.

Etiqueta floral para ocasiões

"Cada flor que floresce lembra-nos que o mundo ainda não está cansado de cor". (Fabrizio Caramagna)

Tudo muda, regenera, renova-se, mas as flores permanecem sempre os protagonistas indiscutíveis de cada época.

No passado, houve quem as usasse para embelezar a roupa, quem fizesse tecidos bonitos a partir delas, criasse perfumes ou as usasse para expressar os seus sentimentos.

Com o tempo, a presença preponderante de flores na vida das pessoas fez com que as pessoas começassem a associar as diferentes variedades de flores a episódios específicos, tradições, tornando-se mesmo protagonistas de lendas locais, transmitidas ao longo dos anos.

Isto provavelmente contribuiu para o nascimento daquilo a que agora chamamos a Etiqueta da Flor, associando adequadamente uma flor com um significado específico e, portanto, uma ocasião perfeita para a qual ela pode ser dada como um presente.

A capacidade de transmitir uma determinada mensagem é, portanto, o que todas as variedades de flores têm em comum. Mas o que acontece se a mensagem errada for transmitida?
Este guia para a escolha de flores vai ajudar-te a evitar alguns erros florais, ajudando-te a escolher a flor e o ramo certos para a ocasião e a emoção que desejas transmitir.

Mas vamos começar com algumas regras básicas:

  • Não entregar flores à mão, a delicadeza é uma das principais características das flores e as mãos inexperientes esmagam-nas facilmente, pelo que é sempre melhor confiar em especialistas na matéria.

  • Não se esqueça de juntar um cartão, um pequeno pensamento preto sobre branco torna o presente ainda mais pessoal e é muito mais apreciado pelo destinatário. Se teme a caligrafia, bem, não o faça. A Interflora escreve-o por ti!

  • Não tragas flores quando fores convidado para um almoço ou jantar, mas prefire entregá-las no dia anterior ou posterior como agradecimento para não criar o fardo de o proprietário encontrar um vaso e lugar enquanto houver convidados.

  • Agora estás pronto para encontrar a flor perfeita para a sua ocasião, clique na ocasião e encontrará todas as sugestões e inspiração de que necessita! 😊

Flores para aniversários

Dar um ramo de flores no dia do aniversário ou do nome de um ente querido é um gesto pequeno mas impressionante. Nestas ocasiões, não é necessário prestar atenção à cor ou às espécies de flores e plantas - desde que não conheçamos a flor ou cor favorita do aniversariante - mas sim à apresentação, que deve ser impressionante.

Uma ideia original é combinar o ramo com um presente: as combinações são muitas e podem variar desde a gastronomia até um presente concebido especialmente para ela ou para ele. Também muito populares (e adequados para todos) são os ramos mistos de flores em várias cores.

Flores para a tua cara metade

Rainhas entre as flores, as Rosas são as grandes protagonistas de ramos românticos concebidos para surpreender quem amas e conquistá-la. Oferecer Rosas vermelhas transmite amor e paixão que atinge diretamente o coração.

Noivado

Para tornar o noivado num momento especial, o costume de dar flores à cara metade pode, sem dúvida, ser reavivado. Não há regras precisas a este respeito, basta escolher flores em cores suaves e delicadas: rosas ou rosas brancas, peónias cor de rosa ou violetas. É também apreciado dar à futura sogra um presente floral como um gesto de afecto.

Casamento

Sempre presentes em grandes histórias de amor, as flores são as únicas "jóias" permitidas pela etiqueta no dia do casamento.

Pode-se escolher flores vistosas e importantes em cores claras, brancas ou rosa, para decorar a casa para o dia ou uma planta elegante. Qualquer composição de flores frescas ou uma planta serve, para lhes desejar um futuro feliz juntos.

Para o dia do casamento, o bouquet da noiva é também de primordial importância. O seu significado simbólico é famoso: de facto, no final da cerimónia, será atirado entre os convidados não casados e quem quer que o receba, a tradição dita que eles se casarão dentro de um ano. A etiqueta dita que deve ser comprada pelo noivo e entregue à noiva na manhã do casamento. Entre as flores mais populares encontram-se flores de laranjeira, símbolo de fertilidade e cada vez mais popular entre os ramos de flores. É muitas vezes habitual substituí-las por algumas gotas da sua essência no cabelo da noiva. Outras flores populares incluem Jasmim, Rosas brancas,e Lírios.

Bodas de prata ou ouro

Qualquer tipo de flores, em cores diferentes, é adequado para esta ocasião; o importante é que o ramo seja embalado com uma fita cor de prata ou com uma fita dourada para comemorar alegremente um aniversário importante.

Aniversários

Para todos os aniversários, incluindo aniversários de casamento, a flor mais adequada é certamente a rosa, independentemente do tipo, espécie ou cor.

Nascimento

Para o nascimento de um bebé, é um gesto de boas-vindas enviar flores à mãe, para celebrar este momento de alegria com ela. Para o ramo, é uma boa ideia escolher flores que não tenham um perfume forte e intenso e cores delicadas, tais como Rosas ou Túlipas. Para uma ideia original, também se pode combinar o ramo com um pequeno presente para o bebé, como um brinquedo fofo ou uma moldura para a lembrar dos seus primeiros dias.

Batizado

Como agradecimento pelo convite recebido, podem ser enviadas flores aos pais do bebé. A tradição dita que as flores devem ser brancas, embora hoje em dia seja um tributo bem-vindo celebrar com um ramo de flores.

Comunhão e Confirmação

Quando a criança que celebra a Comunhão tem 8 a 12 anos de idade, é uma otima ideia oferecer um presente floral acompanhado de um presente dedicado a ela. As flores, contudo, devem necessariamente ser brancas: podes escolher entre Lírios, ou Rosas.

