Origem do Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março assinala-se o Dia da Mulher. A igualdade de direitos entre homens e mulheres ainda não é uma realidade e, por isso, é necessário celebrar a coragem e determinação de todos os que nos trouxeram até aqui e de todos os que continuam a lutar para atingir o objetivo. Celebremos o Dia da Mulher com flores, porque ainda temos muito caminho pela frente…

 

Melot

Há mais de 100 anos a celebrar o Dia da Mulher

O Dia da Mulher é associado aos movimentos trabalhistas da Europa e da América do Norte, no início do século XIX. A origem do Dia da Mulher remontará a 1908, Nova Iorque, durante uma greve invulgar para aquela época, promovida por um grupo de mulheres que reclamava igualdade salarial, diminuição do horário de trabalho para 10 horas e tempo para amamentar os filhos. Dois anos depois, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Trabalhadoras, em Copenhaga, mais de 100 mulheres aprovaram declarar o dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. No entanto, a primeira celebração apenas ocorreu a 19 de março de 1911, na Alemanha, na Áustria, na Suíça e na Dinamarca. Milhões de mulheres participaram em manifestações para exigir o direito ao voto, ao trabalho e à não discriminação laboral. Alguns dias mais tarde, no dia 25 de março, 146 mulheres operárias morreram no incêndio que ocorreu na fábrica de camisas Triangle Shirtwaist em Nova Iorque. Um acontecimento trágico e comovente, associado à origem do Dia da Mulher, por ser atribuído à ausência de condições e direitos das mulheres no trabalho. Em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, a ONU reconheceu oficialmente o dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher.

 

Flores para celebrar o Dia da Mulher

Por que se celebra o Dia da Mulher? Porque ainda é necessário atingir a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Porque é necessário celebrar a coragem e determinação de todos os que nos trouxeram até aqui e de todos os que continuam a lutar para atingir o objetivo. Porque, neste dia, celebrar as Mulheres das nossas vidas é celebrar mulheres e homens, é celebrar a Vida. No dia 8 de março, celebrar e oferecer flores a uma mulher é manifestar Reconhecimento e Respeito. Originalmente, o Dia da Mulher era simbolizado por três cores: o branco, o verde e o roxo. Na linguagem das flores, as elegantes e delicadas flores brancas evocam a Pureza, a Devoção e a Compaixão. Poderosas, as flores roxas reconhecem a Serenidade, a Dignidade e o Respeito. Flores e folhas verdes evocam a Esperança. Orquídeas – símbolo de beleza, equilíbrio e elegância, rosas, cravos, margaridas, lírios e gerberas… combinam as suas cores e fragrâncias em ramos, cestos e outras composições florais numa mensagem de profundo significado.

Descubra as Flores no Dia da Mulher, o ramo de rosas e lírios Mediterrâneo e as orquídeas Recife.

Na Interflora, celebramos com todas as mulheres. Convide as mulheres que ama a florescer!

 

Ofereça flores no Dia da Mulher e valorize a sua luta