É frequente observar que as plantas verdes ficam castanhas, especialmente as extremidades das suas folhas. No entanto, este fenómeno frequente é uma anomalia que deve alertar-vos para a saúde das vossas plantas de interior. Este sintoma caracteriza-se frequentemente pelo escurecimento ou amolecimento das extremidades pontiagudas das plantas. Existem várias causas, como a má rega, a má secagem ou a má exposição da planta à luz. Vamos aprender primeiro a diagnosticar o problema de que padece a sua planta, cujas extremidades escurecem, e como evitá-lo para não impedir o seu crescimento. Felizmente, é possível curar a sua planta doente. A Interflora dá-lhe algumas dicas para tornar as folhas da sua planta bonitas novamente.

Por que as folhas escurecem?

Talvez já tenha notado que as extremidades das suas plantas de interior estão a escurecer. Isto acontece frequentemente às plantas carnívoras ou às plantas cujas folhas são pontiagudas e finas, como o dragoeiro (dracena) ou a cordiline. Se possui plantas com pontas das folhas castanhas, isto não é saudável, embora seja frequente. É um sinal que deve alertar para a saúde da sua planta. Dependendo da espécie, podem ser observados outros sintomas próximos, especialmente se a sua planta verde tem folhas que ficam amareladas ou muito moles. Entre as causas mais frequentes, pode-se citar a exposição excessiva ao sol ou a humidade excessiva da terra.

A falta de água

É evidente que a secagem das folhas é sintoma da falta de água. Este problema é menos comum para as plantas ao ar livre, que se beneficiam da água da chuva. No verão, isto também pode ser observado nas plantas do jardim devido à falta de chuva. Atenção às estações como a Primavera e o Outono, que já são períodos mais húmidos e durante os quais se tende a negligenciar a rega, pensando que a natureza bebeu o suficiente. Mas nem sempre é assim.

Se a planta está enegrecida, significa que a seiva não pôde ser drenada até às extremidades e que estas acabaram por morrer. Por isso, deve ser dada especial atenção à rega. É importante hidratar bem a planta. A água presente no substrato é um componente essencial para a produção de seiva. Para resolver este problema, você pode dar um banho à sua planta, depositando o pote em um tanque de água ou na pia por vários minutos. Em seguida, tente manter-se constante nas suas regas. Se, no entanto, sentir que rega regularmente, talvez seja necessário reconsiderar onde instalou a sua planta. A luz direta do sol causa uma secagem muito rápida da terra.

O ar seco

O ar seco é a segunda causa do escurecimento das pontas das plantas. Isto é mais visível nas plantas em suspensão. Quando colocadas em altura, são mais frequentemente confrontadas com a seca do ar. Este problema ocorre muitas vezes no inverno, porque aquecemos o nosso interior e a planta compensa com mais suor. Por isso, deve regar mais frequentemente as suas plantas de interior ou encontrar uma maneira de humedecer o ar na sua casa ou no seu apartamento.

Demasiada água

Embora possa parecer estranho, a outra causa comum do escurecimento das pontas é o excesso de água. O excesso de rega humedece anormalmente a terra e faz as raízes apodrecerem. Se as raízes apodrecem, a água deixa de poder ser absorvida pela planta e a seiva deixa de circular. Com isso, o excesso de rega tem o mesmo efeito que a falta de água. Alguns vegetais aquáticos, embora raramente conservados no interior, nunca sofrem de excesso de água. É o caso, nomeadamente, do papiro. Se observar que a terra está demasiado húmida ou encharcada, coloque a sua planta num local mais quente para ajudar a evaporar mais rapidamente. Quando o estado é realmente crítico, talvez seja necessário considerar o transplante da planta para oferecer-lhe uma terra seca mais rapidamente.

Solo contaminado

O transplante da planta também deve ser considerado se o diagnóstico indicar que o solo está contaminado. O substrato é por vezes contaminado por excesso de fertilizante ou por excesso de rega, especialmente se a água for demasiado dura. Verifica-se então um envenenamento das raízes, o que impede a drenagem adequada da planta. Por conseguinte, os sais e os fertilizantes impregnam-se na água e são encaminhados para as pontas da planta, causando o seu escurecimento.

Doença

Talvez uma planta castanha seja uma planta doente. Parasitas como a cochonilha podem se instalar na planta. As cochonilhas deixam manchas pretas nas folhas. São causadas por lesões devido à acumulação das toxinas. Estes parasitas podem encontrar-se durante todo o ano nas plantas de interior e principalmente na primavera ou no verão quando estão ao ar livre. A fumagem, a doença dos olhos de pavão ou o fitofitoftthora são doenças bem conhecidas que acontecem especialmente quando a planta está instalada num local de alto teor de humidade.

Como cuidar de uma planta que ficou marrom?

Infelizmente, é triste dizê-lo, mas uma vez que a folha se tornou castanha, é impossível dar-lhe vida. Salvar a planta é possível, como acabamos de ver. Basta diagnosticar a causa do problema. Em segundo lugar, há que remediar esta situação aplicando um dos nossos conselhos. Em breve, o crescimento da planta retomará e a sua folhagem ganhará vitalidade. Por outro lado, as partes pretas, marrons ou mortas não recuperarão a vida. A parte preta da folha está totalmente seca. Ou ela acabará por cair, ou poderá removê-la, já que a planta consegue cicatrizar facilmente. Se encontrar um ramo castanho, uma haste ou uma folha inteira, é possível removê-la completamente cortando as partes mortas com uma tesoura de podar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top