha amarela. Em geral, as razões pelas quais as orquídeas estão indo mal são, no entanto, muito poucas e rapidamente identificáveis. Veja alguns motivos que podem levar a orquídea a murchar:

orquidea-com-flores-murchas

A época da floração está terminada

Esta é a razão mais simples pela qual as orquídeas murcham! As flores chegaram ao fim de seu ciclo e, portanto, a planta começa a ver suas flores se deteriorarem. Portanto, esta é uma causa perfeitamente natural: as flores de orquídeas geralmente murcham no outono. Por isso, neste caso, não há nada a fazer, pois a orquídea com flores murchas está a cumprir o seu ciclo natural, e não precisará cuidar das orquideas depois que as flores caem

Falta ou excesso de luz

As orquídeas amam a luz durante diversas horas por dia. Mas essas flores exigentes não apreciam a luz muito aguda de um sol forte. A falta ou o excesso de luz podem provocar a degradação das orquídeas, plantas tropicais por excelência. Por isso, saber dosar a luz é essencial para evitar que as flores da orquídea fiquem murchas

Problema de temperatura 

Novamente, as orquídeas gostam de seu pequeno conforto: nem muito frio, nem muito quente. A maioria das orquídeas apreciam um ambiente morno (acima de 7 a 10° C) e temem a geada. Mas elas suportam mal temperaturas acima de 30° C. Em vasos, assim como no jardim, talvez seja esse problema. 

rega-da-orquidea

Rega insuficiente ou excessiva  

O vaso, ou solo para orquídeas em campo aberto, está seco, ou, inversamente, muito húmido e cheio de água? Mesmo as orquídeas resistentes, como a Phalaenopsis, não apreciam a seca excessiva ou a rega excessiva. Neste último caso, as flores podem murchar devido ao apodrecimento do sistema radicular sob o efeito da água estagnada.

Desequilíbrio de pH

A água da torneira é rica em calcário, substância pouco apreciada pelas orquídeas. Prefira a água sem calcário (ou água da chuva) para a rega da orquídea. Além disso, a escolha de um fertilizante inadequado pode contribuir para desequilibrar o pH da planta. 

Orquídea com flor ou folha murcha: o que fazer?

Apesar de todos os seus cuidados (ou simplesmente porque você a esqueceu em um canto), sua orquídea vê suas flores se deteriorando uma após a outra. Para dar vida à sua planta, você identificou o problema da sua orquídea e deseja agir. Então, o que fazer? 

A poda da orquídea com flores murchas

O primeiro gesto é remover as flores e folhas danificadas da orquídea. Retirando regularmente as flores e folhas mais degradadas, permite-se que a planta se equilibre melhor, obtendo um efeito visual mais estético. Mas, o principal, é podar o caule. Na verdade, uma vez removidas as flores, você precisa cortar o caule no nível do terceiro botão. Este tamanho do caule funciona idealmente no final da floração. 

O replantio (ou transplante da orquídea com flores murchas) 

Outra solução: alterar a estrutura do vaso da planta, ou seja, fazer o que chamamos de “envasamento”. O enchimento é uma operação necessária quando a terra do pote parece esgotada, transplantando a planta para outro pote. Esta operação efectua-se de dois em dois anos ou até três anos. Para fazê-lo, não é muito difícil: 

  • O pé da planta deve ser lavado na água para humedecer suas raízes;
  • Em seguida, poderá trocar o substrato do frasco; 
  • Por fim, poderá replantar a planta em seu novo substrato, onde suas raízes irão se desenvolver pouco a pouco.
transplante-de-orquidea

Um fertilizante especial pode ser adicionado ou, então, as raízes da planta podem ser lavadas em uma mistura de água e fertilizante. Isso irá fortalecer o crescimento de suas flores, folhas e caules (e assim evitar uma orquídea com folhas murchas).  

Mudanças no ambiente (luz, humidade…)

Para garantir que a sua planta fique saudável, pode simplesmente modificar o seu ambiente:

  • Coloque sua orquídea no peitoril de uma janela voltada para a luz da manhã; 
  • Tenha cuidado com a regularidade da ingestão de água: é necessário regar uma vez por semana no período estival, e duas vezes por mês no período primaveril. É melhor regar a planta por imersão do que regar suas flores, hastes, folhas ou caule diretamente. Para isso, faça a imersão das raízes em uma bacia com água.  
raizes-de-orquidea
É preciso tomar cuidado para não encharcar a orquídea
  • Meça as ingestões de fertilizantes e escolha-os com cuidado: um fertilizante muito azotado favorece o crescimento do caule enquanto as flores necessitam de um fertilizante rico em potássio. 
  • Faça a plantação por estacas da sua orquídea. Por exemplo, de sua orquídea Phalaenopsis, de modo a obter mais de uma orquídea no caso de ela murchar.

Agora já sabe como cuidar das orquídeas murchas e como pô-las em forma!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top