Graduação

Por ocasião da graduação, é uma obrigação real dar flores ao graduado. Para este importante evento, recomendam-se flores sumptuosas e alegres, possivelmente misturadas com alguns ramos de louro. Actualmente, as grinaldas de loureiro são muito populares, mas também flores vermelhas.

Numa despedida

Para tornar uma partida menos difícil ou para desejar uma viagem importante, a etiqueta sugere o envio de uma pequena homenagem floral em cores suaves e delicadas acompanhada de um presente que pode facilmente levar na sua mala como companheiro de viagem.

De volta a casa

Qualquer pessoa ficará encantada por encontrar um quarto animado por flores, de qualquer tipo, quando regressar a casa após uma curta ou longa viagem. É bom acompanhar as flores com uma nota para cumprimentar os que regressam com palavras doces.

Hospitalidade

É um dever agradecer àqueles que ofereceram hospitalidade, enviando flores ou uma planta, imediatamente após a tua partida. Isto evita que a anfitriã tenha de se entregar a um agradecimento embaraçoso.

Agradecimento

Quando se recebe um favor, as flores são um tributo obrigatório. É de facto um gesto de boas-vindas e muito apreciado dar um bonito ramo de flores, uma planta ou um presente acompanhado de um tributo floral como sinal de gratidão e agradecimento.

Almoço

Não é obrigatório aparecer à hora do almoço com um ramo de flores na mão, como é frequentemente o caso. Pode, no entanto, enviar flores antes do almoço para que possam formar uma decoração para o centro da mesa e para confirmar a tua presença. Se não tiveres tempo para o fazer, podes compensar enviando as flores no dia seguinte ao almoço, juntamente com uma nota de agradecimento.

Mudança

Em muitos lugares é uma tradição para quem chega à sua nova casa receber uma planta florida com o desejo de "dias de sorte".

Feliz recuperação

Quando um ente querido está doente, as flores coloridas e alegres são sempre bem-vindas, desde que não tenham perfume. Se a pessoa doente estiver no hospital, deve ser escolhido um ramo discreto, enquanto que se estiverem em casa, pode-se entregar um grande ramo ou uma planta florida. Quando recebe alta do hospital, é um gesto de afeto enviar flores assim que chega a casa.

Para um homem

Os homens também adoram receber flores e ser surpreendidos com um presente floral. Para um homem, é aconselhável escolher flores que não sejam demasiado frágeis, de cor brilhante (vermelho, amarelo, laranja). As Rosas são sempre apreciadas, ainda mais se forem coloridas com cores vivas. Também podes escolher uma planta, que é sempre um presente de boas-vindas, ideal para decorar escritórios e casas.

Condolências

A perda de um ente querido é um momento triste e doloroso. Para expressares as tuas condolências, podes oferecer um presente floral acompanhado por um cartão para demonstares os teus sentimetos. No dia do serviço fúnebre, é um gesto de bondade enviar uma almofada ou coroa de flores antes do início do serviço fúnebre.

Dia dos Namorados

No dia dos Namorados, as flores são uma obrigação! É de facto tradicional oferecer flores à cara metade: ideais são as Rosas vermelhas clássicas mas intemporais e sempre bem-vindas, o símbolo do amor e da paixão por excelência. E para as mulheres, um toque de originalidade: um presente inesperado para a tua cara metade!

Dia da Mulher

A mimosa no dia 8 de Março é agora uma tradição bem estabelecida. É por isso que o pensamento de um raminho de mimosa para todas as mulheres das nossas vidas é uma obrigação. Mesmo entre amigos e colegas, é um gesto simpático e sempre apreciado. E para aqueles que não gostam de celebrar o Dia da Mulher, podem escolher oferecer um pequeno ramo de flores com um toque de amarelo.

Páscoa

Todas as flores primaveris são adequadas para um ramo a ser dado nesta Páscoa: Narcisos, Jacintos, Tulipas, a escolha é decididamente vasta, o resto é deixado ao gosto pessoal. Para tornares o presente original, podes combinar o presente floral com ovos de chocolate, em homenagem à tradição.

Dia do Pai

Para o Dia do Pai, qualquer ramo de flores com cores fortes e brilhantes é um presente infalível. Também recomendamos a escolha de uma planta, como um presente apreciado e ideal para ser arranjado alegremente no escritório ou estudo.

Dia da Mãe

Qualquer ramo de flores é adequado para esta Dia da Mãe, que, no entanto, ocorrendo em Maio, não deve ficar sem pelo menos algumas rosas. É aconselhável escolher cores delicadas, por exemplo, flores em todas as tonalidades de rosa são ideais.

Dia dos Avós

Há já algum tempo que o Dia dos Avós se tornou parte das tradicionais festividades familiares, razão pela qual as flores são uma obrigação. Qualquer ramo de flores é adequado para esta ocasião e mesmo a escolha de cores está ao gosto de cada um. Mesmo uma planta é um presente de boas-vindas: um pequeno presente de que terão prazer em cuidar.

Natal

Tradicionalmente, a cor vermelha é considerada auspiciosa, mas há vários arranjos adequados para acompanhar um presente de Natal: azevinho, espigas douradas, ramos com bagas e poinsettias. No entanto, a escolha de tais espécies não é obrigatória: mesmo uma bela planta verde ou um ramo de flores frescas, desde que sejam duradouras, serão sempre muito apreciadas.

Véspera de Ano Novo

Para a noite de Ano Novo é ideal dar composições ou ramos com azevinho. O azevinho é de facto um amuleto de boa sorte e é costume na véspera de Ano Novo beijarem-se debaixo dos seus ramos para desejar um ao outro um Ano Novo bem sucedidoramos.