Suas plantas têm pequenas manchas marrons nas folhas, os ramos quebram ou secam? Não há dúvida, pode estar a lidar com doenças das plantas. O seu jardim está a ser destruído por um parasita, e as suas árvores de fruto estão a ser atingidas por um fungo? As suas plantas de interior estão a morrer e não sabe como salvá-las? É hora de cuidar de suas plantas, encontrar uma cura para elas e voltar a ter plantas saudáveis. Como todos os seres vivos, as plantas podem estar doentes. Interflora ajuda você a diagnosticar as  doenças mais comuns, examinando cuidadosamente as partes afetadas. Vamos também encontrar uma solução para tratá-la e lhe ensinar como salvar uma planta.

Botrytis e outros cogumelos

As doenças criptogâmicas são também conhecidas como doenças fúngicas, ou seja, provocadas por fungos. Os esporos dos cogumelos, quase invisíveis, voam pelo ar e aterram nas plantas. Eles se infiltram em pequenos interstícios das folhas, caules, em feridas ou orifícios. Em seguida, germinam e um fungo aparece. Na maioria dos casos, os cogumelos são minúsculos, sob a forma de bolores, mas têm efeitos devastadores sobre as plantas que podem tornar-se necróticas.

O botrytis é uma das doenças das plantas mais comuns. É mais conhecido como podridão cinzenta. Trata-se de um bolor, ou seja, de uma doença criptogâmica que atinge principalmente as árvores, os arbustos, as plantas ao ar livre ou as que são cultivadas num jardim de inverno ou estufa.

A fumagem, o míldio e a ferrugem são vários casos de fungos com efeitos devastadores. A doença criptogâmica pode ser causada por muitos fatores e existem muitos métodos para lidar com ela. Apesar de tudo, é sempre aconselhável prevenir antes de curar, porque cuidar de uma planta doente nunca é sem consequências. No caso de uma doença causada por um fungo, é frequentemente necessário eliminar as partes afectadas, mesmo que seja necessário remover toda a planta quando se trata de culturas hortícolas ou destinadas a ser consumidas.

Embora a podridão cinzenta, a ferrugem, o míldio e outros bolores sejam causados por fungos diferentes, os seus métodos de prevenção são comuns. Aconselha-se a podar bem os canteiros, para que a humidade não fique presa nas folhagens ou nas ervas. É aconselhável não plantar muito apertado. Não adicione fertilizante azotado e pense em cultivar alho na sua horta, pois o alho tem um carácter antifúngico reconhecido. Caso contrário, você pode preparar uma decocção de alho para pulverizar ou usar calda bordalesa. A calda bordalesa deve ser usada no início da infestação. Ela tem a vantagem de estar totalmente de acordo com a agricultura orgânica.

Cochonilhas e outros parasitas

Para além dos cogumelos, as outras doenças das plantas bem conhecidas são causadas pela presença de parasitas. Estes parasitas são frequentemente pequenos insetos, como acontece com as cochonilhas farinhentas ou com outros pequenos animais que não são insetos, como as aranhas vermelhas. Os pequenos insetos podem encontrar-se tanto em árvores, arbustos, como em suculentas que estão no interior. Ao contrário dos cogumelos, que se desenvolvem frequentemente no exterior, pode encontrar-se um parasita de planta verde no interior. Entre estes parasitas, pensa-se nas cochonilhas farinhentas.

Como o seu nome indica, as cochonilhas deste tipo são reconhecíveis pela matéria farinhenta que as cobre. Há uma multiplicidade de variedades de cochonilha que têm todo o efeito de deixar pequenas manchas nas folhas atingidas. Estas manchas alargam-se até que a folha esteja completamente morta. A doença causada pela cochonilha é semelhante à causada pelas aranhas vermelhas. Estas comem também as folhas e sugam a seiva, até que as folhas secam. A secagem das folhas é uma doença também causada pelas fezes das cochonilhas que surgem nas folhas e impedem o processo de fotossíntese de ocorrer. No entanto, é a fotossíntese que garante o crescimento da planta.

Se suas plantas suculentas ou outras plantas de interior sofrem deste sintoma, como folhas amarelas que aparecem de forma anormal, é aconselhável agir rapidamente. Comece por retirar da sua planta verde as folhas atingidas por parasitas. Trata-se principalmente de plantas com folhas amareladas, castanhas ou cinzentas. Depois, temos de encontrar uma cura para que os parasitas não voltem. Para se livrar das aranhas ou dissuadi-las de voltar, deve-se ter o cuidado de proceder a uma rega regular. Estes parasitas temem a humidade, e é por isso que se atacam mais facilmente contra as plantas que estão no seu interior. Se, apesar de tudo, encontrar uma doença causada por um parasita no seu jardim ou nas suas árvores de fruto, comece por regar abundantemente. Em seguida, como prevenção, é aconselhável pulverizar decocções artesanais ou chorume de urtiga. Evite o uso de produtos químicos que podem ter um efeito devastador na natureza, sem garantir a total eliminação dos parasitas. Sem contar que as aranhas e os insetos se habituam aos inseticidas, tornando-os ainda mais resistentes.

Para resumir, o primeiro passo é perceber que as plantas estão doentes, pois mesmo as plantas fáceis de cuidar podem precisar de ajuda. Agir é o segundo passo. Infelizmente, quando é preciso agir, pode ser já demasiado tarde. Nenhum pesticida, nenhum remédio milagroso permite, em geral, livrar-se totalmente de uma doença. É preciso começar por podar as partes da planta que estão atingidas, e depois o que se segue consiste principalmente em encontrar soluções para evitar que se repita ou que a doença se propague. O segredo para ter plantas em plena forma é prestar uma atenção muito especial à prevenção, sendo este o único método que permite realmente ter plantas saudáveis.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top