As altas temperaturas andam a castigar suas plantas? Pois é melhor começar a investir em plantas de verão, ou seja, em variedades de plantas e flores resistentes ao sol. Se possuir uma varanda, terraço ou jardim que receba a luz solar durante várias horas por dia, as flores que gostam de sol serão suas melhores companheiras. Elas não irão se deteriorar e saberão enfeitar sua casa com muita graça, mesmo nos dias mais quentes. 


A Interflora lhe ajuda a escolher as melhores plantas para o verão, aquelas que tiram proveito da luz solar intensa, sem ressecar. Veja como escolher e como cuidar destas flores que gostam do verão com as nossas dicas:

Quais as plantas que resistem ao sol?

Afinal, quais as plantas que resistem ao sol? Diferente das plantas que não precisam de sol, as plantas de verão toleram muito bem as altas temperaturas e tiram proveito dos raios solares intensos. Elas poderão decorar com muito charme a sua varanda ou terraço, sem que você pense que está a lhes fazer mal com o calor intenso. A seguir listamos plantas e flores resistentes ao sol, que poderá cultivar no espaço externo da sua casa:

Aloé Vera

Além de ser uma das plantas medicinais mais famosas, dado suas inúmeras propriedades curativas, a Aloé Vera é uma das plantas que gostam de sol. Por ser uma planta suculenta, ela deve ser colocada em terraços, varandas ou mesmo próxima à janelas que recebam a luz do sol. A Aloé Vera é muito resistente à secura, e precisa de regas profundas, mas em pouca quantidade. É considerada uma planta fácil de cuidar, e pode até mesmo ser usada para tonificar a pele e os cabelos.

Alfazema 

Igualmente na lista de plantas para varandas e terraços resistentes está uma das espécies da lavanda, a Alfazema (Lavandula latifólia). Ela é uma espécie de planta aromática que suporta bem os locais ensolarados, com flores de cor púrpura, perfeitas para decorar sua varanda ou terraço. A Alfazema pode ser usada inclusive em chás e perfumes, por possuir uma fragrância muito agradável. Para cultivar, certifique-se de que a terra está bem drenada e não exagere nas regas.

Gerânio 


A família dos gerânios é bem extensa, podendo chegar até mil espécies, e sua tolerância ao calor vem do fato de ser uma planta originária da África do Sul. Possui folhas circulares e flores de diversas cores: brancas, amarelas, cor-de-rosa e vermelhas. É uma excelente escolha para aqueles que buscam enfeitar o terraço ou a varanda com flores coloridas! Além de tudo, ela atrai polinizadores, como pássaros e abelhas. As regas podem ser feitas três vezes na semana, sem encharcar  o solo.

Equinácea


Para os fãs de flores vibrantes, a Equinácea (Echinacea purpurea) é sempre boa escolha. Ela é a definição do verão, com suas pétalas longas de cor púrpura e seu caule alto. Tolera muito bem períodos de seca e não precisa de sombra, já que faz parte das flores que gostam de sol. A rega deve ser feita com moderação, e seu período de floração acontece entre julho e setembro, ou seja, durante os meses mais quentes do ano. Esta planta gosta de cursos d’água à proximidade, por isso, se possuir um jardim, tente plantar à beira de um charco, exposta ao sol.

Girassol 

Claro, os Girassóis, com toda sua exuberância, não poderia faltar! Sua flor conhecida e deslumbrante chama a atenção de todos. Poderá plantá-lo em vasos médios ou grandes expostos ao sol, já que a planta gosta de sol em abundância, com no mínimo 4 horas de exposição diária. É perfeito para quem está a se perguntar qual flor gosta de muito sol. As regas devem ser feitas com frequência, com o intuito de manter o solo sempre húmido, mas nunca encharcado. 

Hortênsias 

As Hortênsias são consideradas flores resistentes ao sol e possuem flores abundantes, o que confere charme a qualquer varanda ou terraço. Elas podem ser cultivadas na forma de arbustos, ótimas opções para quem dispõe de um maior espaço. Quando for plantá-la, pense em cultivar a flor em solos ácidos e ricos em matéria orgânica, além de escolher vasos de tamanho grande. Outro ponto a se levar em conta são as regas regulares, feitas diariamente quando o calor é intenso. Poderá igualmente multiplicar esta planta com facilidade ao criar estacas.   

Alecrim

Quer saber qual planta aguenta sol o dia todo? Bom, nossa sugestão é apostar no Alecrim, esta planta para sol intenso, bem fácil de cultivar. Além de tudo, o Alecrim é excelente para a saúde, ao ajudar a aliviar dores de cabeça e melhorar a circulação sanguínea. Considerada uma planta arbustiva, ele aprecia a exposição ao sol e solos bem drenados. Poderá plantá-lo sem dificuldade em vasos, mesmo se tiver um pequeno terraço ou varanda. Aproveite a fragrância revigorante que ele tem a oferecer!

Agora você já sabe: são vários os tipos de plantas e flores que gostam de sol! Conte com a Interflora para escolher as que mais combinam com a decoração da sua varanda ou terraço ensolarado.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top