.
Entrega hoje para pedidos até às 18h30

Origem e significado da poinsettia, a flor do Natal

Pouco a pouco começamos a ver a sua cor vermelha intensa em todo o lado. A chegada do Natal está a aproximar-se, e a flor de Natal vai ocupando o seu lugar em muitas casas e também na decoração natalícia de lugares públicos e escritórios. Começamos então a nos perguntar sobre o significado da poinsettia, essa flor de natal incontornável.

Além de lhe contarmos alguns cuidados para desfrutar desta flor durante todo o ano, também lhe falamos sobre a origem e significado desta planta de Natal mais famosa, a Poinsettia. É bastante interessante conhecer mais detalhes da flor de Natal, uma planta que nos acompanha a cada Natal. 

Viva esta temporada festiva com a Interflora e ofereça a planta mais natalícia que pode existir!

A flor de Natal de origem mexicana que dá cor ao Natal

A história da flor de Natal, também chamada flor de Páscoa ou flor do espírito santo, está ligada à história do seu país de origem, o México. Já no século XVI, alguns frades missionários que se encontravam em missão de evangelização no país utilizavam-na como decoração floral no Natal. Ao tratar-se de uma planta que floresce nos meses de dezembro e janeiro, tem vindo a servir de adereço floral nas festas natalícias. Na sua origem, era um símbolo de pureza, conhecida pelos seus benefícios medicinais. 

Além disso, o significado da poinsettia associava-se à cor vermelha do sangue e do sofrimento dos sacrifícios, especialmente por volta do século XVI, na cultura asteca. Atualmente, esta planta é apenas utilizada para fins de decoração com a chegada das celebrações natalícias. 

Embora o seu nome científico seja Euphorbia Pulcherrima, a estrela de natal é mais conhecido por Poinsettia, denominação que recebeu do botânico Joel Roberts Poinsett, que deu início à moda desta espécie como planta de Natal, além de fazê-la conhecida em todo o mundo. 

Poinsett foi o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México entre os anos 1825 e 1829, e começou a oferecê-la aos seus amigos durante a época de floração da planta, ou seja, no Natal. 

Poinsett faleceu a 12 de dezembro de 1851; data que, anos mais tarde, foi reconhecida nos EUA como o Dia da Poinsettia, em homenagem e comemoração do seu máximo embaixador, Poinsett. Ou seja, o significado da Poinsettia evoluiu muito com o passar dos anos, graças a Poinsett, seu primeiro admirador.

O significado de oferecer a Poinsettia

Afinal, qual o significado da flor de Natal? Em Portugal, já se converteu num costume pré-natalício oferecer uma flor de Natal a quem nos é mais querido. Este hábito de comprar flor de natal, que se estendeu a muitas famílias, marca o início do Natal por um lado, e por outro é o símbolo de desejos de boa sorte

Tal como fazia Poinsett, oferecer uma flor de Natal a alguém que gosta significa desejar-lhe boa sorte e prosperidade. Amigos e familiares podem ser destinatários deste presente tão colorido, mas também pode tratar-se de um presente da empresa muito original neste Natal.

Surpreenda quem quiser com as poinsettias, um presente espetacular que se destacará nestas festas, nesse cantinho tão especial da sua casa. Além de tudo, o significado da flor do espírito santo é conhecido por quase todos, o que os fará sentir queridos e apreciados.

Na Interflora somos especialistas em dar cor em forma de flor aos grandes momentos da sua vida e à dos seus. O Natal é apenas um deles.

Por que a Poinsétia é considerada a flor do espírito santo?

A Poinsettia, que também pode ser escrita com a grafia “Poinsétia”, possui flores (brácteas) muito parecidas com a Estrela de Belém. Esta estrela, como conhecemos, foi associada ao nascimento de Jesus e passou a ser usada para decorar casas e igrejas como uma espécie de oferenda. Daí o motivo de associarmos esta flor ao espírito santo, e de nomeá-la estrela do natal. É a flor que simboliza o natal, mais do que todas as outras!  

Dicas para cuidar da Poinsettia, a estrela do natal

As poinsettias, também conhecidas como bico de papagaio, podem alegrar sua casa mesmo depois que o Natal passar. Para isto, é preciso saber quais são os cuidados de manutenção e cultivo básicos. Alguns dos cuidados da flor de Páscoa incluem:

  • A planta estrela de natal gosta de muita luminosidade, além de espaços sem correntes de ar;

  • Prefere solos arenosos, com terra bem drenada;

  • Poderá regar sempre que o solo estiver seco;

  • Outra necessidade é fertilizar a poinsettia com adubo orgânico;

  • Proteja a planta de temperaturas abaixo dos 7° graus, colocando-a no interior da casa.

  • A poda da poinsétia pode ser feita na ponta dos galhos, no momento em que a flor começar a ficar com partes amareladas.

Dica especial: na época natalícia, deixe a sua flor de Natal em um local que receba bastante luz. Se ela estiver plantada em um jardim, poderá deixar de regá-la até o início da primavera. Esperamos que desfrute do vermelho vivo da Poinsettia por muito tempo!