O objetivo das férias é ir para relaxar, sair do cotidiano e deixar para trás as preocupações e os aborrecimentos habituais. Infelizmente, nem sempre é fácil partir com a mente leve e a cabeça livre quando sabemos que deixamos para trás animais para cuidar, crianças para cuidar… e plantas de verão para regar. No entanto, é fácil viajar sem se preocupar com o bem-estar das plantas de interior. A Interflora fornece-lhe um truque para desenvolver um sistema de rega mais eficiente e ainda mais simples. Não há necessidade de se sentir culpado, nem necessidade de perguntar em que estado estarão as suas plantas da varanda, da sala de estar ou do jardim quando voltar. Existe uma solução para a rega das plantas quando se está ausente durante vários dias.

  • Cuidar de plantas ao ar livre 
  • Regar as plantas que estão no interior 

Cuidar de plantas ao ar livre

Na ausência de alguns dias, a sobrevivência das plantas de exterior é menos preocupante do que as de interior. Com efeito, as plantas exteriores são frequentemente plantadas na terra, pelo que as suas raízes são muito mais profundas, permitindo procurar água profundamente na terra. Já devem ter reparado que a maioria das plantas do jardim se contenta com água da chuva. No entanto, é verdade que, em períodos de férias, o clima é muitas vezes mais quente, o que torna indispensável regar os canteiros. Neste caso, também é necessário um truque para regar automaticamente durante o seu período de ausência. O sistema de rega automática mais conhecido é o sistema de rega por gotejamento, também utilizado para regar a horta. Se tiver agulhetas de rega no relvado, pode modificar o seu raio para que também regue as suas plantas.

Para regar a horta ou os vasos de flores, existe um sistema de irrigação chamado cones de rega. Trata-se de recipientes de forma cónica, que se enchem de água antes de se irem embora. Os cones de rega são plantados na terra onde estão as suas plantas. A água flui lentamente, ao longo dos dias, funcionando da mesma forma que uma gota a gota, em um sistema simples e eficiente. 

Se as suas férias são no Inverno, normalmente não é necessário programar a rega das plantas ao ar livre. Com efeito, a maioria das plantas caducas não necessita de água e os vegetais persistentes estão habituados a este tipo de clima, regando-os teria, pelo contrário, um efeito nefasto, pois um excesso de humidade pode fazer apodrecer as raízes.

Regar as plantas que estão no interior

Ir de férias quando se tem plantas de interior é mais preocupante. As plantas de interior não beneficiam da chuva e a única fonte de água é artificial, pois cabe-lhe regá-las regularmente. O que fazer com as plantas se ninguém as puder regar? A maioria das dicas e truques para regar plantas em vaso é encontrar ou construir um sistema de rega automático. É assim que se assegura a rega de flores da cozinha, das plantas da varanda, da sala de estar e mesmo da casa de banho durante 3, 5, 7 ou mesmo 14 dias.

Em primeiro lugar, é importante deixar as suas plantas no melhor estado possível. Por isso, é preciso mimá-las antes de partir. Consiste em retirar-lhes as folhas mortas, podá-las se necessário, ou transplantá-las. Depois, movam as plantas e coloquem-nas numa sala climatizada, especialmente se partir no Verão. Certifique-se de que suas plantas não estejam muito quentes. O excesso de humidade é raramente de temer, pelo contrário, uma peça húmida pode permitir à planta aguentar mais alguns dias no caso de vir a ter muita sede. Aliás, veja nossas dicas de plantas fáceis de cuidar para não se preocupar quando sair de férias. 

Uma vez que você tenha encontrado um lugar fresco e iluminado, sem que o sol entre em contato com as plantas, há um primeiro truque para regar os vasos de flores automaticamente. O sistema de irrigação por cones, como explicado anteriormente para o exterior, também funciona. Se você não tem cones, você pode fabricá-los você mesmo. Uma garrafa de plástico é suficiente para fazer um kit de irrigação improvisado. Pegue uma garrafa de plástico, faça dois ou três furos na rolha e encha-a de água. Para perfurar os furos na rolha, pode ser necessário aquecer uma agulha. Em seguida, derrube a garrafa e empurre o início do gargalo para a terra. Não se esqueça de fazer também furos na parte inferior da garrafa, uma vez que é colocada de cabeça para baixo. Sem estes últimos furos, o líquido não escapará. Este truque permite criar uma espécie de gota a gota que irá garantir a rega durante todas as suas férias.

O último conselho é talvez o mais barato e mais fácil de implementar. O sistema de rega com esferas de argila permite irrigar o substrato sem se preocupar com nada. As plantas verdes continuam a bombear a água do solo e este é naturalmente humedecido pela água que escapa das bolas. As esferas de argila são como esponjas, que sugam a água durante a rega. Retêm o excesso de água e o líquido é progressivamente libertado para a terra quando a argila está seca. Não é necessário um kit de rega completo para regar a sua planta verde, uma vez que as bolas de argila também funcionam perfeitamente como gotas. Se você seguir todas as nossas dicas e truques, poderá sair serenamente em licença e deixar suas plantas verdes em casa sem se preocupar com a sua rega.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top