Inundações, canícula, seca…a paciência dos amantes de plantas às vezes é colocada à prova quando o verão chega. Para que os nossos maciços e jardins ornamentais suportem os caprichos climáticos, convém instalar plantas resistentes, adaptadas ao seu solo. Hoje oferecemos-lhe uma seleção de plantas resistentes que resistem a tudo, praticamente!

A Eufórbia

Se as eufórbias estão muito presentes nos nossos jardins, não é só pela simplicidade do seu cultivo, mas também pela sua robustez. Instaladas na primavera ou no final do verão, essas perenes suportam de fato os golpes de calor e de frio, aguentando até -15°C. As eufórbias apreciam uma terra leve e bem drenada e se dispõem facilmente nas bordas, em maciços ou em um jardim ornamental. Distinguem-se por pequenas flores cercadas por brácteas coloridas. Tenha cuidado no entanto em caso de ingestão, pois esta planta é tóxica.

O alecrim

Embora o alecrim seja mais comumente usado como uma planta aromática, ele também é muito decorativo. Suas pequenas flores com tons de azul e folhagem prateada trazem sua nota de verão em uma borda de jardim, próximo às pedras, ou , é claro, em uma horta. Plantado na primavera em solo seco e arenoso, o alecrim resiste tanto à seca como à baixas temperaturas, até -21°C. Simples de cuidar em solo pobre, tem outra vantagem: a de ser uma planta com flores melíferas, ou seja, que fornecem néctar para as abelhas.

A campânula

Possui um lugar esquecido em seu jardim, onde nada cresce? Então, talvez seja o lugar de plantar uma campânula. Muito fácil de cultivar, esta planta perene, anual ou bienal de acordo com as variedades, destaca-se por um crescimento muito rápido e uma floração exemplar. Gosta de um solo leve e húmido. A campânula pode ser colocada na primavera como no outono em um maciço, em uma borda de jardim, entre pedras, ou mesmo em uma parede, como planta mural. Apreciada pelo seu aspeto selvagem, esta planta suporta tanto altas como baixas temperaturas, até -20°C.

A Sálvia

Ela combina com todos os molhos! Alguns preferem a escarlate ou a coccinea; outros gostam da sálvia siberiana. Seja qual for a variedade, esta planta perene é muito simples de cultivar e suporta a seca com mais eficiência do que a geada. Implementada na primavera em qualquer tipo de solo, sua floração em espigas em grandes panículas eretas evoca a lavanda. A sálvia está disponível em várias cores e pode ser apreciada tanto em uma rocha como em um maciço ou em um jardim de cascalho.

crisantemos-brancos-em-jardim

O crisântemo

Os mais conhecidos são os crisântemos dos pântanos, de Mykonos e do Japão. Muito comuns em nossos jardins, essas perenes devem sua popularidade à sua robustez, bem como à sua simplicidade de manutenção. Entre uma infinidade de variedades, o crisântemo dos jardins é certamente o que melhor suporta os caprichos do tempo, adaptando-se a qualquer tipo de solo. Cultivado na primavera, seu crescimento é rápido e sua floração amarela evocando a margarida é muito generosa. Suas flores e folhas são comestíveis.

A ancólia

Aqui está uma que não deixa indiferente, com sua folhagem diferente e suas flores solitárias de cores incríveis. A bela ancólia, que se impõe ao jardim sem nunca se tornar invasiva, adquire logicamente o seu lugar na categoria das plantas resistentes, que suportam tanto o calor como o frio até -20°C. Cultivada na primavera ou no início do ano, a ancólia aprecia os solos leves, húmidos e bem drenados. Ela floresce em um jardim maciço ou entre rochas, mas também é admirada na natureza em prados floridos.

O sabugueiro

Apreciado por sua robustez, o sabugueiro é um arbusto muito generoso. Após uma floração abundante de cor creme, a planta oferece frutos na forma de cachos de bagas redondas com tons mais escuros. Além disso, as flores e frutas são comestíveis. O sabugueiro requer pouca manutenção e cresce independentemente do solo e da exposição. Se está a procura de plantas de exterior resistentes ao frio, esta suporta temperaturas até -28°C. Cultivado no outono ou na primavera, pode ser isolado, plantado em um aterro ou integrado a um grupo de árvores.

rosas-multicoloridas

A roseira

Pode não ser a mais robusta, mas continua a ser a rainha indiscutível dos nossos jardins e, portanto, merece o seu lugar nesta selecção. Se todas as variedades são resistentes ao frio até -28°C, há uma que também suporta ondas de calor e seca: a rosa trepadeira. Se busca plantas e flores do verão que gostam de sol, esta é a variedade de rosa ideal. Cultivada durante todo o ano (exceto períodos de geada), em solo rico, bem drenado e protegido do vento, a rosa pode oferecer floração quase anual. Este tipo de roseira suporta facilmente a treliça, mas dificilmente tolera o cultivo em vasos.

O Ligustro 

Se o ligustro tem sido usado para proteger e delimitar campos e jardins, é porque seu crescimento é rápido e sua folhagem forma uma tela ideal. Estabelecido na primavera ou no outono em solo bem drenado, o arbusto mostra uma resistência real ao frio (até -28°C), ao calor, mas também à poluição. Ou seja, merece estar na lista de plantas que resistem a tudo!
Sua floração se distingue por uma infinidade de pequenas flores brancas que dão lugar a pequenas bagas pretas. Em alguns jardins, pode-se admirá-lo isolado. O ligustro atrai facilmente as aves.

A Lavatera

Na planta florida ou no arbusto, a lavanda distingue-se por um crescimento extremamente rápido e adapta-se a qualquer tipo de solo, embora tenha preferência por um solo bem drenado. Cultivada na primavera, a lavatera oferece uma floração muito elegante, branca, rosa ou roxa. Os floristas gostam de integrá-la em arranjos florais. A planta suporta calor e frio até -15°C, mas sua vida útil é limitada a, no máximo, 5 anos. Por outro lado, o seu corte é muito simples de fazer.

Aproveite estas plantas resistentes para enfeitar aquele cantinho esquecido do seu jardim!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top