Quer adicionar vida em um ambiente sem luminosidade?  Neste caso, as plantas de sombra total são uma ótima escolha. Ao instalar uma planta que cresce na sombra nesta parte de sua casa, vai colocar todas as chances do seu lado para vê-la florescer. Nem todas as plantas verdes têm as mesmas necessidades, e as plantas de interior que crescem na sombra são perfeitamente adequadas para pouca luz.

Ao contrário do que se poderia pensar, existem até plantas com flores que florescem em sombra total. Tenha certeza, mesmo em uma sala virada para o norte, poderá desfrutar de uma bela decoração verde com plantas que não precisam de sol.

Que plantas verdes escolher para um quarto escuro?

As plantas que gostam de sombra não são tão raras. Na natureza, muitas delas crescem sob a densa copa das florestas, o que as torna diferentes das plantas e flores que gostam de sol. Muitas plantas tropicais desenvolveram tesouros de engenhosidade para crescer com sucesso à sombra da folhagem de árvores altas. E em nossas florestas subterrâneas metropolitanas, plantas perenes como a hera e as samambaias são campeãs do reino vegetal! Abaixo, veja outras plantas que não precisam de sol.

Plantas verdes de interior para um quarto escuro

  • Dracaena: a falta de luz não incomodará esta planta de sombra total. Com suas longas folhas verdes, ela parece uma pequena palmeira enquanto cresce e toma forma.
  • Sansevieria ou língua-da-sogra: esta planta perene com magnífica folhagem vertical acomoda-se bem com pouca luminosidade. Como uma planta de sombra, é fácil de cuidar e não precisa de grande manutenção.
  • Aglaonema: esta planta de sombra tem uma folhagem das mais decorativas! Faz parte das plantas de interior que constituem um belo presente para os debutantes em jardinagem. Ela consegue dar um toque original na decoração da casa com as cores de suas folhas.
  • Adiantum fragrans ou cabelo de Vênus: com suas folhas graciosas e delicadas, esta planta de sombra é uma das variedades de samambaias que se adaptam muito bem à vida interior. Também pode ser plantada num jardim para embelezar um maciço.
  • Chamaedorea alta ou palmeira de montanha: esta pequena palmeira aprecia a sombra e o calor. É uma planta de fácil manutenção que traz um toque exótico para a decoração interior, ótimo para os fãs da moda urban jungle.

Trepadeiras de interior para quarto escuro

mulher-segurando-philodendron
A Philodendron é uma planta de sombra que pode ser cultivada tanto em vaso como na forma de trepadeira
  • Pothos: esta planta verde em vaso é originalmente uma liana que cresce à sombra da folhagem das árvores. É muito fácil de cuidar e se contenta com pouca luz.
  • Philodendron: esta planta de sombra pode ser cultivada como uma planta trepadeira ou como uma planta verde em vaso. No entanto, o philodendron precisa de um suporte de cultura para se agarrar caso a cultive como planta trepadeira.
  • Hera: esta planta perene e trepadeira tem a vantagem de ser uma planta despoluidora. Muito versátil, a hera também é uma excelente planta para a varanda. Quando colocada no jardim, veste lindamente treliças e pérgulas.

Que plantas floridas escolher para um quarto escuro?

As plantas que conseguem florescer com pouca luz não são tão numerosas quanto as verdes. Na verdade, a floração é um processo que exige muita energia às plantas. Energia que elas tiram em boa parte da luz. A boa notícia é que existem variedades de flores que podem florescer em um dos quartos escuros de sua casa, sendo plantas que não precisam de sol!

  • Antúrio: esta planta de sombra com esplêndidas flores vermelhas brilhantes não aprecia a luz forte. Ela será muito mais feliz em um canto mais escuro de sua casa.
  • Spathiphyllum ou flor da lua: nativa das florestas sul-americanas, esta planta com flores brancas em meia lua é capaz de florescer em qualquer época do ano. E o melhor: mesmo com pouca luz!
  • Azálea: esta planta florescente aprecia sombra, frescor e humidade. Lembre-se de colocá-la em um dos cômodos da casa que não seja muito aquecido. As azáleas são também magníficas plantas de exterior, permitindo florescer um maciço à sombra.
  • Bromélia: fácil de viver, esta planta de sombra vai fazer você desfrutar de uma floração longa e espetacular. Desenvolve-se bem mesmo na ausência de rega regular.
  • Clivia miniata: esta planta de interior floresce perfeitamente na sombra. No entanto, é aconselhável levá-la para o exterior no retorno do bom tempo, o que a torna uma planta de sombra exterior

Agora já sabe que a falta de luz não é um freio para ter belas plantas de interior de sombra em casa. A natureza é resiliente e saberá fazê-lo desfrutar, mesmo à sombra, com as plantas de sombra total!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top