A sua Poinsettia, perfeita no Natal e durante todo o ano
Chega o Natal e a cor vermelha inunda alguns dos cantinhos mais especiais das nossas casas. Falar de vermelho em plantas de Natal é sinónimo da flor de Natal, uma planta que protagoniza a decoração natalícia de muitas casas em Portugal. Na Interflora somos especialistas em poinsettias ou flores de Natal. Por isso, queremos partilhar alguns dos cuidados básicos para que possa admirar esta planta não apenas durante as festas natalícias, mas também para que saiba como mantê-la todo o ano e desfrutar dela durante o máximo de tempo possível. Consegue imaginar chegar ao seu próximo Natal com a sua poinsettia bem fresca? Tome nota e deixe-se rodear da sua cor vermelha na próxima quadra natalícia. A sua poinsettia chegará maravilhosa ao Natal seguinte com este guia de cuidados da Interflora.
Conselhos para desfrutar da sua Poinsettia durante todo o Natal

O primeiro que chama a atenção da flor de Natal é a intensidade da sua cor vermelha, uma cor que a identifica e que em vez de estar presente nas suas pétalas, está presente nas suas folhas. Esta é, sem dúvida, uma grande singularidade que identifica esta planta.
Dentro de poucos dias chegará o Natal a sua casa na forma de uma poinsettia. É o momento de mimá-la e ter em conta estes primeiros cuidados com a sua planta de Natal: a quantidade de luz, de água e a temperatura. Admire a sua ponsettia durante todo o Natal com estes conselhos:
- Muita luz. Tal como com a maioria das plantas, a flor de Natal também precisa de muita luz natural, mas sempre longe de correntes de ar, tanto frias como quentes.
- Pouca água Durante estes dias de festas natalícias bastará regá-la uma ou duas vezes por semana. A planta deve ter humidade, mas não em excesso.
- Temperaturas suaves. Procure que a temperatura do ambiente onde tenha a sua poinsettia se situe entre os 16º e os 21º.
Depois do Natal, tenha estes cuidados com a sua poinsettia
O Natal já terminou. Já estamos a 7 de janeiro e é altura de retirar a decoração de Natal. E a poinsettia? Que conselhos podemos seguir para desfrutá-la durante os próximos doze meses? Cada estação do ano tem as suas particularidades no que toca à temperatura, humidade e outras atenções concretas. Na Interflora passamos por cada uma das quatro estações, para que saiba que cuidados específicos deve ter em conta para a sua flor de Natal e assim chegue a dezembro de 2019 com uma poinsettia fresca, com vida e repleta de folhas vermelhas.
No inverno, repouso e poda para a poinsettia
A partir de janeiro finaliza a floração da flor de Natal e chega o momento em que começam a cair as suas folhas, até finais do mês. A planta continua a necessitar de muita luz, pouca rega e que seja colocada longe das correntes de ar. Os cuidados mais adequados no inverno são o repouso e a poda dos seus ramos, que poderá fazer assim que tenham caído todas as suas folhas. Tenha em conta que deve deixar os ramos com uns 10 centímetros de comprimento, aproximadamente. Uma vez cortadas pode aliviar as feridas com a cera de uma vela. Neste período poderá começar a ver alguma folha nova verde, uma vez que já passou a sua fase de secura.


Mude a sua flor de Natal na primavera
Com a chegada da primavera pode mudar a sua flor de Natal para um vaso maior. Com esta mudança, a sua planta poderá chegar a medir até 50 centímetros de altura. Em alternativa, se tem um jardim e decide mudá-la para lá, terá um arbusto de poinsettia de até 5 metros. Na primavera é importante que mude a terra e que lhe dê fertilizante extra. Com estes cuidados verá como a sua planta de Natal voltará a reanimar-se. A partir de abril as temperaturas começam a ser mais suaves, por isso, se vive num local mais quente, pode colocá-la no exterior, desde que esteja protegida do sol intenso. Pelo contrário, se vive num lugar frio, o melhor será mantê-la no interior de casa.
No verão a poinsettia quer luz e pouca agua
A sua flor de Natal chegou ao verão nas melhores condições. Agora, uma vez adaptada às características da sua casa, a quantidade de luz já não é tão vital. De todos a forma, aconselhamos sempre na Interflora a colocá-la nos lugares mais iluminados. É importante, sobretudo agora no verão, que receba muita luz, desde que não seja de forma direta. Ao longo desta estação deve ir preparando-a para a sua época de floração, daí que recomendemos que a regue pouco no verão.
Escuridão para a sua flor de Natal no Outono
É agora que devemos ter os cuidados mais específicos para conseguir a floração da nossas poinsettia a pouco tempo da chegada do Natal. Por isso, a partir de finais de setembro ou princípios de outubro, o ideal é que passe entre <12 e 14 horas por dia na escuridão total. Para tal, pode tapar a planta durante a tarde-noite com um plástico escuro ou um cartão grosso, que impeça a entrada da luz.
Além de controlar o tempo de escuridão também é importante a quantidade de água, sobretudo agora no outono, os meses em que está a passar pela sua época de floração e, portanto, o momento em que necessita de maior quantidade de água. A flor de Natal é uma planta que não necessita de ter humidade a toda a hora. É conveniente acabar com o ciclo de regadio, o que significa que a qualquer momento terá de passar para terra seca. A água deve ser pulverizada na terra e nunca nas folhas da poinsettia, pois isso pode prejudicar a sua aparência.

A sua poinsettia perfeita para outro Natal

Com estes cuidados, chagámos aos meses de Natal e, novamente, a sua poinsettia volta a florescer com aquelas folhas vermelhas tão características. Agora que conservou a sua em perfeito estado durante todo o ano com este guia de cuidados, está na altura de oferecer uma flor de Natal a quem quiser para que também possa desfrutá-la durante todo ano, como você.