- Aniversário
- Condolências
- Condolências
- Ocasiões
- Flores
- Rosas
- Plantas
A decoração natalícia depende do gosto de cada um. Mas é certo que em Portugal há alguns padrões comuns que se repetem na ornamentação e costumes: a árvores de Natal, a Ceia de Natal, o famoso bacalhau, a abertura dos presentes à meia noite, entre outros. Mas o Natal não se celebra todo da mesma forma em todos os países. Na Interflora falamos-te das flores e plantas de Natal que são protagonistas noutros países. Também lhe contamos algumas tradições curiosas que se vivem fora de Portugal no Natal. Ficarás surpreendido com alguns dos costumes e comidas tópicas. Muitas formas de celebrar o Natal, tantas quantas pessoas há no mundo
Estados Unidos: o azevinho, também conhecido como mistletoe, é colocado no vão da porta de entrada da sala de estar. Se duas pessos se encontram debaixo do azevinho, devem dar um beijo e pegar numa fruta. Isto significa amizade longa, fertilidade e boa sorte.
Nova Zelândia: costumam decorar com Nandina domestica ou bambu sagrado. É uma planta pouco conhecida mas muito apreciada pela sua beleza e muito fácil de cuidar. É ideal para decorar centros de mesa graças à sua tonalidade avermelhada, cor típica desta altura do ano.
Japão: gostam de decorar com Nandina domestica ou bambu sagrado. É uma planta pouco conhecida mas muito apreciada pela sua beleza e muito fácil de cuidar. É ideal para decorar peças centrais graças à sua cor avermelhada, típica para esta época do ano.
Ucrânia: já imaginaste substituir as bolas, os adornos e as fitas por aranhas e teias de aranha? Na Ucrânia acreditam que decorar a árvore com aranhas e teias de aranha atrai sorte no Natal e durante todo o ano. Por isso, não te assustes se viajares para a Ucrânia na próxima quadra natalícia.
México: como já sabes, a flor de Natal, ou Poinsettia, é originária do México. Por isso é muito comum que esta faça parte da decoração dos presépios. Em Portugal é comum sair à rua para apanhar musgo. No México não há presépio sem flor de Natal.
A comida não falta nas celebrações natalícias. E o Natal francês não é uma exceção. A decoração da mesa é presidida pelo bûche de Noël, um bolo em forma de tronco, coberto de chocolate e recheio de trufa ou creme.
Em Itália também gostam de decorar a mesa no Natal. Neste caso, o doce protagonista é o panettone (um colo com passas e cascas de fruta) ou o pandoro, uma sobremesa com uma capa fina de açúcar de confeiteiro.
Da mesa aos costumes curiosos. Vamos até à Noruega, onde celebram o Natal com vassouras. Segundo a tradição, nos dias que antecedem o Natal, os espíritos vagueiam pelo mundo. Os noruegueses, para proteger as suas casas destes espíritos, escondem as suas vassouras na Noite de Natal antes de ir dormir. Assim, os espíritos não as levam.
A nossa viagem em busca de tradições curiosas de Natal termina no Japão, onde preferem celebrar mais o Ano Novo que o Natal. Em inícios de dezembro dedicam-se a limpar tudo, inclusive a renovar o guarda-roupa. No último dia do ano, conhecido como Omisokan , costumam comer em família as tradicionais taças de massa, símbolo de longevidde. A celebração nipónica estende-se até 4 de janeiro.