Dicas de manutenção e irrigação por Interflora sobre como salvar uma planta verde 

Suas plantas têm folhas castanhas ou quebradiças? Você percebe que as hastes apodrecem, ficam moles ou já não crescem? É provável que as suas plantas estejam a morrer, mas não é por isso que precise jogá-las fora! As plantas são mais resistentes do que se poderia pensar e, por vezes, basta deslocá-las, protegê-las do sol ou, pelo contrário, oferecer-lhes mais luminosidade para que regressem à vida. Acima de tudo, a forma como são regadas desempenha um papel essencial no seu estado de saúde. Existem, porém, alguns truques e cuidados básicos para saber se a planta está em boa saúde. Isso começa com um bom diagnóstico para entender de que está sofrendo a sua planta. Quando souber o motivo, poderá agir em conformidade para salvar sua planta verde.

Diagnosticar a causa da morte de uma planta verde

A primeira coisa a verificar quando se descobre que a sua planta está a definhar é ter a certeza de que ainda não está morta. Para isso, raspe a base da haste da planta e remova a primeira camada de casca seca. Se o interior da haste ainda estiver verde e macio, é porque ainda há vida na planta. Mesmo que o caule se parta e esteja completamente seco, ainda há esperança de que as raízes estejam vivas.

Seja qual for a causa da sua morte, todas as plantas mortas acabam por secar. As causas de seu mal-estar podem ser múltiplas e variadas, como mudanças de temperatura bruscas na primavera, geada, calor, excesso ou falta de água ou de sol. Por exemplo, o vento pode afetar o crescimento dos arbustos e uma cultura inadequada pode afetar a vitalidade das flores e das plantas de interior. A Primavera é geralmente o momento fatídico em que se verifica se as plantas sazonais recomeçam a crescer ou não. No Verão, a falta de humidade provoca a secagem, e isto observa-se em primeiro lugar nas plantas com pontas das folhas castanhas. Atenção: o inverno é a estação que pode causar mais danos porque poucos vegetais apreciam a temperatura baixa desta estação.

Dicas para ressuscitar uma planta verde

Se a sua planta verde não está nos seus melhores dias, mas ainda está viva, há uma forma de salvá-la. O primeiro passo é livrar-se das partes mortas. Com uma tesoura de podar, corte os caules a partir da parte superior da planta e corte progressivamente para baixo, cortando progressivamente a cada 3 cm. Quando os primeiros sinais de vitalidade aparecem, isto é, quando a haste se torna verde, é preciso parar de cortar. No pior dos casos, a poda deve ser feita até à base, deixando apenas as raízes. Nesse caso, só nos resta esperar pela ressurreição. Se a sua planta se encontra no seu jardim, é preciso esperar até o fim do Inverno para proceder a esta etapa radical, com o risco de expor ao congelamento os restos da planta frágil.

Existem arbustos e flores que exigem uma poda regular e generosa mesmo sem estarem mortos. As roseiras, por exemplo, exigem ser podadas e libertadas dos seus ramos mortos, a fim de fornecer flores abundantemente.

Uma vez que você tenha removido sua planta de todos os ramos mortos, é importante encontrar um lugar onde ela se sinta bem e possa florescer. Se sua primeira tentativa falhou, é porque havia um impedimento. Muitas vezes é um problema de localização. Lembre-se: as plantas precisam de luz. Muitas vezes, as plantas decorativas em vaso estão mal posicionadas em relação ao sol e geralmente não estão expostas à luz. De um modo geral, a luminosidade deve ser importante, uma vez que permite realizar a fotossíntese, sem no entanto ser demasiado direta. A exposição direta ao sol pode queimar a planta. É mais difícil mover uma planta de exterior, pois é necessário contentar-se com o espaço disponível no seu jardim, que está por vezes demasiado coberto de zonas de sombra ou, pelo contrário, totalmente exposto ao sol.

Antes de transplantar a planta ou de a deslocar para outro canteiro, é por vezes necessário molhá-la e dar-lhe um banho. Nos primeiros dias ou semanas, é até aconselhável humedecê-la com um nebulizador. Isto leva-nos a falar sobre rega, que é um dos truques a dominar bem. Como saber se uma planta tem sede? Basta colocar a falange de seu dedo no solo. Se a terra está seca, é um sinal bastante ruim. Dependendo da umidade percebida em seu dedo, você será capaz de avaliar se ela precisa ou não beber. Poderá colocar sua planta em um vaso, preenchê-lo e esperar alguns minutos para que o excesso de água seja drenado. Um dos erros mais comuns é afogar as plantas. Muitas vezes, os cálices usados sob os vasos não são bons para a planta, porque afoga os vegetais e a água acaba por perecer. Se notar que a folhagem está a ficar mole, que a parte inferior do caule está a ficar acastanhada e que a terra está a ficar húmida, é porque a sua planta está a afogar-se. Nosso conselho é colocá-la em uma sala na temperatura mais elevada possível para que o calor facilite a evaporação do excesso de água. Em seguida, diminua a quantidade de rega para que isso não volte a acontecer. 

Como deve ter percebido, o nosso conselho é manter sempre a esperança. Enquanto houver um sinal vital, mesmo que fraco, há a esperança de rever a sua planta renascida, mesmo que lhe imponha uma poda radical. Se a sua planta está realmente morta, talvez esteja na altura de dar uma volta pela Interflora para descobrir a variedade de plantas fáceis de cuidar e encontrar uma espécie que se adapte melhor ao seu ambiente. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top