Origem e significado da Flor de Natal, a planta mais natalícia

Pouco a pouco começamos a ver a sua cor vermelha em todo o lado. A chegada do Natal está a aproximar-se, e a flor de Natal vai ocupando o seu lugar em muitas casas e também vai fazendo parte da decoração natalícia de muitos escritórios, lugares públicos e empresas. Além de lhe contarmos alguns cuidados para desfrutar dela durante todo o ano, também lhe falamos sobre a origem desta planta de Natal e desvendamos-lhe que significado tem a Poinsettia. É bastante interessante conhecer mais detalhes da flor de Natal, uma planta que nos acompanha a cada Natal. Viva esta temporada festiva com a Interflora e ofereça a planta mais natalícia, a Poinsettia.

A flor de Natal, de origem mexicana, que dá cor ao Natal

A flor de Natal, de origem mexicana, que dá cor ao Natal

A história da flor de Natal está ligada à história do seu país de origem, o México. Já no século XVI, alguns frades missionários que se encontravam em missão de evangelização no país utilizavam-na como decoração floral no Natal. Ao tratar-se de uma planta que floresce nos meses de dezembro e janeiro, tem vindo a servir de adereço floral nas festas natalícias. Na sua origem eram um símbolo de pureza, conhecido pelos seus benefícios medicinais. Além disso, associava-se a cor vermelha da poinsettia ao vermelho do sangue e do sofrimento dos sacrifícios, especialmente por volta do século XVI na cultura asteca. Atualmente, esta planta é apenas utilizada para fins de decoração com a chegada das celebrações natalícias.

Embora o seu nome científico seja euphorbia pulcherrima, o seu nome é mais conhecido por poinsettia, denominação que recebeu do botânico Joel Roberts Poinsett, que deu início à moda desta espécie como planta de Natal e que a deu a conhecer a todo o mundo. Poinsett foi o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México entre os anos 1825 e 1829, e começou a oferecê-la aos seus amigos na sua época de floração, o Natal. Poinsett faleceu a 12 de dezembro de 1851; data que, anos mais tarde, foi reconhecida nos EUA como o Dia da Poinsettia, em homenagem e comemoração do seu máximo embaixador, Poinsett.

Significado oferecer a poinsettia e a boa sorte

Em Portugal já se converteu num costume pré-natalício oferecer uma flor de Natal a quem nos é mais querido. Este hábito, que se estendeu a muitas famílias, marca o início do Natal, por um lado, e por outro é o símbolo de desejos de boa sorte. Tal como fazia Poinsett, oferecer uma flor de Natal a alguém que gosta significa desejar-lhe boa sorte e prosperidade. Amigos e familiares podem ser destinatários deste presente tão colorido, mas também pode tratar-se de um presente da empresa muito original neste Natal.

Surpreenda quem quiser com este duo de poinsettias, um presente espetacular que se destacará nestas festas, nesse cantinho tão especial da sua casa. Na Interflora somos especialistas dar cor em forma de flor aos grandes momentos da sua vida e à dos seus. O Natal é apenas um deles.

Significado oferecer a poinsettia e a boa sorte
Especial de Natal

Flores e Centros de Presentes no Natal