Todos desejam ter lindas plantas verdes em casa. Quando escolhemos decorar o nosso apartamento com plantas, esperamos que todas cresçam e que vejamos suas folhas com um verde brilhante. É por isso que, quando observamos uma anomalia, como manchas castanhas, folhas a amolecer, caules a partir, folhagem menos densa e murcha, começamos a entrar em pânico. É preciso saber que o amarelecimento das folhas é muito frequente. Mesmo que isso vos tranquilize, não vos deve fazer pensar que não é grave. Pelo contrário, trata-se de um sintoma que deve alertar-vos, pois uma flor ou uma planta amarela indica que esta está a morrer. A Interflora explica-lhe as razões do amarelecimento da folhagem, e ainda como tratar a sua planta e garantir que isto não se repita.

Diagnosticar uma planta verde com folhas amareladas

Para saber como lidar com este problema, deve primeiro diagnosticar uma planta verde com folhas amareladas. Se estiver no outono e as plantas, árvores ou arbustos estiverem ao ar livre, é perfeitamente normal. Isto porque a vegetação é retardada pela queda das temperaturas, a seiva está a descer e a planta prepara-se para enfrentar o inverno. Por outro lado, se notar o amarelecimento das folhas em plantas colocadas no interior de vasos, deve ficar em alerta. Tal como as plantas exteriores, as folhas amarelas acabam por murchar e cair. Ora, ao escolher ter plantas de interior, estava certamente interessado em ter uma folhagem persistente. Quando notar folhas amareladas, amarronzadas ou, pior, notar as folhas de planta verde escurecidas, não há necessidade de ir a uma clínica de plantas: o diagnóstico mais provável é o excesso de rega.

Os principiantes pensam que, para cuidar de uma planta de interior, basta encontrar-lhe um bom local e regá-la regularmente. Para além das plantas muito resistentes, a maior parte das variedades tem instruções de manutenção um pouco mais complicadas. Algumas espécies preferem mesmo que o substrato esteja seco e não serve de nada regá-lo com demasiada frequência. De um modo geral, é aconselhável regar moderadamente as suas plantas, quando se observa que o solo está seco, sem no entanto afogar a planta. Ao fazer isto, evita as plantas com pontas das folhas castanhas.

Causas do amarelecimento

Poucas pessoas o sabem, mas quando a borda das folhas fica amarela ou acastanhada, é um sinal que indica que as suas plantas em vasos têm um problema de rega. O problema mais frequente tem a ver com o excesso ou com a falta de água. Se esquecer de regar suas plantas, elas irão secar, murchar e quebrar. Dessa forma, se identificar estes problemas, não deve ter regado a planta o suficiente. Em contrapartida, quando as plantas em vasos recebem demasiada água, constata-se que a aresta das folhas fica amarelada ou, ainda, manchas castanhas podem aparecer. Isto acontece porque as raízes apodrecem no solo húmido. Como estão podres, não funcionam e a planta não consegue se nutrir.

Uma outra razão para o amarelecimento, sempre ligada a um problema de rega, é um sinal de carência de azoto. A carência de azoto ocorre durante a lixiviação do solo. Em outras palavras, acontece quando uma quantidade excessiva de água faz diminuir o nível de azoto presente na terra. O nitrogênio desempenha um papel essencial no processo de fotossíntese, válido para qualquer tipo de planta. A queda do teor de azoto também pode ser observada com a estagnação do período de crescimento. Se o crescimento da vegetação for retardado e não for um período de repouso habitual para esta variedade de planta, é aconselhável seguir os nossos conselhos para pôr fim a este período de repouso e iniciar um novo período de crescimento.

Tratar as folhas que ficam amarelas 

Se deseja que as suas plantas em vaso voltem a ter folhas jovens que cresçam, ou que suas árvores e arbustos não fiquem amarelados, é importante verificar o estado do solo. Se a aparência da planta não for muito preocupante, pode simplesmente esperar que a água evapore e que o substrato fique seco. Uma vez seco o solo, imponha-lhe uma dieta seca durante alguns dias antes de começar a regar de novo com moderação. No caso de a situação já ser demasiada alarmante e de o amarelecimento da folhagem ser muito preocupante, talvez seja necessário proceder ao transplante. Tome cuidado para remover cuidadosamente a planta do seu vaso original. Em seguida, prepare o novo vaso e deposite as esferas de argila no fundo. As esferas de argila destinam-se a absorver o excedente de água e, por conseguinte, a evitar a lixiviação. Também têm a vantagem de que o excesso de calor repentino não porá em risco a saúde da sua planta. Com efeito, o excesso de calor tem por efeito secar a terra, mas esta será progressivamente humedecida pelas bolas de argila que irão soltar a água que contêm.

Ao transplantar as plantas, não hesite em adicionar fertilizantes naturais. Estes têm por efeito enriquecer a terra e fornecer todos os microelementos necessários ao crescimento das plantas de interior. A adição de húmus permite igualmente reduzir a carência de azoto. Muito rapidamente, verá que as folhas jovens crescem em suas plantas de interior.

Quanto às árvores e arbustos que se encontram no exterior, não deveriam normalmente conhecer os mesmos problemas de rega. Normalmente, a falta de água é compensada pelo crescimento das raízes, que se afundam cada vez mais profundamente para procurar água no fundo da terra. Acima de tudo, não se esqueça de que, no Outono, é normal que as árvores fiquem amareladas quando se trata de plantas caducas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top